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sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Alpha Notícias: Mercedes-Benz equipa o Classe C com motorização "híbrida"




Modelo chega ao Brasil com tecnologia EQ Boost 

A Mercedes-Benz apresentou o renovado Classe C, com design interno e o externo aprimorados com uma reconfiguração de estilo e que tem como destaque um display de instrumentos totalmente digital e sistemas multimídia com informações e músicas sob medida. Ele chega nas configurações 180 Avantgarde com preço a partir de R$187.900,00, 180 Exclusive com preço a partir de R$188.900,00, 200 EQ Boost com preço a partir de R$228.900,00 e 300 Sport com preço a partir de R 259.900,00.


“O Classe C, um dos modelos mais bem-sucedidos da Mercedes-Benz não para de se reinventar. A inovação do motor C 200 EQ Boost é caracterizada pelo desempenho de seu motor elétrico que é alimentado pela bateria de 48 volts, que potencializa sua performance e supera as expectativas”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

Uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada no novo Classe C, mais especificamente com a introdução do C 200 EQ Boost, essa tecnologia, que une aumento de esportividade e ao mesmo tempo economia de consumo, está sendo incluída pela primeira vez em um veículo da marca. Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.

A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação. Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d'água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.


O C 200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado. Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.

O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll). Graças à sua configuração de duplo fluxo (os tubos do escapamento de cada dupla de cilindros são separados entre si e só se unem imediatamente antes da turbina), as características de torque foram aperfeiçoadas, ao mesmo tempo em que a retropressão do escape foi mantida baixa. A pressão de alimentação é controlada eletronicamente, o que possibilita que possa ser atingida com maior rapidez e precisão, em comparação com controles puramente pneumáticos.

O motor também conta com o sistema CAMTRONIC de variação de levantamento das válvulas. Ele permite um ajuste em dois níveis do levantamento das válvulas de admissão. Sob solicitações parciais, isso permite um levantamento menor das válvulas e, assim, menos ar é introduzido na câmara de combustão, evitando altas perdas de combustível. Em alta rotação, o sistema troca para o levantamento maior das válvulas para alcançar a potência total do motor. O comprovado processo de combustão BlueDIRECT e uma câmara de combustão aperfeiçoada ajudam a garantir baixas emissões de escapamento.

Medidas para redução de atrito interno dentro dos cilindros complementam a estratégia de eficiência da nova unidade de força. Elas incluem o processo CONICSHAPE® patenteado pela Mercedes-Benz, conhecido internamente como polimento cônico: durante o polimento das paredes dos cilindros, elas são ligeiramente alargadas no sentido do fundo para reduzir o atrito das saias dos pistões, reduzindo o desgaste e o consumo de combustível.

Condução Inteligente e segurança

O novo Classe C apresenta avançados sistemas de assistência à condução da Mercedes-Benz, proporcionando ao motorista um apoio cooperativo e, dessa forma, um nível de segurança ativa ainda mais alto que seu antecessor. O sistema de frenagem adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Secagem automática na chuva e função HOLD.

Além disso, o Classe C garante grande estabilidade para todas as versões através do sistema CROSS WIND ASSIST e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.

O CROSS WIND ASSIST atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados, esse sistema proporciona estabilidade mantendo o veículo na trajetória determinada pelo motorista. Isso funciona através de leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.

O ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST entra em ação durante a aceleração em curvas. O sistema utiliza os sensores e as funções do ESP® para garantir mais estabilidade e segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair de frente”, minimiza esse efeito com uma intervenção através de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva. Ao mesmo tempo, a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de frenagem, então, o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora (torque de frenagem), com relação ao sentido da curva. Esta intervenção conduz a um movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém estabilizado na trajetória da curva, evitando a “saída de frente”. Isto significa que o veículo pode ser guiado através das curvas com mais controle e precisão.

O novo Classe C possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um radar, o sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.

Sistemas multimídia: informação e música sob medida

O Classe C traz de série o sistema multimídia Audio 20, com duas entradas USB, um leitor de cartões SD, conexão Bluetooth e interface de mídia. O novo sistema multimídia NTG 5.5 permite integração com smartphones e utilização do aplicativo WAZE.

Principais novidades por modelo

C 180 Avantgarde

- Novo para-choques dianteiro
- Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
- Faróis full LED com novo design interno
- Novo design das lanternas traseiras
- Console central com acabamento black piano
- Novo volante com comandos sensíveis ao toque
- Nova tecla Keyless-start
- Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
- Assistente de frenagem ativo

C 180 Exclusive

- Novo para-choques dianteiro
- Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
- Faróis full LED com novo design interno
- Painel superior e portas com acabamento ARTICO
- Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos
- Novo volante com controles sensíveis ao toque
- Nova tecla Keyless-start
- Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
- Assistente de frenagem ativo

C 200 EQ Boost

- Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos
- Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm
- Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração
- Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado
- Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas
- Tela central com 10,2 polegadas

C 300 Sport

- Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)
- Grade frontal diamante cromada
- Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto
- Console central com acabamento black piano
- Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque
- Kit visual AMG
- Console central em madeira preta com poros abertos

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