quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Alpha Pesados: Scania vende primeiro ônibus com sistema de segurança ADAS no Brasil




Nena Viagens utilizará o modelo para fretamento de turismo 

A Scania comercializou seu primeiro ônibus equipado com o sistema de segurança ADAS - Advanced Driver Assistance Systems no Brasil. O modelo escolhido foi um K 400 6x2, que fará fretamento de turismo pelo estado de São Paulo e, oportunamente, pelo território nacional pela Nena Viagens, de Franca, cidade do interior de São Paulo.

O sistema de auxílio ao motorista faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito. “Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro. A Scania é incansável em disponibilizar ferramentas que aumentem a segurança dos seus ônibus. A Nena Viagens está de parabéns por pensar, ainda mais, no seu passageiro. Temos certeza que os resultados positivos desta primeira unidade surpreenderão a empresa e se multiplicarão para o restante da frota”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. 

“Essa venda mostra que proporcionamos ao nosso cliente as mais modernas tecnologias embarcadas de segurança. Para ele representa mais valor para o seu negócio. Nossa equipe está muito feliz por ter sido a primeira a vender um ônibus com o ADAS”, diz Fernando Cantador, diretor de Veículos Novos da Casa Scania Escandinavia de Ribeirão Preto, responsável pela venda do modelo. “A Nena Viagens é um dos grandes influenciadores do segmento de ônibus rodoviário da região, e temos um relacionamento que ao longo do tempo vem se fortalecendo”.

De acordo com Cantador, esta primeira venda vai estimular outras oportunidades. “Temos uma perspectiva de crescimento das vendas de ônibus em 2018 para nossa região devido a renovação e ampliação de frotas. E, neste sentido, as novas tecnologias que a Scania disponibiliza serão protagonistas, entre elas o ADAS. Estamos no caminho certo.” 

Tecnologia para máxima segurança 

O sistema ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. 

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!