Doe Teleton

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Alpha Serviços: Conheça alguns cuidados que você deve ter antes de viajar




Medidas simples antes de pegar a estrada podem evitar acidentes e garantem a diversão nas festas de fim de ano 

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos índices de acidentes no trânsito no país, o Brasil é a quarta nação com o maior índice de acidentes de trânsito. Isso significa mais de meio milhão de vítimas de acidentes de trânsito todos os anos. 

A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e a cada 12 minutos uma pessoa morre por acidentes de trânsito no País. A ONSV alerta que, se os acidentes continuarem no mesmo ritmo, em 2020 teremos 2 milhões de mortes ocasionadas pelo trânsito. 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) intensifica as ações de orientação durante esta época do ano, em que ocorre o aumento de fluxo de veículos nas rodovias. O órgão alerta que o celular só pode ser utilizado na função GPS, fixado no para-brisa ou no painel dianteiro. 

Na página da Goodyear há uma seção com dicas de manutenção e de segurança (http://goodyear.com.br/automoveis/duvidas). Confira outras recomendações: 

1 - Condições dos pneus: quando os pneus atingirem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm é necessário desconsidera-los. As consequências de não os trocar são um maior risco de estouro, instabilidade do veículo em pistas molhadas, aumento da possibilidade de derrapar e necessidade de maior espaço para frenagens. Pelos cálculos de especialistas, considerando os tempos de percepção, de reação e de parada, se um carro estiver a 80km/h em pista seca vai percorrer em média 57 metros até parar totalmente. Se os pneus não estiverem em ordem, essa distância precisa aumentar. Se o mesmo veículo estiver a 100 km/h, a distância aumenta para 83 metros. 

2 - Calibragem dos pneus: confira no manual do proprietário a calibragem correta dos pneus, que varia em cada veículo. Quando incorreta, a pressão prejudica a dirigibilidade do carro e o pneu acaba se desgastando mais rapidamente. Nunca se esqueça de conferir a calibragem dos pneus. O ideal é fazer isso a cada quinze dias e sempre antes de pegar a estrada. 

3 - Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus, melhorando a eficiência do rodar. 

4 - Verifique os níveis: Não se esqueça de checar o nível do óleo do motor, freios, direção hidráulica e também o líquido de arrefecimento do radiador. 

5 – Sinalização: Diante de um imprevisto, como um pneu furado, pane ou acidente, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a pelo menos 30 metros da traseira do veículo e, se possível, evite parar em curvas ou logo após a ela. 

6 - Mantenha distância. Em geral, é necessária uma distância maior para frear em superfícies molhadas e escorregadias, por isso é importante não ficar muito próximo dos veículos à frente. Certifique-se também de que os faróis, luzes traseiras, luzes de freio e pisca-piscas do veículo estejam funcionado bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana