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Alpha Notícias: Ford chega forte com o Focus Fastback

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Modelo tem quatro versões e preços a partir de R$77.900,00 

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A Ford “deixou” de vender no Brasil a versão sedã do Focus e agora comercializa a versão fastback, que chega nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades e preços a partir de R$77.900,00.  

O Focus Fastback começa a ser vendido em agosto para atender os consumidores do segmento de carros médios com uma nova proposta de esportividade, desempenho, segurança e tecnologia. Sua silhueta dinâmica, inspirada nos atuais carros globais da Ford, traz uma conexão emocional com outros modelos de grande sucesso.

“O Focus Fastback quer conquistar um consumidor de perfil diferente no segmento de carros médios, que deseja mais espaço no porta-malas sem ter de abrir mão da esportividade, performance, tecnologia e prazer de dirigir. O Focus Fastback atende plenamente essa aspiração do cliente em ascensão e entusiasta. Por isso dizemos que ele é um carro para quem gosta de carro”, afirma Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

O Focus Fastback é um carro inovador, que traz a influência de design de outros ícones da marca, sem perder a identidade expressiva da linha. O capô amplo com ressaltos dá ao carro uma presença imponente. O para-choque dianteiro, de linhas limpas, exibe um novo desenho na tomada de ar inferior e nos faróis de neblina – item de série em todas as versões. 

A grade dianteira poligonal incorpora o atual estilo de design da Ford, com frisos cromados nas versões Titanium e tipo colmeia nas SE. Os novos faróis, mais afilados, avançam nas laterais com traços dinâmicos e elegantes. A versão Titanium Plus vem com luzes de LED e faróis bi-xenon adaptativos, que regulam o facho de luz conforme a velocidade e direção. 

A lateral é ágil, com uma linha de teto fluida que percorre o carro até a traseira, desenhando uma curva suave. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenhos exclusivos para as versões SE, SE Plus e Titanium. Na traseira, as novidades incluem as lanternas mais estreitas e translúcidas, acentuando a esportividade. O para-choque traseiro foi redesenhado, assim como a tampa do porta-malas de formas limpas e precisas. As mudanças estéticas beneficiam também a aerodinâmica do veículo, que ficou 4% mais eficiente, com um coeficiente de 0,296 Cx, o melhor da categoria. 

A linha conta com nove opções de cores modernas e elegantes, que fazem parte do portfólio global da marca: as perolizadas preto Gales, cinza Moscou, cinza Ubatuba, prata Viena e azul Aurora, as metálicas azul Mônaco e prata Geada e as sólidas vermelho Bari e branco Ártico.

Por dentro o requinte também evoluiu, com o uso de materiais nobres e peças de encaixes precisos. O painel, moldado em espuma injetada, tem acabamento em material macio ao toque e traz no centro a tela do sistema de conectividade SYNC (de 8 ou 4,2 polegadas, conforme a versão).

A cabine em estilo “cockpit” faz do motorista o ator principal, criando um ambiente equilibrado e envolvente. O volante revestido em couro incorpora os comandos de áudio, do sistema de conectividade e do câmbio. Os bancos, revestidos em couro a partir da versão SE Plus, contam com ajustes elétricos para o motorista na versão topo de linha. O ar-condicionado digital tem comandos independentes para o motorista e o passageiro. Espelho retrovisor eletrocrômico é item de série em todas as versões. 

“A renovação de geração do Focus no Brasil está sendo feita em sintonia com o seu lançamento nos Estados Unidos e Europa. O conceito fastback de quatro portas do Focus tem inspiração em modelos icônicos da Ford, como o Mustang e o Fusion lançados recentemente. Ao mesmo tempo, o interior foi projetado para quem gosta de ‘vestir’ o automóvel e estar conectado”, explica Fábio Sandrin, supervisor de Design da Ford.

Segurança

O Focus Fastback foi projetado para atender às normas internacionais de segurança e emissões mais exigentes. Assim como em outras partes do mundo, o Focus produzido regionalmente tem o padrão máximo de cinco estrelas do Latin NCAP, entidade responsável pela classificação de segurança dos veículos comercializados na América Latina.

Contribuem para essa pontuação a oferta de até seis airbags (frontais, laterais e de cortina), a estrutura reforçada com aços de alta resistência e barras de proteção lateral e o sistema de alerta pós-acidente. Possui também sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis.

Na segurança ativa, tem um conjunto de sistemas eletrônicos, chamado AdvanceTrac, que inclui os controles de estabilidade e tração e de torque em curvas. Incorpora ainda um novo recurso de controle de estabilidade preventivo, conhecido pela sigla ETS, que atua para evitar derrapagens. Assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, controle de torque em curvas e luz de emergência em frenagens bruscas completam o sistema AdvanceTrac.

A versão Titanium Plus vem equipada com o assistente de frenagem autônomo, tecnologia desenvolvida para o tráfego urbano. Através de sensores, ele identifica partes reflexivas no veículo à frente (como placa e lanternas) e aciona os freios em caso de colisão iminente. O sistema pode evitar o impacto em velocidades até 20 km e é capaz de reduzir os danos em velocidades de até 50 km/h. Esse sistema funciona exclusivamente na prevenção de choque traseiro em outro veículo e não detecta pedestres, motos ou bicicletas.

Conforto

O Focus Fastback chama atenção pela suavidade e precisão na condução. Suas mudanças de engenharia foram especialmente concentradas na dirigibilidade, que ficou ainda mais impressionante com a nova calibração da direção elétrica. Esse aprimoramento garante maior precisão e facilidade nas manobras, através de um sistema progressivo que atua de acordo com a velocidade do veículo.

Também foram aplicados novos ajustes na suspensão. Na frente, o Focus Fastback tem a consagrada suspensão McPherson, enquanto que a traseira é independente Multilink, com o recurso de barra estabilizadora. Para aumentar a economia de combustível, foram introduzidos um novo sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador, dependendo da demanda solicitada, além de um novo compressor de geometria variável para o ar-condicionado. 

Também foram adicionados novos materiais isolantes que deixaram o habitáculo do veículo muito silencioso. Esse trabalho incluiu a aplicação de isoladores de alta eficiência nas caixas de rodas, na parte interna dos espelhos retrovisores, nos extratores de ar e um novo carpete interno.

“O Focus é um carro excelente de dirigir. Além disso, ficou mais econômico e reduziu as emissões. Está 8,2% mais econômico com etanol e 4,2% com gasolina”, diz Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford.

Motor e câmbio

O conjunto mecânico do Focus Fastback é equipado com o elogiado motor Direct Flex 2.0, fabricado em alumínio, o primeiro no mundo a oferecer injeção direta com etanol e gasolina. Ele gera 178 cavalos de potência e torque de 221 Nm com etanol. Sua elasticidade é revelada pela curva de torque, com 88% da força máxima disponível a 2.750 rpm. Além disso, conta com a melhor relação peso-potência da categoria.

Esse motor vem associado ao câmbio automático de seis velocidades sequenciais com dupla embreagem. Ele tem dois modos de condução: Drive (D), com giro mais baixo para privilegiar o conforto e o consumo, e o Sport (S) para uma condução mais esportiva com trocas de marcha em até 0,2 segundo. Uma novidade é o “Paddle Shift”, disponível a partir da versão SE Plus, que possibilita a troca de marchas por teclas no volante, tanto no modo Drive como no Sport, um item muito desejado por entusiastas de veículos com pegada esportiva.

A durabilidade do motor foi ampliada com uma nova proteção térmica no cabeçote. Foi adicionado um sensor de temperatura que promove o desligamento automático dos cilindros em caso de superaquecimento. Ele também tem a função de desligar automaticamente o motor após 30 minutos sem o carro estar em movimento.

Tecnologia

Uma das inovações na tecnologia embarcada é o estacionamento automático de segunda geração, disponível no Focus Fastback Titanium Plus. Além de identificar os espaços disponíveis, ele permite estacionar o veículo em vagas paralelas ou perpendiculares, comuns nos shopping centers, sem precisar mexer na direção. O motorista apenas controla o acelerador e o freio e o carro estaciona sozinho.

A relação de itens de conveniência é ampla e, conforme a versão, inclui: ar-condicionado digital, espelhos externos com rebatimento elétrico, chave com sensor de presença e partida sem chave, retrovisor eletrocrômico, limitador de velocidade, controle de velocidade de cruzeiro e acendimento automático dos faróis. Em todas as versões, é disponível uma chave programável, chamada My Key, que permite limitar vários parâmetros do carro quando ele é usado por terceiros.

Para a conectividade, o Focus Fastback traz o sistema multimídia SYNC, com comandos de voz, duas entradas USB, tomada de 12 V e tela colorida de 4,2 polegadas (versões SE) ou de 8 polegadas (versões Titanium). Estas últimas vêm também com o MyFord Touch, tela colorida no painel que permite configurar as funções dos instrumentos e do computador de bordo, além de navegador e sistema de som premium da Sony com nove alto-falantes.

O AppLink, para acessar aplicativos de smartphones, e o Assistente de Emergência, que quando conectado ao celular faz chamadas ao SAMU em caso de acidentes graves, são recursos de série do equipamento.

Versões e preços 

A Ford trabalhou em várias frentes para oferecer um veículo completo e superior em equipamentos ao mesmo preço do modelo anterior, nas principais versões de comercialização.

A versão de entrada é a 2.0 SE AT, que custa R$ 77.900,00 mesmo preço do modelo anterior, com mais equipamentos. Vem de série com rodas de liga leve de 17”, duplo airbag, sistema Advance Trac (controle de estabilidade, tração e curvas, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus e assistência de frenagem de emergência), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

Em seguida, é ofertada a versão SE Plus AT, que por R$2.000,00 a mais (ou seja, R$ 79.900,00), além desses equipamentos acrescenta rodas de liga leve 17” exclusivas, quatro airbags (frontais e laterais), bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, “Paddle Shift”, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de dupla zona.

A versão Titanium, pelo preço de R$ 87.900,00, oferece ainda: rodas de liga leve 17” exclusivas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8”, tela multifuncional colorida de 4,2” no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com nove alto-falantes.

A topo de linha Titanium Plus custa R$96.900,00 e vem com tecnologia de ponta só encontrada em modelos de preço muito superior, no segmento de alto luxo. Traz tudo que as demais versões oferecem mais o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.

Seguro

Além dos preços atrativos, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Por tempo limitado, a Ford criou uma pré-venda especial para esses clientes que comprarem o novo Focus 2016.

Os valores da chamada cesta de peças de reposição da linha foram mantidos e são altamente competitivos dentro do segmento. Isso permitiu à Ford oferecer outra vantagem inédita para os clientes: a empresa vai pagar o custo das revisões durante os três anos de garantia das primeiras 2.000 unidades vendidas.

A Ford Seguros, através da Mapfre Seguros, também oferece um plano de seguro diferenciado neste lançamento, com preço médio nacional de 3,8% do valor do carro. A apólice, sem perfil do condutor, considera apenas o CEP do proprietário e inclui garantia de peças originais, franquia fixa, indenização pelo valor do carro 0 km (tabela FIPE) nos primeiros 12 meses do plano e assistência AutoMais de 250 km. 

O preço do seguro para o Focus Fastback Titanium, por exemplo, é de R$3.332,00. O Titanium Plus, por ser equipado com o assistente de frenagem autônomo, conta com um desconto adicional de 15% e sai por R$3.198,00. A garantia do veículo é de três anos, sem limite de quilometragem, e inclui assistência com guincho por todo o período, também sem limite de quilometragem, além de três diárias de carro reserva em caso de necessidade.

“A Ford lança o Focus Fastback 2016 com inovações no design, tecnologias inéditas de segurança e conveniência, além de refinamentos na dirigibilidade e performance”, afirma Oswaldo Ramos. “Também criamos condições especiais no preço, na manutenção e no seguro. Acreditamos que são muitas as vantagens para o consumidor aprimorar a sua experiência com o Focus e com a marca”, conclui.

Testes

BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

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BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

A BYD ampliou a sua oferta de modelos eletrificados no mercado brasileiro com o Dolphin Mini, que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana. Agora a marca conta com esse pequeno modelo, que pode levar até quatro pessoas, e chega ao grande Tan, que pode levar até sete – sem contar a picape, que chega em breve.

Dolphin Mini tem motor de 75 cavalos de potência e autonomia de 280 quilômetros

Com preço a partir de R$ 115.800,00 no seu lançamento em fevereiro, o BYD Dolphin Mini é equipado com um motor elétrico com 75 cavalos de potência e 135 Nm de torque, que leva o modelo de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. Por se tratar de um veículo principalmente para uso urbano, esses números são excelentes.

Equipado com a bateria Blade de 38 kWh e aliado à plataforma 3.0, o BYD Dolphin Mini conta com uma estrutura de carroceria segura e exclusiva, responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

A autonomia do modelo é de 280 quilômetros, segundo dados divulgados pelo PBEV, do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É possível carregar facilmente o modelo em qualquer tomada comum de 127 ou 220V, além de poder ser recarregada a bateria de 30% a 80% em menos de 30 minutos.

O design do BYD Dolphin Mini remete à inspiração dos modelos Dolphin e o Seal, que também são comercializados no Brasil. Suas linhas também apostam no estilo Ocean, trazendo inspiração do mar. As rodas do BYD Dolphin Mini têm aro 16”, produzidas em liga leve e são equipadas com pneus 175/55 R16 80H.

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Modelo traz multimídia ICS – Intelligent Cockpit System com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica

Suas medidas são 1,58m de altura, 1,71m de largura e 3,78m de comprimento total, ou cerca de 34,5cm a menos que o Dolphin, como comparação. Isso garante um amplo espaço e conforto, com um porta-malas de 230 litros e pode armazenar até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Ainda estão distribuídos pelo BYD Dolphin Mini espaços adicionais com os 18 compartimentos distribuídos pelo interior do habitáculo para itens de pequeno volume. O porta-malas conta um kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.

O interior do BYD Dolphin Mini conta com bancos dianteiros são em formato de “concha” e o traseiro, integral, que comporta dois passageiros com muito conforto e espaço. Para maior comodidade, o banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições e o banco do passageiro pode ser ajustado manualmente em até quatro posições.

Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro. Um dos principais diferenciais do BYD Dolphin Mini é ausência de túnel traseiro central, permitindo mais espaço, conforto e comodidade extra.

O BYD Dolphin Mini traz multimídia ICS – Intelligent Cockpit System com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica. Há modo de tela dividida, função GPS/Spotify, além de conexão 4G e armazenamento em nuvens disponíveis no ICS. O modelo traz carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V.

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Outro destaque presente no BYD é inteligência por voz nativa

Já o painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.

O modelo oferece controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia. O modelo possui quatro alto-falantes localizados nas portas do veículo, que trazem experiência de som em 360 graus.

O BYD Dolphin Mini conta ainda com vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz e retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual.

Para a segurança dos ocupantes, o BYD Dolphin Mini conta com seis airbags, sendo dois frontais, motorista e passageiro, dois laterais, nos bancos dianteiros, e dois de cortina, dianteiro e traseiro. O automóvel tem uma construção de 61% de aço de alta resistência, forjado a ponto de proteger seus ocupantes também contra a maioria dos impactos.

O modelo incorpora outros itens de conforto como Assistência de partida em rampa (HHC), Cruise Control (CC), sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento e câmera de ré automática.

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Combina a função do Brake Booster com os freios ABS, frenagem regenerativa, controle de estabilidade. Incorpora ainda funcionalidades a mais, como o VDC (Controle Dinâmico Veicular), que integra o controle de tração, assistência hidráulica de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e tecnologia de frenagem confortável.

Outro destaque presente no BYD Dolphin Mini é inteligência por voz nativa, onde alguns comandos podem ser acionados, em português, pelo próprio usuário. A conectividade está presente através do Android Auto e Apple CarPlay.

O BYD Dolphin Mini é oferecido em quatro cores: Branco Apricity (interior rosa e azul escuro), Preto Polar Night (interior azul escuro), Rosa Peach (interior Rosa) e Verde Sprout (interior azul claro). A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

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A Stellantis celebra os 75 anos do escorpião mais famoso do mundo: a Abarth foi fundada em 1949, quando Carlo Abarth fundou a então preparado de carros de corridas com o piloto Guido Scagliarini. Em 1971 foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat – que hoje faz parte da Stellantis.

O primeiro Abarth foi o 204 A, derivado do Fiat 1100, após Carlo Abarth ter a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de kits de tuning para carros de produção em massa com o objetivo de aumentar sua potência, velocidade e aceleração. Hoje no Brasil são comercializados os Abarth Pulse e Abarth Fastback.

Hyundai atualiza design e segurança da linha Tucson no Brasil 

A Hyundai apresentou a nova linha Tucson, que chega com design, conforto e segurança atualizados, com um visual dianteiro marcado pela grade hexagonal, um dos elementos-chave da assinatura Hyundai, e é reforçado pelo conjunto óptico, que dispõe de fitas em LED para uso diurno e faróis full LED.

O Hyundai Tucson chega equipado com o motor 1.6 T-GDI e transmissão Dual Clutch de sete velocidades. Com injeção direta de combustível e turbocompressor, esse motor gera 177 cavalos de potência, garantindo força ao SUV desde baixas rotações e um dos melhores desempenhos da categoria.

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Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

A Nissan comemora a primeira década da sua unidade industrial em Resende/RJ, um exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão.

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“O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes “, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

Chevrolet Trailblazer chega com novo design e mais conforto

Está confirmado: o novo Chevrolet Trailblazer chega em maio de 2024 nas concessionárias da marca. O SUV 4×4 de até sete lugares foi renovado, com evoluções em design, mecânica e nível de conforto.

Motor turbo diesel de nova geração, inédita transmissão automática de oito marchas, além de tecnologias avançadas de conectividade e segurança são itens de série. Entre outras novidades, o Chevrolet Trailblazer passa a contar com painel digital integrado ao Chevrolet MyLink, botão de partida e carregamento de celular por indução.

Stock Car Pro Series comemora 45 anos com números impressionantes

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A Stock Car Pro Series está em festa, afinal a categoria nasceu oficialmente em 22 de abril de 1979, quando dez pilotos alinharam no grid do Autódromo Internacional de Viamão, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Nestas 45 temporadas a categoria se consolidou como a mais importante competição do esporte a motor nacional. Ao todo, mais de 400 pilotos já tiveram a oportunidade de correr na Stock Car, que já realizou 613 corridas desde seu início e coroou 19 pilotos diferentes como campeões.

Mercedes-AMG esgota unidades do G 63 Grand Edition no Brasil

A Mercedes-AMG trouxe para o Brasil 16 unidades do exclusivo G 63 “Grand Edition”, edição limitada que traz elementos de design únicos e cores especiais, tem preço a partir de R$ 2.247.900,00 e, detalhe, todas já estão pré-vendidas.

O veículo está equipado com motor V8 com 585 cavalos de potência, transmissão automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, rodas AMG de 22 polegadas com design de raios cruzados em tech gold com uma peça de travamento central em preto fosco e a estrela Mercedes também em tech gold.

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Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

Em 2025 a Stock Car terá um novo SUV no grid de largada: o Mitsubishi Eclipse Cross. Reconhecida por sua participação e promoção de rallies, a marca dos três diamantes reforça sua presença no esporte a motor ao anunciar seu retorno à categoria após uma ausência de 16 anos.

A escolha pelo Eclipse Cross acompanha o movimento da própria competição em substituir os sedãs pela carroceria de SUVs, que estão crescendo cada vez mais em vendas nos últimos anos. Desta forma, a Mitsubishi Motors se torna a terceira montadora a confirmar presença na temporada 2025, ao lado de General Motors e Toyota.

Case IH produz no Brasil nova linha de colheitadeiras Série 160

A Case IH apresentou a nova Axial-Flow Série 160 Automation, com produção 100% brasileira. Com investimento de R$ 100 milhões, a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu melhorias para se tornar o Polo Mundial de Produção da linha de menor porte de colheitadeiras, que compõem as classes de 5 a 7.

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A Série 160 tem renovação de 60% do seu maquinário, com destaque para o Sistema Automation e a conectividade de fábrica. Por meio de recursos de machine learning e inteligência artificial, toda a operação foi reduzida a quatro modos de colheita que proporcionam simplicidade e produtividade na operação.

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Esportes

Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

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Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

Em 2025 a Stock Car terá um novo SUV no grid de largada: o Mitsubishi Eclipse Cross. Reconhecida por sua participação e promoção de rallies, a marca dos três diamantes reforça sua presença no esporte a motor ao anunciar seu retorno à categoria após uma ausência de 16 anos.

Fabricante do Mitsubishi Eclipse Cross volta às pistas da categoria após uma ausência de 16 anos

Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

“É uma honra poder retornar à Stock Car. A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Apoiamos o esporte à vela, ciclismo, tênis e, claro, o esporte à motor. Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil e ter o Eclipse Cross sendo pilotados por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro”, diz Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil.

A escolha pelo Eclipse Cross acompanha o movimento da própria competição em substituir os sedãs pela carroceria de SUVs, que estão crescendo cada vez mais em vendas nos últimos anos. Desta forma, a Mitsubishi Motors se torna a terceira montadora a confirmar presença na temporada 2025, ao lado de General Motors e Toyota.

A Mitsubishi Motors se torna a terceira montadora a confirmar presença na temporada 2025

Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

De 2005 a 2008, a história da Mitsubishi na Stock Car foi escrita a bordo do modelo Mitsubishi Lancer. Nessas 4 temporadas foram 48 corridas, 2 títulos com Cacá Bueno em 2006 e 2007 e 16 vitórias – a primeira com Ingo Hoffmann e a última com Cacá Bueno.

Foram ainda 38 pódios nesses 4 anos e 37 pilotos, entre eles o Cacá Bueno, nosso piloto com mais vitórias, mais poles, mais voltas rápidas e mais pódios a bordo de Mitsubishi, tivemos ainda Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Popó Bueno, Ricardo Maurício, Valdeno Brito e muitos outros que podemos passar a lista completa para vocês.

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“Para nós é uma honra poder contar com uma marca que entende e usa o motorsports como plataforma de marketing, desenvolvimento e vendas. Ter a Mitsubishi de volta ao grid mostra que nosso caminho de mudança de sedãs para SUVs atrai cada vez mais as montadoras a estarem no grid com a maior categoria de automobilismo da América Latina e uma das 5 principais do mundo em carros de turismo”, finaliza Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.

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Notícias

Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

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Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

A Nissan comemora a primeira década da sua unidade industrial em Resende/RJ, um exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão.

Complexo da Nissan se destaca pelas práticas sustentáveis e promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes

“O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes “, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

O Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, e mesmo ainda sendo muito moderno, o complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado.

O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da Nissan, The Arc, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

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Ao longo desses 10 anos, além de inúmeras conquistas e momentos especiais dentro do universo Nissan, o complexo de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. Também dentro do espaço de manufatura, em 2017, foi realizado um show de um astro da música sertaneja brasileira, reunindo cerca de 1.800 funcionários.

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por dois dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

Assim, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue construindo a história e impulsionando o futuro da marca e do nosso país com foco na qualidade de produção, honrando o seu DNA japonês, dando prioridade as práticas sustentáveis e valorizando as pessoas, em uma jornada consistente para a promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes e na sociedade.

Um caminho positivo reconhecido pelos funcionários que, nos últimos dois anos, levaram a Nissan a ser certificada como Great Place to Work e motivou mais de 500 deles a ajudarem na realização da foto oficial dos 10 Anos do Complexo Industrial de Resende, realizada nas ruas internas da unidade.

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