domingo, 10 de junho de 2018

Alpha Notícias: Conheça o Porsche 911 Speedster Concept




Modelo tem carroceria aberta e motor com mais de 500 cavalos de potência 

A Porsche apresentou o 911 Speedster Concept, modelo que cria um elo ente o primeiríssimo 356 Roadster "Nº 1", que recebeu sua permissão operacional em 8 de junho de 1948, e os carros atuais da marca. A tecnologia sob a carroceria de duas cores do carro conceito é derivada dos atuais modelos GT e foi desenvolvida no Porsche Motorsport Centre, local de nascimento do 911 GT2 RS e, mais recentemente, do GT3 RS. 


O Porsche 911 Speedster Concept celebrou sua estreia mundial como parte das comemorações oficiais do aniversário de "70 anos da Porsche" com uma previsão de uma potencial versão para produção em série - uma decisão sobre sua fabricação será tomada nos próximos meses.


As características do 911 Speedster Concept incluem a moldura das janelas mais curta, com um para-brisa mais inclinado e as janelas laterais consequentemente menores. Esses itens dão ao estudo de carro esportivo um perfil ainda mais compacto, com uma linha de contorno muito baixa, reminiscente de seus antecessores, como o Porsche 356 1500 Speedster. Uma tampa traseira especial feita de fibra de carbono é localizada logo atrás dos bancos dianteiros, cobrindo uma estrutura de proteção anticapotagem e criando uma "dupla bolha", um elemento tradicional desse carro esportivo desde o 911 Speedster de 1988. Duas aberturas pretas contrastantes entre as "saliências" adicionam um toque aerodinâmico e um defletor de vento em Plexiglas transparente traz gravado o logotipo "70 years of Porsche". 

Como seu original histórico, o 911 Speedster Concept também apresenta uma cobertura leve tipo "tonneau" (horizontal), em lugar de uma capota conversível. Essa cobertura protege o interior do carro da chuva quando estacionado e é fixada por oito presilhas Tenax. Os princípios de baixo peso da filosofia Speedster continuam no interior, onde os sistemas de navegação, rádio e ar-condicionado foram todos eliminados. Os bancos integrais tipo concha são feitos de carbono e a cobertura de couro marrom claro Aniline na cor Cognac 356 empresta ares de seus clássicos antecessores.


A ampla carroceria do carro conceito deriva do 911 Carrera 4 Cabriolet, embora os para-lamas, capô dianteiro e tampa traseira do conceito sejam feitos de material composto leve de fibra de carbono. A pintura, nas tradicionais cores Prata GT e Branco lembram os primeiros carros de corrida da Porsche - assim como muitos dos outros detalhes cuidadosamente manufaturados, como a tampa central do tanque de gasolina no estilo dos anos 50, posicionada no meio do capô dianteiro, o clássico formato Talbot dos espelhos externos e o design único dos faróis principais. Superfícies opacas e transparentes nas coberturas dos faróis criam um efeito cruzado e também são uma homenagem a uma prática comum nos primeiros anos da Porsche no automobilismo. Na época, os faróis originais eram protegidos por fitas adesivas antes das corridas para não lascarem devido a pedras e para evitar que o vidro se esfacelasse. As largas colunas B e a traseira são decoradas com o letreiro Speedster usinado e banhado a ouro.

Sob a carroceria, o 911 Speedster Concept se baseia em componentes no estado da arte. O chassi vem essencialmente do 911 GT3, com detalhes contrastantes em folha de trevo com polimento em alto brilho nos imponentes aros com design Fuchs. Esta é a primeira vez que essas rodas são feitas com travamento central (uma única porca). Os desenvolvedores do GT também contribuíram com o sistema de escapamento com ponteiras de titânio e o trem de força, que inclui uma transmissão manual de seis velocidades. O motor horizontal de seis cilindros deste estudo conceitual minimalista entrega mais de 500 cv e atinge rotações de até 9.000 rpm. 


A história dos modelos Porsche Speedster começou nos Estados Unidos

Versões tipo speedster de modelos de carros esportivos, que combinam o prazer de guiar ao ar livre com um incrível e diferenciado dinamismo de condução, têm feito parte da história da empresa Porsche desde 1952. O primeiro antecessor dos modelos Porsche Speedster, o 356 1500 America Roadster, teve sua carroceria de alumínio feita totalmente a mão. Ele pesava 60 quilos menos que o 356 Coupé e sua velocidade máxima de 175 km/h, obtida com um motor horizontal de quatro cilindros e 70 cv, era um feito impressionante para a época. Com janelas de encaixar nas portas, uma cobertura contra chuva dobrável e bancos tipo concha de peso reduzido, esse carro desenvolvido exclusivamente para o mercado dos Estados Unidos teve apenas 16 unidades construídas e já incorporava muitos elementos-chave do design do Speedster. 

Até 2010, oito diferentes séries e modelos especiais foram criados com a identificação "Speedster". O 356 A 1500 GS Carrera GT Speedster foi destaque em 1957, e o primeiro 911 Speedster surgiu em 1988. As 356 unidades do 911 Speedster produzidas para a série 997, em 2010, marcaram um final temporário na fabricação das versões Speedster.

Veja mais fotos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!