quinta-feira, 24 de maio de 2018

Alpha Notícias: Brasil conquista primeiro lugar na etapa mundial da Fórmula SAE




V8 Racing da Facens representou o país na competição internacional que reuniu 120 equipes de universitários 

A V8 Racing da Facens conquistou o primeiro lugar entre as equipes da América Latina na Fórmula SAE. A equipe correu com o F17, carro que recebeu melhorias em relação ao que já havia garantido o troféu de campeão na etapa brasileira, disputada em dezembro de 2017. 


“A permanência no topo da lista da Fórmula SAE não é uma tarefa fácil. Concorremos com muitas universidades que são reconhecidas mundialmente como grandes polos de desenvolvimento tecnológico e de engenharia motorsport. Grande parte do que conseguimos até aqui se deve ao trabalho da equipe e ao comprometimento dos envolvidos, que buscam aprimorar o carro”, diz Fernando Moura, professor orientador da equipe V8 Racing.

O resultado foi conquistado após a equipe passar por quatro dias de competição, divididos em duas etapas: a estática, quando acontece a inspeção técnica de segurança, a prova da tilt-table (mesa inclinadora para avaliar a estabilidade do carro em curvas rápidas), o teste de frenagem, em que o carro deve frear bruscamente e travar as quatro rodas, e o teste que avalia o nível de ruído do motor que não pode ultrapassar 110 decibéis. E também a etapa dinâmica, em que o carro foi para a pista e as equipes disputaram uma bateria de provas com enduro de 22 quilômetros, skid pad (circuito em "oito" que mede a aceleração lateral), arrancada e autocross. 

Segundo o professor, o destaque da competição foi o desempenho da equipe na prova dinâmica. “Nossa colocação na prova de enduro, que é a principal da competição e a que tem mais peso na pontuação final, foi muito boa. Ficamos entre os 12 melhores carros do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!