sábado, 24 de março de 2018

Alpha Notícias: Pirelli investe na modernização das instalações no Brasil




Fábrica de Feira de Santana passa por Transformação Digital, Fabricação Inteligente e uso do Big Data para aumentar a competitividade 

A Pirelli anunciou investimentos, em linha com a estratégia do grupo, destinados à constante modernização das instalações produtivas locais, como no polo da Bahia, e para o desenvolvimento dos pneus Prestigie, New Premium, Specialties e Super Specialties, também por meio da conversão parcial da produção Standard em High Value. 


“A América Latina sempre foi uma área chave para a Pirelli. No Brasil, particularmente, possuímos uma presença quase centenária, uma notoriedade extraordinária da marca e um conhecimento do mercado que nos permite captar as tendências dos consumidores e oferecer os produtos mais adequados às suas exigências em todos os segmentos do mercado. Os investimentos anunciados hoje permitirão melhorar ainda mais os padrões de produção das fábricas locais, em linha com a estratégia global High Value da Pirelli e com a transformação digital, que é parte integrante dessa estratégia e representa hoje um elemento imprescindível de competitividade”, declarou Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO Mundial da Pirelli.

Esta conversão, que está sendo realizada no triênio 2018-2020, representará cerca de 20% da capacidade High Value da região até o final de 2020. Os investimentos de mais de 250 milhões de euros, mais de 1 bilhão de reais, nos próximos três anos na América Latina permitirão satisfazer a demanda por pneus de alto de gama, tanto dos mercados locais quanto, em particular, da área Nafta da qual o Brasil representa uma das fontes integradas de fornecimento. 

Com o crescimento de 11,1% da receita da América Latina - 915,7 milhões de euros -, atualmente a América do Sul, onde a Pirelli está presente há mais de um século e dispõe de 5 fábricas, representa cerca de 17% da receita total (o equivalente a 5,35 bilhões de euros em 2017) e uma das mais estrategicamente relevantes macrorregiões geográficas do grupo. 

A fábrica da Pirelli em Feira de Santana, no Estado da Bahia, é a unidade produtiva mais recente da Pirelli na América Latina. Construída em 1976 e ampliada em 2003 (e de propriedade da Pirelli desde 1986), a fábrica sempre usou os maquinários mais modernos e os processos mais avançados e, nos últimos anos, principalmente em 2017, transformou-se no primeiro polo tecnológico 4.0 da Pirelli na América Latina, com novos processos digitalizados e o uso de tecnologias avançadas. Do mesmo modo, as outras fábricas da região também serão progressivamente envolvidas no processo de digitalização e na modernização das instalações, alinhadas à estratégia do grupo. 

“A Pirelli inaugura uma nova fase na América Latina, com a introdução de novas tecnologias, processos e maquinário avançados, que permitirão à empresa atender à crescente demanda por produtos de elevado conteúdo tecnológico, já presente no mercado, especialmente nas montadoras já instaladas na região. Graças à transformação digital das fabricas e ao foco nos produtos de alto de gama, a Pirelli poderá reforçar, ainda mais, a própria liderança no mercado da América Latina e do Brasil, onde há anos somos considerados pelo prêmio Top of Mind como a marca mais reconhecida em todo o setor”, declarou Paul Hembery, vice-presidente sênior da Pirelli para a América Latina. 

Fazem parte do segmento High Value as seguintes categorias:

* Prestige: pneus projetados em parceria com as montadoras que fazem parte do segmento Prestige (que tradicionalmente compreende montadoras como Ferrari, Lamborghini, Maserati, Bentley, Bugatti, Rolls Royce, Porsche, Aston Martin, McLaren e Pagani), com homologação específica; 

* New Premium: pneus com medida igual ou superior a 18 polegadas, destinados principalmente, mas não exclusivamente, a veículos dos segmentos Prestige e Premium (que tradicionalmente engloba montadoras como BMW, Mercedes, Audi, Alfa Romeo, Jaguar, Land Rover, Infiniti, Lexus, Lincoln, Acura, Cadillac e Volvo). Até o fim de 2016, a Pirelli classificava os pneus com medida igual ou superior a 17 polegadas como Premium. A partir do primeiro semestre de 2017, a Pirelli redefiniu a medida dos pneus Premium para igual ou superior a 18 polegadas, consequentemente modificando a nomenclatura para New Premium; 

* Specialties e Super Specialties: pneus com alta capacidade tecnológica para qualquer tipo de carro de passeio, que correspondem as exigências de aplicação específicas (por exemplo, Runflat) ou de personalização pelo consumidor final (por exemplo, os pneus Color Edition), independentemente da medida; 

* Premium Moto: pneus para motocicletas de alta cilindrada, que asseguram uma performance superior.

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