quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Alpha Notícias: McLaren inicia testes dinâmicos do Senna GTR




Modelo tem limitada a 75 exemplares e todos estão vendidos

O McLaren Senna GTR, hipercarro somente para pista que estreou em forma de conceito no Salão Internacional de Genebra em março de 2018 e teve todas as unidades vendidas no mesmo mês, começa seus testes dinâmicos em novembro com destaques de suas especificações técnicas confirmadas recentemente: não menos que gerar 1.000 quilos de downforce e ter suspensão de corrida desenvolvida a partir do sistema usado no programa McLaren GT3. 

O Senna GTR é uma versão ainda mais extrema do McLaren Senna, atualmente em construção no McLaren Production Center em Woking, Surrey, Reino Unido. A McLaren testou a demanda pelo carro projetado somente para pistas, com direção no lado esquerdo, informando que até 75 seriam produzidos. Muitas outras manifestações de interesse foram recebidas, mas a empresa confirmou que apenas 75 estarão disponíveis e todas já vendidas. O início das entregas está previsto para começar em setembro de 2019, quando a produção da McLaren Senna homologado para as ruas estiver completa.

Os protótipos de desenvolvimento usarão inicialmente a carroceria do McLaren Senna de rua modificada. A forma final do Senna GTR (mostrada de forma simples em um novo esboço de design) será baseada em torno de um chassi com bitolas dianteira e traseira maiores e rodas com cubo rápido mais largas. A carroceria de fibra de carbono tem novos pára-lamas mais largos, divisor dianteiro e difusor traseiro maiores e asa traseira ativa reposicionada - estes dois últimos elementos combinam-se para melhorar a eficiência aerodinâmica, "acoplando" a asa ao fluxo de ar do difusor, permitindo maior carga aerodinâmica em baixas velocidades. O desempenho aerodinâmico otimizado nas manobras rápidas melhora a estabilidade nas curvas, enquanto a redução na sensibilidade da transferência de peso leva a uma estabilidade de frenagem ainda maior. 

O chassi McLaren Monocage (feito em fibra de carbono leve, mas incrivelmente forte) no coração de cada McLaren Senna GTR sintetiza a abordagem da McLaren para redução de peso, uma filosofia que é levada ainda mais além com o novo GTR. Um interior despojado vê todos os airbags removidos, assim como a tela central de infotainment e o painel de instrumentos escamoteável encontradas no carro de rua, enquanto um novo volante com estilo de corrida com controles integrados de mudança de marchas substitui o componente da versão de rua. O ar-condicionado é uma exceção à regra do minimalismo absoluto – permanece como equipamento de série - e o sistema de prevenção de colisão traseira assistido por radar também é de série. 

O peso final do veículo ainda está para ser declarado, mas o GTR pesará menos do que o Senna. Em combinação com a entrega de 825 HP do motor V8 biturbo de 4 litros (um aumento de 25 HP em relação à Senna legalizada para estrada), isto fará com que a relação peso-potência exceda confortavelmente a do carro de rua. Juntamente com o torque de até 800 Nm, o resultado será níveis surpreendentes de resposta e desempenho. 

O Senna GTR mantém a aerodinâmica ativa do carro de rua - uma vantagem que não seria permitida em um carro de corrida homologado e um importante facilitador na geração de 1.000 kg de downforce. O carro tem suspensão convencional: triângulos de suspensão duplos com geometria, molas, amortecedores e barras estabilizadoras desenvolvidos pelo sistema projetado para o programa de corrida para clientes da McLaren GT3. Os pneus slick de corrida Pirelli maximizam o desempenho dinâmico e o sistema de frenagem (introduzido no Senna de ruae também derivado das corridas) é projetado para entregar uma desaceleração máxima 20% maior, resultando em forças superiores a 3g.

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