quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Alpha Notícias: Porsche apresenta edição exclusiva do 935




Modelo de corrida para eventos fechados tem motor com 700 cavalos 

A Porsche apresentou o novo modelo 935, que nada mais é que um carro de corrida com 700 cavalos e uma carroceria que remete ao legendário Porsche 935/78, com produção limitada a 77 unidades e preço de 701.948 euros na Europa (cerca de R$3.300.000,00) com entrega a partir de junho de 2019.


"Este carro espetacular é um presente de aniversário da Porsche Motorsport a seus fãs no mundo inteiro. Como o carro não é homologado, os engenheiros e designers não tiveram que seguir as normas usuais e, por isso, tiveram liberdade no desenvolvimento", afirmou o Dr. Frank Steffen Walliser, vice-presidente da Motorsport e GT Cars. 

A tecnologia do carro de corrida destinado a eventos particular fechados em pistas de corrida, se baseia no carro esportivo de alta performance 911 GT2 RS. Como seu histórico antecessor, a maior parte da carroceria foi substituída ou suplementada por peças de material composto de fibras de carbono (CFRP). Com sua traseira aerodinâmica alongada, o 935 tem 4,87 metros de comprimento total. A largura do exclusivo carro de corridas é 2,03 metros. 



A aerodinâmica espetacular é fruto de um desenvolvimento completamente novo e homenageia o carro de competições Porsche 935/78 Le Mans, que os fãs batizaram de "Moby Dick" devido à sua forma alongada, grandes elementos aerodinâmicos e cor predominantemente branca. As exclusivas aberturas de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira, que também estão presentes no GT3 Porsche 911 GT3 R" de série, aumentam a força aerodinâmica sobre o eixo da frente. Com 1.909 milímetros de largura e 400 milímetros de profundidade, a asa traseira garante o equilíbrio aerodinâmico. 

Muitos detalhes do exterior são uma saudação a outros veículos vencedores que fazem parte da história automobilística da empresa: Os aros das rodas com cobertura aerodinâmica se inspiram nos do 935/78, enquanto as lanternas traseiras nas placas das pontas da asa traseira foram reproduzidas do carro de corridas 919 Hybrid LMP1. Os espelhos laterais homenageiam o atual 911 RSR vencedor de Le Mans, enquanto as ponteiras aparentes do escapamento, de titânio, reproduzem as do Porsche 908 de 1968. 



Essas referências também foram adotadas no cockpit. A manopla da alavanca de câmbio tem um design em madeira laminada inspirado em modelos de corrida como o 917, o 909 Bergspyder e o supercarro esportivo Carrera GT. O volante de fibra de carbono e o painel colorido por trás dele foram tirados da edição 2019 do 911 GT3 R. Uma forte gaiola de proteção combinada com um banco de corridas em concha e um cinto de segurança de seis pontos garantem o máximo de segurança. Um segundo assento, para o passageiro, é oferecido como opcional. O conforto térmico interno é garantido pelo ar-condicionado. 

O novo 935 é movimentado por um motor bi turbo 3,8 litros no estado da arte, que é em grande parte idêntico à unidade de alta performance de série montada no 911 GT2 RS para uso em estrada. A força do motor traseiro é transferida através de uma transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) com dupla embreagem e sete marchas montada rigidamente junto ao eixo traseiro de 310 milímetros de largura. Como os modelos GT de estrada do 911, o piloto troca as marchas através das aletas posicionadas de forma prática no volante. Típica do 911, a distribuição do peso garante um excelente desempenho na tração e frenagem. Pinças monobloco de alumínio com seis pistões no eixo dianteiro, em combinação com discos de freios de aço ventilados e perfurados com 390 milímetros de diâmetro oferecem excelentes valores de desaceleração. O eixo traseiro é equipado com pinças de quatro pistões e discos com 355 milímetros de diâmetro. 



Como o 911 GT2 RS de estrada, o 935, com 1.380 quilos de peso, é equipado com o sistema PSM (Porsche Stability Management - gerenciamento de estabilidade), que inclui o controle de tração, assim como o sistema de freios antibloqueio (ABS). Graças a um seletor de mapeamento, esses sistemas de assistência podem ser ajustados separadamente ou completamente desligados, dependendo da situação de condução. 

O novo Porsche 935 já pode ser encomendado na por 701.948 euros, mais os impostos específicos de cada país. Os clientes receberão seus veículos a partir de junho de 2019, em eventos de entrega exclusivos. 

Descrição técnica do Porsche 935 (Type 991, Gen. 2)

Conceito:

Carro de corrida não-homologado com banco único. 
Base: Porsche 911 GT2 RS (991.2)

Peso/dimensões:

Peso: aprox. 1.380 kg
Comprimento: 4,865 mm
Largura: 2.034 mm (incl. espelhos laterais)
Altura total: 1.359 mm
Distância entre eixos: 2.457 mm

Motor:

3.800 cm³, seis cilindros horizontais tipo boxer, bi turbo, bloco de alumínio, resfriado a água montado na traseira com fixação rígida; curso 77,5 mm, diâmetros 102 mm; aprox. 515 kW (700 hp)
4 válvulas por cilindro com ajuste dos eixos de comando e levantamento de válvulas variável Vario-Cam Plus
Gerenciamento eletrônico do motor (Continental SDI 9)
Conversor catalítico com 100 células aprovado pela DMSB 
Silenciador traseiro Heritage Design com ponteiras duplas montado no centro

Transmissão:

Caixa de câmbio PDK com sete velocidades com fixação rígida e curso curto
Volante de dupla massa
Lubrificação pressurizada internamente com resfriamento ativo do óleo 
Diferencial com deslizamento limitado otimizado para corrida

Carroceria:

Carcaça com peso otimizado em alumínio e aço com peças adicionais de fibra de carbono e Kevlar para melhorar a aerodinâmica e estabilidade 
Asa traseira com lanternas incorporadas às placas laterais
Entradas de ar aumentadas com lanternas de LED integradas de quatro pontos 
Escotilha de escape no teto, conforme a norma FIA Art. 275a.
Espelhos externos com aerodinâmica otimizada
Célula de combustível de segurança FT3 de 115 litros com válvula de corte de segurança de acordo com a norma FIA Art. 253 na dianteira, com acoplamento para abastecimento rápido opcional
Gaiola de segurança soldada internamente
Banco de corrida em concha Recaro com regulagem longitudinal e sistema de estofamento de acordo com a regulamentação FIA Standard 8862/2009
Cinto de segurança com seis pontos
Sistema de macacos pneumático (três macacos)
Sistema extintor de incêndio com unidade de disparo eletrônica

Suspensão:

Eixo dianteiro: Torres McPherson, braços de suspensão forjados, rigidez otimizada com juntas esféricas de alto desempenho, porcas de fixação das rodas centrais; amortecedores de corrida de três vias, barra de amarração reforçada; direção assistida eletromecânica com redução variável, barra antirrolagem laminar

Eixo traseiro: Torres McPherson, braços de suspensão forjados, rigidez otimizada com juntas esféricas de alto desempenho, porcas de fixação das rodas centrais; barra antirrolagem laminar

Freios:

Sistema de frenagem: Dois circuitos de frenagem independentes para os eixos dianteiro e traseiro; sistema de regulagem da distribuição de força de frenagem

Eixo dianteiro: Pinças monobloco em alumínio de corrida com seis pistões e molas de pistões especiais; discos de freios em aço, com ventilação interna e 380 mm de diâmetro, pastilhas de freios de competição e dutos de ventilação otimizados

Eixo traseiro: Pinças monobloco em alumínio de corrida com quatro pistões e molas de pistões especiais; discos de freios em aço, com ventilação interna e 355 mm de diâmetro, pastilhas de freios de competição e dutos de ventilação otimizados

Sistema elétrico:

Painel de instrumentos COSWORTH ICD com mostrador de dados integrado, cronometro Sport Chrono e mostrador da pressão dos compressores com acabamento vintage 
Volante multifuncional CFK com limitador de velocidade nos boxes e desacoplamento rápido
Sistema PSM (Porsche Stability Management - gerenciamento de estabilidade) com ABS, Controle de Tração e Controle Eletrônico de Estabilidade (com possibilidade de desligamento total)
Console central com ajuste de mapas para o ABS, ESC, TC e ajuste para adequação às circunferências dos pneus em uso
Porsche Track Precision Race App
Disparador de volta integrado
Bateria leve de íons de lítio (Li-Fe-Po) com 60 Ah, a prova de vazamento, montada na área dos pés do passageiro
Interruptor de emergência no cockpit e externo na lateral esquerda do para-brisa 
Monitoramento da pressão dos pneus (TMPS)
Ar-condicionado

Aros/Pneus:

Eixo dianteiro: Rodas de liga leve forjadas em peça única 11.5J x 18 offset - 15,3 com porca de fixação central; pneus de transporte Michelin 29/65-R18

HA: Rodas de liga leve forjadas em peça única 13J x 18 offset -10 com porca de fixação central; pneus de transporte Michelin 31/71-R18

Cor: 

Pintura a base de água cinza ágata, opcionalmente com as cores da Martini

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