sábado, 16 de junho de 2018

Coluna "Mecânica Online": Os melhores motores de 2018




Tarcisio Dias*

Você, leitor da coluna Mecânica Online®, teve a oportunidade de conhecer antes do resultado oficial o melhor motor de 2018. Na edição de 20 de abril tivemos a oportunidade de acelerar o mais potente V8 da história de Maranello que faz história. Agora, com a publicação oficial dos resultados, podemos afirmar: dirigimos o melhor motor do ano de 2018. 

A edição do prêmio que comemora 20 anos do Engine of the year, contou com a participação do Mecânica Online®, sendo Tarcisio Dias um dos representantes do Brasil entre os jurados da imprensa especializada. 

Além das 11 categorias de melhores motores, o prêmio aproveitou o momento especial para escolher o melhor dos melhores entre todos os motores vencedores desde 1999. 

Nos motores até 1.0 litro o vencedor foi o Volkswagen 1.0 litro TFSI, um motor compacto, leve e de alta tecnologia que produz 85 kW / 115 cv movido a gasolina, sendo o primeiro em sua categoria a combinar um catalisador de quatro vias com um filtro de partículas para gasolina. 

A versão 1.0 TSI do up! GTI, que começou a ser vendida na Europa este ano, integra a linha de motores EA211. A mistura de combustível é injetada diretamente nos cilindros sob uma pressão de 350 bar (muito elevada para um motor a gasolina). A partir de 2.000 rpm, o 1.0 TSI - que é equipado com dois eixos de comando de válvulas ajustáveis - transmite uma força de 200 Nm ao eixo de transmissão. O torque máximo permanece constante até 3.500 rpm. 

Pelo quarto ano consecutivo, o motor 1.2 litro a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech, do grupo PSA Peugeot Citroen conquista a categoria entre os motores 1.0 a 1.4 litro. Esta nova geração, lançada em 2017 no novo Peugeot 308, começa a equipar os veículos do grupo PSA através de uma centena de aplicações em mais de 70 países. 

Vitória fácil para o motor Porsche 3.0 litros seis cilindros turbo que equipa modelos como o 911 Carrera, 911 Carrera 4, Carrera GTS, entre outros, com 370 pontos, o dobro de pontos do segundo colocado, o BMW M 3.0 litros turbo e seis cilindros que equipa modelos como o BMW M3 e M4. 

A Porsche também comemorou mais uma conquista, dessa vez com a motorização aplicada no 718 Boxster e 718 Cayman. Vitória para o 2.0 litros turbo, que tem arquitetura central e produz 380 NM de torque. 

Duas conquistas para o motor completamente elétrico desenvolvido pela Tesla – Motor Verde e Conjunto elétrico. A marca é referência entre os especialistas quando o assunto é motor puramente elétrico. O torque é sem igual: 967 Nm com autonomia de 613 quilômetros e emissão zero. Presente nos modelos S, X e 3, possui motores elétricos com indução trifásica de quatro pólos. 

O conjunto motriz do esportivo híbrido BMW i8 conquistou pela quarta vez consecutiva, o prêmio de melhor motor entre 1.4 e 1.8 litro. O motor a combustão, de três cilindros do i8 desenvolve 231 cavalos de potência e é responsável por mover as rodas traseiras. Já o motor elétrico – cuja potência de saída foi elevada para 143 cv – é alimentado por uma bateria de íons de lítio (e que pode ser carregada em uma tomada elétrica convencional) – e impulsiona as rodas dianteiras. 

Este sistema híbrido plug-in específico desenvolvido e produzido pelo BMW Group permite uma condução totalmente elétrica, cuja autonomia foi elevada para 55 quilômetros. O i8 precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h. 

Pelo nono ano consecutivo, o júri selecionou o Audi 2.5 TFSI como o melhor motor na categoria de 2 a 2.5 litros. Sua potência de 400 cv o torna o mais poderoso motor de produção em série de cinco cilindros disponível no mercado global. 

Destaque ao impressionante torque de 480 Nm, disponível apenas a 1.700 rpm, bem como o distinto som da unidade turbo. Esse som é gerado pela combustão em cilindros próximos alternada com os cilindros mais distantes, resultando em um ritmo único. O cinco cilindros tem sido um ícone da Audi por mais de 40 anos. 

Agora vamos com uma sequencia só de Ferrari. Começamos com o melhor mais novo motor de 2018. Vitória para o motor Ferrari 6.5 litros V12 presente na 812 Superfast. Com 75% de peças totalmente novas, esse motor na 812 torna o modelo o carro de estrada mais rápido e potente da Ferrari, uma obra de arte da engenharia considerando o avançado sistema de admissão, novas bombas de alta pressão, sensores de pressão, arvore de manivelas, bielas e até mesmo o design dos pistões. O torque é de 718 Nm a 6.000 rpm. 

A Ferrari 488 Pista que foi acelerada pelo Mecânica Online® em Maranello conquistou a categoria entre os motores de melhor performance com a motorização 3.9 litros V8 biturbo e também o prêmio mais importante da edição 2018 – O prêmio de motor do ano 2018. É a terceira vez consecutiva que essa motorização ganha como motor do ano. 

É a vitória do mais potente motor de 8 cilindros desenvolvido na história da Ferrari. Entre as novidades a marca reduziu o peso do motor quando comparado com o utilizado na GTB e o torque de 770 Nm a 3.000 rpm. 

E o motor Ferrari V8, que recebeu o codinome F154CD, também foi considerado o melhor motor das últimas duas décadas, conquistando o título de “Melhor do Melhor” concebido para celebrar o 20º aniversário dos prêmios. 

“Com seu V8, a Ferrari demonstrou que até os mais exigentes compradores de carros querem motores menores e mais eficientes. De fato, a mistura de performance de bater o coração e o glorioso estrondo de Maranello do motor turbo o tornou imbatível não apenas nos últimos três anos, mas também quando comparado ao melhor das últimas duas décadas.”, foi o que disse Dean Slavnich, co-presidente do conselho do prêmio que define os melhores motores do ano 

* Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes. 

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.

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