terça-feira, 15 de maio de 2018

Alpha Notícias: Volkswagen Fusca 1300 lidera veículos com placas pretas em São Paulo





Estado tem 3.241 exemplares do modelo com colecionadores 

Para um veículo ganhar a tão desejada placa preta, identificação que o eleva a um patamar de colecionador, é preciso tempo e dedicação do dono. O modelo tem que ter no mínimo 30 anos de fabricação, conservar suas características originais de produção, entre outros quesitos. 

“Esses registros revelam a atenção dos colecionadores para a preservação dos clássicos. Não se trata apenas de um título, mas uma forma continuar narrando, entre as gerações, a história dos automóveis”, completa Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Mesmo assim, não é raro encontrar algumas destas relíquias circulando por aí. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), atualmente, no Estado, são 28.782 veículos registrados, importados ou não, que compõem a lista de colecionáveis.

O Fusca comanda o catálogo dos queridinhos. Depois dele, Opala, Dodge, Puma e Brasília também compõem o top 5. De origem alemã, o Fusca, que já foi o mais vendido no mundo, mostra que seu sucesso aqui continua: no Estado de São Paulo, os colecionáveis reúnem 6.420 unidades (22% da frota de colecionáveis). Ou seja, a cada 5 placas pretas no Estado, 1 está em um Fusca. 

Entre as versões que mais possuem registros com placas pretas estão o 1300 (com 3.241 exemplares); seguido do “Fuscão” 1500 (com 1.200 registros); e o 1200, fabricado entre 1950 e 1962 (somando 996 veículos). 

Ervim Moretti, presidente do Fusca Clube do Brasil, ressalta que 35 anos é a idade média dos colecionadores, mas que o “besouro”, sem dúvidas, conquista toda a família. “Nos encontros, vemos dos avôs aos netinhos reunidos em torno da mesma paixão”, completa. 

Fechando o ranking dos 10 mais, estão os importados Cadillacs, prediletos do cantor Elvis Presley, com 355 exemplares no total. Abaixo, confira quais modelos e versões mais aparecem no sistema do Detran.SP:

TOP 10
MODELO
REGISTROS
AS VERSÕES PREFERIDAS DO MODELO (UNIDADES)
1
FUSCA
6.420
1300 (3.241 UN), 1500 (1.200 UN), 1200 (996 UN)
2
OPALA
1.316
OPALA (502 UN), COMODRO (217 UN), LUXO (198 UN)
3
DODGE
1.047
CHARGER RT (201 UN), COUPLE LUXO (122 UN), DART (112 UN)
4
PUMA
695
GTS (323 UN), GTB (173 UN), GTE (52 UN)
5
BRASILIA
544
BRASILIA (531 UN), BRASILIA LS (13 UN)
6
MAVERICK
486
GT (143 UN), MAVERICK (121 UN), SL (109 UN)
7
KOMBI
486
KOMBI (468 UN), PICK UP (8 UN), FURGAO (3 UN)
8
CORCEL
457
LUXO (160 UN), CORCEL (118 UN), IIL (70 UN)
9
KARMANN-GHIA
413
KARMANN-GHIA (346 UN), TC (42 UN), CONV (16 UN)      
10
CADILLAC
355
CADILLAC (105 UN), ELDORADO CONV (38 UN), DEVILLE CONV (28 UN)


Quero ter um veículo com a placa preta. Como faço? 

Seja por hobby ou pelo desejo de investir, é preciso ter cautela antes de sair restaurando um carro antigo. Se, por um lado, pode haver forte valorização na hora da venda, por outro, os gastos nos reparos, a depender da marca e do modelo escolhido, podem não superar a quantia empregada na negociação com um novo dono. Roberto Suga, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), alerta que “mais do que tempo e dinheiro, é necessário ter uma relação de carinho e cuidados com o veículo". 

Para ter a placa preta, o veículo deve integrar uma coleção particular ou fazer parte de uma associação de colecionadores. Primeiro, deve-se solicitar o Certificado de Originalidade em um dos clubes credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O custo do documento varia entre R$ 200 e R$ 600. 

Então, o interessado pode pedir a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) no Detran.SP, com a expressão: "Veículo de Coleção". Possíveis débitos precisam ser quitados antes deste pedido. A taxa é de R$ 285,27, caso o licenciamento do ano em curso não tenha sido feito, e R$ 197,87, caso o dono já o tenha licenciado. Informações podem ser obtidas no portal: www.detran.sp.gov.br

Por fim, é necessário solicitar o par de placas. No Estado de São Paulo, ele custa R$ 128,68. Cabe ressaltar que o veículo com mais de 20 anos de fabricação não paga o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), mas deve ser licenciado todo ano.

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