Connect with us

Coluna “Mecânica Online”: Quais os melhores carros para 2018?

Published

on



Tarcisio Dias*

A resposta para essa pergunta poderia valer 1 milhão de reais. Apesar de parecer simples, direta e objetiva, a escolha dos melhores carros deve seguir diversos critérios para atender uma maior demanda de clientes e seus desejos. Talvez o melhor carro para minha utilização seja totalmente diferente da sua necessidade.

Mas acreditamos que é preciso ter um norte, saber por onde começar suas escolhas. Assim funcionam muitos dos prêmios automotivos que ganham destaques ao final do ano.

Tem a satisfação de participar dos prêmios AutoEsporte – Melhores motores, Top Car TV, Imprensa Automotiva – ABIAUTO e Os Escolhidos. O que isso pode lhe ajudar?

Participar de um prêmio automotivo tem a responsabilidade de indicar a melhor escolha para o cliente. Normalmente temos um grupo de jurados, especialistas, que no decorrer do ano avaliaram os principais lançamentos automotivos e identificam seus diferenciais. Ao final do ano é o momento de definirmos os melhores em diversas categorias, conforme a premiação.

Vamos então conhecer quais são os melhores veículos para 2018!

AutoEsporte

Na premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, avalio os motores. O Motor do Ano abaixo de 2.0 litros é o 1.5 Dragon, que equipa o Ford EcoSport. Os finalistas da categoria eram: Ford 1.5 Dragon (do EcoSport); Renault 1.0 SCE (que equipa o Logan, Sandero e Kwid); e Suzuki 1.4 BoosterJet (do S-Cross e Vitara).

O motor campeão é de 1.5 litro e três cilindros. Totalmente novo, produz 137 cavalos de potência a 6.500 rpm e 16,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. A vitória vem dos bons números atingidos pelo projeto, que dispensa injeção direta de combustível para reduzir os custos de produção, embora uma versão com a tecnologia não esteja descartada para o futuro.

O motor 2.0 Ecotec que equipa o Chevrolet Equinox levou o prêmio de melhor Motor 2.0 ou maior. São 262 cavalos e 37 kgfm de torque, capazes de levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

Como cerca de 90% do pico de torque disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

O grande vencedor da premiação promovida Auto Esporte em 2017 foi o Volkswagen Polo, eleito Carro do Ano 2018. Na categoria Carro Premium do Ano o vencedor foi o Audi A5, enquanto o BMW Série 5 levou o prêmio na categoria Carro Superpremium do Ano. Já a Nissan Frontier – único lançamento no ano em seu segmento, por isso não teve concorrentes, foi eleita a Picape do Ano.

ABIAUTO

Em sua 19ª edição, o Prêmio Imprensa Automotiva, promovido pela ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, também faz parte do seleto grupo de prêmios que possui uma história consagrada no setor automotivo brasileiro.

Antes do anúncio dos vencedores da edição 2017, a ABIAUTO promoveu duas importantes homenagens: a primeira foi para o colega Douglas Mendonça, destaque na Imprensa Automobilística, que passou por diversos órgãos de Imprensa e hoje atua na revista Motor Show.

A segunda foi “In memoriam” para o grande artista Sid Mosca, que teve seu trabalho reconhecido na pintura de capacetes e carros de corrida das mais variadas categorias. Ele foi o autor do famoso capacete utilizado por Ayrton Senna, que apareceu com destaque em muitas poles e vitórias da Fórmula 1. Seu filho, Allan Mosca, recebeu a justa homenagem.

Veículos vencedores

Importado: Audi A5 Sportback

Picape: Nissan Frontier

SUV: Ford Ecosport

Nacional até 1200: Renault Kwid

Nacional de 1201 a 1600: Fiat Argo

Nacional cima de 1601: Audi A3 sedan

Veiculo Abiauto: Volkswagen Polo

Top Car TV

Com um grupo de jurados que são referência na audiência em vídeo, quer seja na televisão ou através da internet, o prêmio Top Car TV reuniu os principais personagens do setor automotivo, de motocicletas e também de caminhão, para conhecer os vencedores entre os melhores carros (Top Car TV), motocicletas (Top Moto) e caminhões (Top Truck). Em nossa coluna vamos destacar os vencedores entre os automóveis.

Vencedores – PRÊMIO TOP CAR TV 2017

Melhor Performance Empresarial (Melhor Montadora)
Toyota do Brasil

Melhor Executivo de Montadora
Steve St. Angelo, Presidente da Toyota

Melhor Comercial de TV Produto
Renault Kwid – Incrível Hulk

Melhor Inovação Tecnológica Automotiva
Toyota – Sistema Híbrido Toyota – Prius

Melhor Picape do Ano
Toyota Hilux Challenge

Melhor Utilitário Esportivo até R$100.999,00
Ford Ecosport 2.0 Titanium

Melhor Utilitário Esportivo acima de R$101.000,00
Audi Q5

Melhor Carro Importado
Audi A5 Sportback

Melhor Carro Nacional até R$60.999,00
Fiat Argo

Melhor Carro Nacional acima de R$61.000,00
Volkswagen Polo Highline 200 Tsi

Carro Top Car TV 2017
Renault Kwid

Já temos na mesa os indicados como os melhores veículos lançados em 2017 para o mercado em 2018. Analisando mais diretamente os quatro prêmios que participo, temos os seguintes veículos com mais indicações:

Audi A5 3

Fiat Argo 3

Ford EcoSport 3

Nissan Frontier 3

Renault Kwid 3

Volkswagen Polo 3

Com certeza o leitor tem agora um ponto de partida para começar a escolha do seu novo veículo em 2018. Parabenizo todos os mecânicos pelo seu dia: 20 de dezembro! Aproveito também para desejar um ótimo natal para você e sua família. Dia 30 tem a última coluna de 2017 com um resumo dos principais lançamentos no ano.

*Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

Notícias

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

Published

on

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

Os sete novos executivos da Volvo Cars também têm a missão de lançar o EX30 no País

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A mudança é reflexo do anúncio feito ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA – GGlobal Importers + Latin America, sob a gestão de Luis Rezende.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio.

Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Advertisement

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas).

Eles se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Mais sobre os novos executivos

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

Advertisement

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo Cars em janeiro de 2024;

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo Cars em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Advertisement

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo Cars desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para um importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

Continue Reading

Esportes

Ingo Hoffman ministra o BMW Driver Training 2024

Published

on

BMW Driver Training

O BMW Driver Training já tem programação definida para 2024 e está com vagas abertas. O curso tem foco em habilidades, segurança de direção e esportividade, e será ministrado por Ingo Hoffman, piloto oficial da BMW e maior campeão da Stock Car.

Atividades do BMW Driver Training ocorrerão no Circuito Panamericano e no Autódromo do Velocitta

Neste ano, o BMW Driver Training contará com duas opções de treinamento: Módulo Experience – programa com veículos da frota BMW, e Módulo Performance – veículo BMW do próprio cliente. Ele acontecerá em duas localidades, no Circuito Panamericano e no Autódromo da Velocitta, ambos no interior de São Paulo.

Aplicado por pilotos profissionais e especialistas em segurança e performance, o treinamento proporciona aos participantes o aprimoramento de seus conhecimentos ao volante em diferentes situações de pistas e no trânsito, orientando ao motorista a prever, analisar e reagir a possíveis cenários de risco, além de melhorar tempos em pista.

Realizado desde 1999 no Brasil, o BMW Driver Training acontecerá nos dias 03 e 04 de maio, 21 e 22 de junho no Circuito Panamericano, com o Módulo Experience. E nos dias 09 e 10 de agosto, e 27 e 28 de setembro, no Autódromo Velocitta com o Módulo Experience e Módulo Performance. O curso tem duração de um dia e é limitado a 20 participantes, divididos em duas turmas de 10 alunos.

Para inscrição e informações sobre atividades e compra de ingressos, acesse o site https://www.minhasinscricoes.com.br/Evento/BMWDriverTraining.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Saiba o que é verdade ou mito no mundo dos pneus

Published

on

Quantas vezes você já ficou na dúvida se é verdade ou mito uma informação que te passaram sobre o mundo dos pneus, sejam eles automotivos ou de motocicletas? Em meio a uma enxurrada de informações conflitantes, desvendamos com a ajuda da Pirelli as principais “mentiras que te contam” sobre pneus.

Com a Pirelli preparamos uma seleção sobre o mundo dos pneus para educar os consumidores sobre a importância de uma escolha consciente

“Queremos capacitar os motoristas a distinguir entre mitos e realidades quando se trata de pneus, sempre alertando sobre possíveis problemas e trazendo a segurança na hora de dirigir em primeiro lugar”, afirma Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.

Confira abaixo os mitos e verdade do mundo dos pneus:

“Pneus carecas têm maior aderência”

Contrariando essa crença, oriunda principalmente do automobilismo, onde os pneus slicks são utilizados, pneus desgastados comprometem significativamente a aderência, especialmente em condições de estrada molhada. Pneus com sulcos profundos são essenciais para manter a tração e a segurança.

Advertisement

“Pneus têm prazo de validade”

Na verdade, os pneus não têm um prazo de validade definido. A vida útil de um pneu é determinada por vários fatores, incluindo condições de armazenamento, uso e desgaste. Uma inspeção regular e cuidados adequados podem prolongar a vida útil do pneu indefinidamente.

“Posso consertar meu pneu com macarrão”

Essa é uma prática comum em oficinas, mas não é a recomendável. Esse tipo de conserto tem grandes chances de volta a vazar ar quando você menos espera – e isso pode comprometer a segurança, forçando a estrutura do pneu que pode até provocar um estouro.

A manutenção regular dos pneus e da suspensão é essencial para garantir a segurança e o desempenho do veículo

“Tenho que colocar pneus novos na frente”

Advertisement

Contrariando esse mito, recomenda-se que os pneus novos sejam sempre instalados no eixo traseiro. Isso ajuda a manter a estabilidade e o controle do veículo, especialmente em condições de chuva ou aquaplanagem. E deve-se, sempre, ao menos, trocar dois pneus de cada vez, não somente um.

“Eu verifico o estado do meu pneu e da suspensão só olhando”

A manutenção regular dos pneus e da suspensão é essencial para garantir a segurança e o desempenho do veículo. Destacamos a importância de verificar a pressão dos pneus – mesmo que não pareça precisar -, o desgaste dos mesmos e a integridade dos componentes de suspensão regularmente, sempre fazendo rodízio, balanceamento e alinhamento em uma oficina de confiança.

“O modo como dirijo não afeta o rendimento quilométrico do meu pneu”

Pelo contrário. Um estilo de direção agressivo pode desgastar prematuramente os pneus, reduzindo sua vida útil. Uma condução suave e atenta pode ajudar a maximizar o rendimento quilométrico dos pneus.

Advertisement

“Pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista”

Na verdade, a calibragem correta dos pneus é determinada pelas especificações do fabricante do veículo, não pela preferência individual do motorista. Ressaltamos a importância de seguir essas recomendações para garantir a segurança e o desempenho ideais do pneu.

“Pneus com baixa resistência ao rolamento são piores em frenagens”

Contrariando essa noção, pneus com baixa resistência ao rolamento não interferem nas distâncias de frenagens. Toda essa tecnologia que colocamos nos pneus para que eles tenham menor resistência ao rolamento não tem, necessariamente, relação com a capacidade de frenagem.

“Posso colocar qualquer tipo de pneu no meu carro, desde que caiba”

Advertisement

Alertamos que os pneus devem ser escolhidos de acordo com as especificações do veículo e as condições de uso. Colocar pneus inadequados pode comprometer a segurança e o desempenho do veículo.

Continue Reading

Trending

Copyright © desde 2013 Alpha Autos