sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Alpha Notícias: As vantagens e desvantagens dos carros a diesel




No Brasil, a maioria são esportivos de luxo

Texto: FBS
Foto: Reprodução/Toyota

Esta grande polêmica da liberação de carros movidos a diesel já ronda o Brasil desde meados da década de 70, quando apenas carros com capacidade de carga de mais de 1 tonelada podem ser fabricados com estes motores. Sejam carros usados ou novos, os movidos a diesel ainda são a preferência daqueles consumidores que buscam esportividade e economia. 

Depois da crise do petróleo, quando a gasolina passou a ficar cada vez mais cara, as montadoras brasileiras decidiram investir na produção dos carros flex, e como uma opção mais cara, mas mais econômica, voltaram as produções de carros movidos a diesel. Mas, ainda para carros grandes que são capazes de transportar muito peso, como as caminhonetes, os utilitários e os carros esportivos de luxo tipo SUV.

O que mais chama a atenção sobre a produção de carros a diesel é que somente o Brasil tem restrições para o uso deste tipo de combustível. Nos outros países carros de pequeno porte também são movidos a diesel o que apresenta uma grande economia para os consumidores no final do mês.

Vale a pena um carro a diesel?

Quando pensamos em comprar um carro a diesel logo nossa cabeça se enche de perguntas tão importantes. Por que comprar um carro que seja mais caro? Quais os benefícios que eu vou ter com um carro a diesel? Por que o seguro é tão mais caro? Mas vou economizar muito dinheiro no combustível? Esses questionamentos são normais, e para ajudar a entender esses pontos, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens de um carro a diesel.

o Vantagens

No Brasil, a maioria dos carros a diesel são aqueles esportivos de luxo, como a Hilux e a Amarok, por exemplo, que enchem os olhos de todo apaixonado por carro. São carros imponentes que estão preparados para encarar as estradas de chão no passeio offroad do final de semana, mas que trabalham muito bem no trânsito caótico das cidades. 

1. Economia

Incomparável a qualquer outro tipo de combustível, um carro movido a diesel tem como característica principal o baixo consumo e a potência na aceleração. No Brasil, um esportivo a diesel como a Hilux tem um consumo médio de 10km por litro do combustível, uma média acima do esperado para o mesmo modelo, com motorização a gasolina, que tem um rendimento de 3,4km por litro de combustível.

2. Durabilidade

Devido a quantidade de tecnologia desenvolvida no motor a diesel, como por exemplo, a ignição por compressão e não a vela, injeção direta e o turbo. Com estes componentes altamente tecnológicos a vida útil do motor é muito maior que de um carro movido a álcool ou gasolina. Claro, tudo vai depender da manutenção também!

3. Poluentes

Este ponto é sempre uma surpresa para todo cliente que busca seu primeiro carro a diesel. Os motores com este tipo de combustível são fabricados com a utilização de catalisadores e filtros que levam a taxa de poluentes praticamente a zero. Ou seja, em termos de poluição, independente da motorização do veículo, as taxas de poluentes são praticamente nulas.

4. Tecnologia

As tecnologias utilizadas na produção dos veículos a diesel é a mais atualizada. Para que os motores continuem cada vez mais econômicos e potentes um trabalho tecnológico constate é desenvolvido a cada novo lançamento. Aquele mito de carros a diesel soltando fumaça ficou no passado, hoje os esportivos estão cada vez menos barulhentos e sem fumaça.

o Desvantagens

Mas como tudo na vida tem os dois lados. Vamos aos pontos negativos do carro a diesel que devem ser levados em consideração ao pensar em adquirir um veículo com este tipo de combustível. Vamos aos dois pontos mais relevantes dessa lista:

1. Preço

Este talvez seja hoje o maior problema para o consumidor ao adquirir um carro, seja ele qual for o modelo, o preço. Os carros a diesel são os mais caros do mercado, em geral. Normalmente são mais robustos e dotados de mais conteúdos tecnológicos, por isso são mais caros. No mercado brasileiro, uma Amarok ou Hilux não são vendidas por menos de R$ 100 mil. Esses carros têm um mercado melhor para revenda e são mais econômicos, por isso essa diferença no valor final.

2. Barulho

Este é um fator que acompanha os carros a diesel geração após geração. As tecnologias adotadas na produção diminuíram os barulhos através do isolamento e do abafamento dos motores. Mas esta é uma característica que marca os carros esportivos, então não é considerada um problema e sim um ponto a ser conhecido pelo comprador.

Esportividade e economia

Estes são os pontos mais relevantes de um carro a diesel. Mas somados a eles, está a segurança. Um carro esportivo é mais robusto, mais alto e mais imponente quando esta trafegando pelas estradas. A visibilidade do motorista é maior em um carro alto esportivo do que em um carro hatch ou sedãn. Mas não é só isso que faz a diferença.

A tecnologia adotada para diminuir o consumo e aumentar a potência do carro faz com que o desempenho dos veículos a diesel seja muito melhor. O aumento do torque promove uma otimização nos comandos do carro gera uma segurança maior nas ultrapassagens durante a direção em estradas. Esta eficiência tecnológica reflete no design, no desempenho e no consumo do carro ao longo da direção.

Os preços dos carros a diesel

Os carros a diesel são dotados de alta tecnologia para reduzir o consumo de combustível e aumentar a potência dos motores. Isso eleva o valor final do veículo, mas somado a isso, alguns benefícios como a facilidade de revenda, a menor desvalorização e alta procura por carros usados a diesel, contribuem para a elevação do preço.

Carros utilitários e esportivos de luxo como a Amarok e a Hilux tem seus valores agregados pela confiança na marca, durabilidade do motor, economia e design. Assim, facilmente estes carros são comercializados por valores acima de R$ 130 mil em suas versões de entrada, mas este valor pode ficar ainda mais alto dependendo dos opcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!