quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Alpha Serviços: Conheça a importância de verificar todo o conjunto pneumático




Conjunto formado por bico, válvula e tampinha é fundamental para assegurar a pressão dos pneus 

Pneus bem calibrados de acordo com as indicações dos fabricantes oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de combustível e maior durabilidade aos compostos. Mas o principal aliado do motorista para manter a pressão correta, além das verificações com frequência nos compressores, é o conjunto formado por bico, válvula e tampinha. Os três trabalham em conjunto para manter o ar circulando em perfeitas condições dentro do pneu. 

O bico tem a função de preservar a válvula. Feito de borracha ele deve sempre estar alinhado de forma perpendicular com o aro da roda e nunca deve ser puxado para fora com força. "Muitos tentam esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira do calibrador. Tal hábito pode ocasionar rachaduras e, consequentemente, quebrar o elemento, ocasionando vazamentos", explica Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear. 

Outros agentes que aceleram o desgaste dos bicos são a força centrífuga exercida pelo girar da roda, a umidade e a urina de animais. "Por ter pH mais ácido, a urina do bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão", reforça Zacarias. Com isso, a Goodyear recomenda que os motoristas troquem os bicos no momento da substituição dos pneus. 

No interior do bico há uma válvula, responsável por controlar a entrada e a saída da pressão. Apesar de ser conhecida e ter um funcionamento aparentemente simples, ela pode ter seu funcionamento prejudicado com um simples grão de areia ou até mesmo com a entrada de graxa ou óleo. "Água jogada na direção do sistema já é o suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto", acrescenta o piloto de testes. Por isso, a tampinha é extremamente importante. Ela tem a função defensiva, inibindo a entrada de componentes estranhos na válvula, e preventiva, fazendo com que o ar interno não saia em situação de mau funcionamento do bico, segurar o ar interno e assegurando a pressão correta dos pneus. 

Cinco dicas valiosas para não perder a pressão: 

1 - Verifique sempre na hora de calibrar se todos os bicos estão com as tampinhas. Lembre-se que elas são fundamentais para segurar o ar e proteger o sistema de avarias; 

2 - Para calibrar os pneus, utilize a indicação do manual do proprietário. A pressão que está marcada no costado do pneu serve somente para indicar qual a calibragem máxima que o pneu suporta; 

3 - Sempre que fizer a substituição dos pneus, aproveite para trocar bicos e válvulas; 

4 - Não puxe, entorte ou estique o bico sem necessidade. Procure manobrar o carro sempre em uma posição próxima do calibrador; 

5 - Evite a urina de cachorro. Se você mora em locais com muitos animais de estimação, procure capas de proteção para pneus.

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