Doe Teleton

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Alpha Notícias: Aliança Renault - Nissan - Mitsubishi aumenta sinergias anuais




As três montadoras formam a maior aliança da indústria automobilística mundial

A Aliança Renault – Nissan – Mitsubishi anunciou um aumento de 14% em sinergias anuais, 5 bilhões de euros obtidos em 2016 para 5,7 bilhões de euros através de um aumento na redução de custos, receitas incrementais e custos evitados.

“A Aliança tem um impacto direto e positivo no crescimento e na lucratividade de cada empresa-membro. Em 2017, a Aliança turbinou a performance de todas as três montadoras, inclusive da Mitsubishi Motors, que completou seu primeiro ano como membro da Aliança, com ganhos em termos de sinergias”, comentou Carlos Ghosn, Chairman e CEO da Renault-Nissan-Mitsubishi.

As últimas sinergias refletem economias de escala realizadas pelas empresas-membro da Aliança, com vendas acumuladas que ultrapassam 10,6 milhões de veículos em 2017 – tornando-se o maior grupo automotivo do mundo em termos de vendas de carros de passeio e veículos comerciais leves.

“Esperamos gerar ainda mais sinergias nos próximos anos à medida que a Aliança acelera a convergência por meio de um maior compartilhamento de instalações industriais, plataformas de veículos comuns, compartilhamento de tecnologias e uma presença conjugada, tanto em mercados maduros como nos emergentes. Reafirmamos nossa meta de ultrapassar os 10 bilhões de euros em sinergias até o fim de 2022”, diz Ghosn. 

Por meio do planejamento estratégico de médio prazo Alliance 2022, as empresas-membro preveem vender mais de 14 milhões de veículos até o final do plano. Deste total, 9 milhões devem ser produzidos com base em quatro plataformas comuns, incluindo veículos elétricos e modelos do segmento B, além de uma expansão no uso de grupos motopropulsores comuns, passando de um terço para 75% do total.

Graças à convergência em Engenharia, as empresas-membro da Aliança compartilham investimentos e custos de P&D, aumentando sua competitividade. Por exemplo, a Nissan e a Mitsubishi Motors uniram forças no ano passado para desenvolver a próxima geração dos Kei Cars.

Em 2017, a Organização de Compras da Aliança (Alliance Purchasing Organization, anteriormente RNPO) evitou e reduziu custos significativamente, por meio da centralização de atividades como compras de componentes, equipamentos e ferramentais, negociações globais de contratos e fornecimento conjunto de energia para suas fábricas em todo o mundo.

Alguns exemplos de novas sinergias incluem: 

* A adoção pela Mitsubishi Motors da estrutura dos braços financeiros Nissan Sales Finance e RCI Bank and Services; 

* Benchmarking entre a Nissan e a Mitsubishi Motors na região conhecida como ASEAN; 

* Armazéns de peças de reposição compartilhados entre a Renault, Nissan e Mitsubishi Motors na Europa, Japão e Austrália. 

Em Manufatura, outras sinergias estão sendo realizadas por meio da produção de veículos baseadas em plataformas compartilhadas, como o Datsun Redi-GO e o Renault Kwid, além de atividades de manufatura cruzada, como é o caso da produção da picape Renault Alaskan em fábricas da Nissan em Cuernavaca, no México, e em Barcelona, na Espanha. Os custos associados com o transporte de veículos foram reduzidos significativamente em 2017, já que a Nissan e Mitsubishi Motors consolidam o frete de veículos acabados a partir de suas fábricas na Tailândia para suas respectivas redes de concessionárias.

A criação da unidade de negócio para Comerciais Leves em 2017 maximizou o desenvolvimento e a manufatura cruzados, entregando sinergias em custos e tecnologias de veículos, como a plataforma baseada na picape de 1 tonelada da Nissan pela Renault e a Daimler. Assim, é possível ampliar a cobertura de mercado da Aliança para 77%, com uma gama completa de 18 modelos das marcas Renault, Nissan e Mitsubishi Motors.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana