quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Coluna "Mecânica Online": Comunicação entre veículos: conectados, seguros e autônomos




Tarcisio Dias*

Por décadas, as capacidades e benefícios que as tecnologias V2X prometeram viveram apenas no reino das histórias de ficção científica. Agora eles estão à beira da realidade com o Cellular V2X (C-V2X), que deve chegar em 2019 nos automóveis. 


O C-V2X é uma tecnologia avançada de comunicação sem fio, permitindo que os veículos, a infraestrutura, os pedestres e todos os elementos do trânsito “falem a mesma língua” em tempo real. 

Assim, veículos, ciclistas, pedestres, semáforos e sinais de trânsito podem compartilhar informações sobre seu estado, localização e direção. 

Como o sistema também pode operar sem uma rede de celular, os alertas podem ser enviados em momentos críticos, quando são mais necessários. 

A tecnologia C-V2X também permite enviar ao veículo alertas de situações inesperadas, como obras na pista, acidentes, engarrafamentos ou veículos de emergência, para o motorista buscar rotas alternativas e reduzir o tempo de viagem. 

Para melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, há também dois recursos de comunicação veículo-veículo. 

A luz de freio eletrônica de emergência detecta sinais de frenagem brusca quando a visão do carro à frente está obstruída para evitar colisões traseiras e a assistência de movimento em cruzamentos alerta sobre a aproximação de veículos nos pontos cegos. 

Finalmente, o alerta de colisão com usuário vulnerável detecta a presença de pedestres e ciclistas na pista. 

Desde os primeiros testes, em fevereiro de 2017, as empresas têm colaborado para testar a tecnologia C-V2X de acordo com as especificações do programa de 3ª geração ("3rd Generation Partnership Program" 3GPP) na faixa de 5,9 GHz (PC5). 

Essa tecnologia deverá ser explorada no Sistema de Transporte Inteligente (STI) e das comunicações, passando através das redes de todas as operadoras de telecomunicações. 

Apenas alguns dias atrás, a C-V2X deu mais um passo crítico em direção à comercialização quando a Ford, Panasonic, Qualcomm Technologies e o Departamento de Transportes do Colorado (CDOT) anunciaram planos para implantar a tecnologia C-V2X em rodovias selecionadas na sede da CityNOW em Denver. 

A implantação em áreas selecionadas ao longo do Corredor da Montanha I-70 deverá ocorrer no final do ano. 

Este evento crucial mostra como os operadores rodoviários e fornecedores de infraestrutura estão se unindo a OEMs e fornecedores de automóveis para acelerar a adoção do C-V2X para maior segurança nas estradas. 

Um dos objetivos é testar essa tecnologia como o primeiro passo da implantação 5G no setor automotivo, com a comunicação direta entre veículos. 

A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre veículos, assim como entre veículos e infraestruturas, e que contribui para aumentar a segurança viária, ajudar a tornar o tráfego mais fluido nas estradas e desenvolver a condução automatizada. 

Em sua próxima versão, a tecnologia C-V2X contará com uma função 5G New Radio (NR) que viabilizará uma conectividade de alta velocidade e ultrabaixa latência, extremamente confiável para utilizações avançadas em matéria de condução autônoma graças aos sensores de alta velocidade, compartilhamento de conteúdo e atualizações de mapas em 3D HD. 

A Ford realizou com sucesso os primeiros testes em ruas públicas da China da tecnologia que permite ao veículo se comunicar com o ambiente ao redor via celular (C-V2X). 

A demonstração foi feita ao vivo, com carros da Ford, durante a Exposição Mundial de Internet das Coisas 2018, em Wuxi. 

“Com sua capacidade de conectar os veículos de forma segura, junto com a evolução do 5G, o C-V2X faz parte da visão de transporte do futuro da Ford, em que todos os veículos e a infraestrutura conversam entre si”, diz Thomas Lukaszewicz, gerente de direção automatizada da Ford Ásia-Pacífico e Europa. “Estamos entusiasmados em poder participar do desenvolvimento do C-V2X em todo o mundo. ” 

A demonstração incluiu o funcionamento de recursos de comunicação dos veículos com o sistema de gerenciamento de tráfego da cidade. Os motoristas podem receber avisos sobre o estado e duração dos semáforos vermelhos e verdes, por exemplo, e recomendações de velocidade para economizar combustível e melhorar o fluxo do trânsito. 

Testes na Europa - A 5G Automotive Association (5GAA), o BMW Group, a Ford Motor Company e o Groupe PSA - em associação com a Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated, e a Savari, Inc. – realizaram a primeira demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X da Europa operando em veículos de vários fabricantes de automóveis. 

A demonstração utilizou a comunicação direta operando entre carros de passeio, motocicletas e infraestrutura na beira da estrada. 

A demonstração exibiu os benefícios de segurança no trânsito e eficiência no trânsito do uso do C-V2X para evitar colisões de veículo para veículo (V2V), bem como conectividade de veículo para infraestrutura (V2I) para sinais de tráfego e centros de gerenciamento de tráfego (TMC). 

O C-V2X foi operado usando comunicações diretas em tempo real sobre o espectro de ITS e demonstrou sua capacidade de trabalhar sem cobertura de rede celular e ressalta sua prontidão comercial para implantação no setor em 2020. 

Seis demonstrações foram mostradas incluindo: Luz de Freio Eletrônico de Emergência, Aviso de Colisão de Interseção, Aviso de Risco de Colisão na Rodovia, Aviso de Veículo Lento e Advertência de Veículo Parado, Fase de Sinal e Aviso de Violação de Sinal / Violação de Sinal (pedestre). 

Os veículos envolvidos incluíram scooters de duas rodas fornecidos pelo BMW Group e veículos automotivos de passageiros fornecidos pela Ford, Groupe PSA e BMW Group, todos equipados com tecnologia de comunicação direta C-V2X usando o Qualcomm ® 9150 C-V2X solução de chipset. A pilha de software V2X e o software aplicativo, juntamente com a infraestrutura na estrada, foram fornecidos pela líder do setor, a Savari. 

O C-V2X é globalmente suportado por um amplo ecossistema automotivo, que inclui a organização 5GAA em rápido crescimento. 

Os modems celulares serão fundamentais para a implantação do C-V2X em veículos para suporte à telemática, eCall, infotainment conectado e fornecimento de informações úteis sobre direção / trânsito / estacionamento. 

Como a funcionalidade de comunicação direta C-V2X é integrada ao modem celular, espera-se que as soluções C-V2X sejam mais eficientes em termos de custo e econômicas em relação às tecnologias concorrentes e se beneficiem das taxas de conexão aceleradas. 

As validações de campo de comunicação direta C-V2X estão em andamento na Alemanha, França, Coréia, China, Japão e EUA. 

A sequência de demonstrações cada vez mais impressionantes continua a convencer o mundo de que o C-V2X será implantado em breve em todo o mundo. 

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.

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