sexta-feira, 16 de junho de 2017

Coluna "Mecânica Online": Conheça a eROT




A suspensão revolucionária da Audi que transforma buracos em energia

Tarcisio Dias*

Existem algumas tecnologias que são direcionadas para determinados mercados, como foi o caso do sistema bicombustível de utilizar gasolina e etanol no Brasil. Sua aplicação aproveitou a capacidade de utilizar o nosso combustível renovável.

Mas parece que a Audi está desenvolvendo mais uma que tem tudo para fazer sucesso em nossa região. O motivo é simples: a péssima qualidade de nossas vias resulta no melhor aproveitamento do sistema a ser explorado.

Já imaginou que seu carro ao passar por um buraco poderia aproveitar a energia cinética gerada pelos movimentos dos amortecedores? Sim! Cada buraco, cada colisão, cada curva é capaz de produzir energia cinética no automóvel. Atualmente essa energia absorvida pelos amortecedores hidráulicos é perdida na forma de calor.

O sistema chamado de eROT – electromechanical rotary damper - fortalece ainda mais a mobilidade futura que tem na recuperação da energia seu principal atrativo. Os amortecedores rotativos eletromecânicos substituem os amortecedores hidráulicos usados ​​hoje para um passeio ainda mais confortável.

"Com o novo sistema de amortecedor eletromecânico no sistema elétrico de 48 volts, colocamos essa energia para uso. Ele também apresenta a nós e a nossos clientes possibilidades inteiramente novas para ajustar a suspensão", disse Dr. Ing. Stefan Knirsch, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG.

O sistema eROT responde rapidamente e com inércia mínima. Como uma suspensão ativamente controlada, ele se adapta idealmente a irregularidades na superfície da estrada e ao estilo de condução do motorista.

Uma característica de amortecedor que é praticamente livremente definível através de software aumenta o escopo funcional. Elimina a dependência mútua dos movimentos de rebote e compressão que limitam os amortecedores hidráulicos convencionais.

Com o eROT, a Audi configura o curso de compressão para ser confortavelmente macio, sem comprometer o amortecimento quando de um choque mais elevado.

Outra vantagem do novo sistema de amortecimento é a sua geometria. Os motores elétricos dispostos horizontalmente na área do eixo traseiro substituem os amortecedores telescópicos verticais, o que permite espaço adicional no compartimento de bagagem e que também resulta numa redução de peso de até 10 kg.

O sistema eROT permite uma segunda função além da característica de amortecedor livremente programável: pode converter a energia cinética durante a compressão e transformar em eletricidade.

Para fazer isso, um braço de alavanca absorve o movimento do suporte da roda. O braço de alavanca transmite esta força através de uma série de engrenagens para um motor elétrico, que a converte em eletricidade.

A saída da energia de recuperação é de 100 a 150 watts, em média, durante os testes em estradas alemãs - a partir de 3 watts em uma rodovia recém-pavimentada a 613 watts em uma estrada secundária áspera. Já imaginou aqui no Brasil? Sob as condições de condução do cliente, isso corresponde a uma economia na emissão de CO2 de até três gramas por quilômetro (4,8 g / ml) .

A nova tecnologia eROT baseia-se em um sistema elétrico de alta voltagem de 48 volts. Conforme configurado atualmente, sua bateria de íons de lítio oferece uma capacidade de energia de 0,5 quilowatts-hora e um pico de saída de 13 quilowatts. Um conversor CC conecta o subsistema elétrico de 48 volts ao sistema elétrico primário de 12 volts, que inclui um gerador de saída de alta eficiência e alto desempenho.

Os resultados dos testes iniciais para a tecnologia eROT são promissores, portanto, o uso nos futuros modelos de produção da Audi é certamente plausível.

Um pré-requisito para isso é o sistema elétrico de 48 volts, que é um componente central da estratégia de eletrificação da Audi. Na próxima versão planejada para 2017, o sistema de 48 volts servirá como o sistema elétrico primário em um novo modelo de Audi e alimentará uma unidade híbrida leve de alto desempenho. Oferecerá potencial de economia de combustível de até 0,7 litros por 100 quilômetros.

O sistema eROT foi vencedor na categoria sobre Inovação tecnológica do ano no Vehicle Dynamics International 2017, premiação que conta com a participação do Mecânica Online® entre os jurados.

*Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.

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