segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Alpha Testes: Fiat deixa o Uno Way 1.3 2017 muito sofisticado




Versão tem preço a partir de R$48.590,00 e vem bem completo

Há mais de 30 anos o Uno é fabricado pela Fiat aqui no Brasil. Para quem lembra dos primeiros modelos da década de 1980, fica surpreso com o que vai encontrar na versão Way 1.3 2017. A versão conta com uma profunda renovação tecnológica, que passa pela adoção do motor FIREFLY de 1.3 litro e quatro cilindros – que oferecem maior torque aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões.


A versão que avaliamos conta com direção elétrica com função City como item de série, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR , partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes, Start&Stop e câmbio Dualogic.

Externamente o Fiat Uno Way 1.3 2017 conta com novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve. O interior foi totalmente remodelado e recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift.

Além da versão avaliada, a gama se completa com outras cinco versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Way 1.3 Flex, Sporting 1.3 Flex e Sporting 1.3 Flex Dualogic.


Motor

O motor do Fiat Uno Way 1.3 2017 chega a 101 cavalos e 13,7 kgf.m quando abastecido com gasolina e 109 cavalos e 14,2 kgf.m quando abastecido com etanol. Os números mostram que o motor é imbatível no torque em baixas rotações – o que permite que o motor trabalhe em giro reduzido, assegurando maior economia de combustível, menores níveis de emissões, maior silêncio a bordo e condução mais prazerosa.


Conforto

O Fiat Uno Way 1.3 2017 traz de série direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto ao motorista. É equipado também com a função City: ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento.

Outra vantagem do sistema de direção com assistência elétrica está no baixo consumo energético, correspondendo a aproximadamente 8% do consumo de um sistema de assistência hidráulica. Essa maior eficiência resulta também na redução de consumo de combustível.

No pacote tecnológico de série do Fiat Uno Way 1.3 2017 também conta o sistema de partida assistida, que aumenta a segurança e proporciona mais conforto ao condutor. Basta o motorista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o motor funcione. Há ainda a função Tip Start, que evita partidas que possam danificar o veículo, como, por exemplo, tracionar o veículo no motor de partida.

Os recursos tecnológicos de segurança do Fiat Uno Way 1.3 2017 também agradam. Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer ao modelo várias novas importantes funções para aumentar a segurança dos ocupantes. São elas:

- ESC (Electronic Stability Control - Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque-motor para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.

- TC (Traction Control - Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.

- Hill Holder: Ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.

- ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.

- HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.

- ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.


Start&Stop com alternador inteligente de série 

O sistema Start&Stop, que tem como objetivo a economia de combustível - podendo representar mais de 20% - e a redução dos gases poluentes como CO2, passa a equipar agora de série o Fiat Uno Way 1.3 2017.

O quadro de instrumentos traz itens para ajudar o motorista na condução do veículo e utilização do sistema. Além disso, sensores auxiliam no bom funcionamento e na segurança, como o sensor no câmbio para reconhecimento da posição N e o sensor de cinto de segurança do motorista para garantir que a repartida só será feita com ele afivelado. Caso o cliente não deseja que o Start&Stop entre em ação, o painel do carro possui um botão para desabilitar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!