Doe Teleton

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Alpha Serviços: Conheça os serviços online para quem pretende tirar a primeira habilitação




Pesquisar autoescola, treinar para a prova teórica e acompanhar todo o processo estão entre as possibilidades 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece uma série de serviços online no portal www.detran.sp.gov.br para quem tem mais de 18 anos e pretende tirar a primeira habilitação.

O primeiro deles é o agendamento para ir à unidade da cidade onde reside entregar os documentos necessários para iniciar o processo e fazer a coleta biométrica (registro das digitais, assinatura e foto). É só clicar em “Serviços Online” e depois em “agendamento” na coluna dos serviços de “CNH-Habilitação”. Antes, o candidato deve fazer o cadastro no portal, criando login e senha de acesso. 

A página também disponibiliza a consulta às autoescolas credenciadas. Basta ir no rodapé e clicar em “Parceiros”>”Centros de Formação de Condutores”>”Pesquisa de CFCs Credenciados”. É possível fazer a busca pelo nome do estabelecimento, tipo (teórico e prático) e por município. O endereço de médicos e psicólogos credenciados pode ser localizado também em “Parceiros”. 

Após ser aprovado nos exames médicos e iniciar as aulas na autoescola, o futuro motorista consegue consultar o andamento de todo o processo, como a realização das aulas teóricas e práticas e também o resultado dos exames teórico e prático na área de “Serviços Online”>“CNH-Habilitação”>”Primeira Habilitação e ACC”. 

Ao todo, são 45 horas/aula teórica e 25 horas/aula prática na categoria B (carro), sendo que pelo menos 5 e, no máximo, 8 são feitas obrigatoriamente em simulador de direção veicular e uma, no mínimo, deverá ser feita à noite nas ruas. Quem opta pela categoria A (moto), tem de cumprir 20 horas/aula de aprendizagem prática. O cidadão é submetido a testes ao final de cada etapa. 

Preparação para as provas

Para se preparar para o exame teórico, o candidato tem à disposição um simulado virtual que traz questões reais do banco de perguntas utilizadas no teste teórico aplicado pelo Detran.SP. Como ocorre na prova de verdade, o cidadão tem 40 minutos para responder as 30 perguntas. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% das questões (ou seja, 21). 

O simulado pode ser feito pelo portal www.detran.sp.gov.br, pelo Facebook, onde o usuário encontra o teste digitando “Simulado de Provas - Detran SP” na busca, e também por meio do aplicativo gratuito para tablets e smartphones. A ferramenta está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser utilizada offline, sem necessidade de conexão à internet. Desse modo, quem estuda pelo aplicativo do Detran.SP economiza o pacote de dados de seu celular ou tablet. 

Já para saber como será a prova prática de direção veicular, o candidato pode consultar o manual de exame prático preparado pelo Detran.SP e disponibilizado gratuitamente também em seu portal, na parte de “CNH-Habilitação”>”Primeira Habilitação e ACC”>”Consulte o manual do cidadão para o exame prático de direção veicular”. 

Entre as orientações que o material traz estão os direitos e deveres do candidato, as características e o passo a passo da prova, os critérios de avaliação e a descrição de todas as faltas que geram reprovação. Nele, o Detran.SP explica, por exemplo, o que significa avançar o meio-fio na hora da baliza, uma das faltas eliminatórias mais frequentes no exame, além de quantas tentativas e quanto tempo o candidato tem para estacionar o veículo na área de baliza. 

Mais detalhes sobre o processo de primeira habilitação podem ser consultados no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), que disponibiliza um tutorial completo em vídeo para auxiliar o futuro motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana