sexta-feira, 27 de abril de 2018

Alpha Pesados: Scania apresenta o R 620 6x4 V8 de 11 eixos para 91 toneladas




Usina São Martinho já comprou 42 unidades do Super Rodotrem 

A Scania apresentou o Super Rodotrem R 620 6x4 V8 de 11 eixos para 91 toneladas, que chega para atender um novo nicho de mercado e já conquistou um dos grandes influenciadores do setor: a Usina São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do país, já comprou 42 unidades.

“A Scania se destaca por oferecer o menor custo por quilômetro rodado do mercado, economia superior dos seus veículos e o DNA para a atuação no segmento off-road. Seguimos com nossa estratégia de entender o negócio do cliente e oferecer soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis”, afirma Marco Domingues, gerente comercial de Cana e Madeira da Scania no Brasil. 

O primeiro Super Rodotrem 11 eixos

Há alguns anos, os transportadores e produtores de cana pediam um veículo que transportasse mais carga. A Scania participou desde o início das conversas de entidades do setor canavieiro. Em 2016, após compreender a demanda, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) iniciou a burocracia para autorizar a circulação. A marca foi a escolhida para um período de testes.

A resolução entrou em vigor em abril de 2017, com o nº 663/2017. Ela mudou as regras para concessão da AET (Autorização Especial de Trânsito) para CVCs (Combinações de Veículos de Carga). As alterações são para veículos com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 t, com altura máxima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros. 

O Super Rodotrem Scania R 620 6x4 pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 km de distância em cada trecho, conforme a nova legislação nº 663/2017 permite.

Mudanças personalizadas para o novo nicho

O Super Rodotrem Scania tem um desempenho eficiente também em regiões com topografia irregular, carregado total ou parcialmente. Nessas condições, o motor V8 tem facilidade para manter o bom desempenho, diminuindo o número de trocas de marchas, o tempo de viagem e o consumo de combustível. O motor V8, de 16 litros, desenvolve torque de 3.000Nm.

Um dos diferenciais do Super Rodotrem Scania é o controle de tração mais inteligente. A leitura constante da rotação das rodas efetua a devida correção quando detectada uma patinação. Dessa forma, há um controle mais suave do deslocamento e menos desgaste dos pneus. Para um desempenho ideal, o sistema de filtragem de ar do motor, específico para a aplicação fora de estrada, fica na traseira da cabine. Outra mudança está no sistema de freios, que recebeu uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição (caminhão, semirreboque e reboque) quando o freio de estacionamento for acionado. A oferta de itens de série contempla caixa totalmente automatizada Scania Opticruise, de 14 velocidades (2 superlentas), Driver Support e freio auxiliar Scania Retarder.

Serviços eficientes 

Em Serviços, a fabricante apresenta o inédito Driver Services, a nova solução de condução econômica, que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no motorista e dispõe de treinamento e coaching personalizado, que proporcionam a evolução no modo de direção. Esse serviço pode diminuir até 10% o consumo de combustível. Os visitantes poderão conhecer as vantagens dos Serviços Conectados, do Programa de Manutenção Scania (PMS) – dividido em cinco categorias que aumentam a disponibilidade da frota –, dos lubrificantes Scania, da reforma de motores e do Sistema de Troca Scania. 

Os Serviços Conectados Scania promovem uma verdadeira revolução no mercado. Esta solução inovadora ajuda o transportador a fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente dos dados do veículo. São duas opções de pacotes, o Análise, gratuito por dez anos, e o Desempenho, que por um valor competitivo permite a leitura e a identificação de dados de operação mais detalhadamente, tanto dos veículos quanto individualmente por motorista.

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