Doe Teleton

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Alpha Notícias: Volkswagen oferece no Brasil curso de Mecatrônica "padrão Alemanha"




Para equiparar o ensino ao nível alemão, curso será ampliado para três anos, terá novas aulas práticas na produção e novo conteúdo de eletroeletrônica

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil será a primeira empresa do País a oferecer curso de Mecatrônica em padrão de ensino alemão em seu Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). 

Para equiparar o ensino ao nível de qualificação dos cursos ministrados na Alemanha, o curso oferecido na fábrica Anchieta será ampliado para três anos (atualmente são dois), terá novas aulas práticas a serem realizadas com o aluno atuando diretamente no processo produtivo da empresa, subordinado a um tutor; e incluirá novo conteúdo aprofundado de eletroeletrônica.

“A Volkswagen do Brasil é pioneira no País a implementar um curso de Mecatrônica no mesmo padrão de qualificação da Alemanha, com diploma reconhecido pelo Governo alemão (parceria com a AHK – Câmara Brasil – Alemanha). Com essa iniciativa inovadora, a empresa passa a oferecer um nível ainda mais elevado de formação aos jovens, ampliando o curso de dois para três anos, incluindo novas aulas práticas realizadas no processo produtivo da empresa e conteúdo adicional de eletroeletrônica. Além disso, a própria Volkswagen do Brasil e as empresas participantes do projeto poderão contar com esses jovens altamente qualificados em seu quadro de funcionários de alta performance”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust.

Ao concluir a nova formação com excelência, o aluno terá direito ao diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha (parceria com a AHK – Câmara Brasil – Alemanha) e estará qualificado para atuar em qualquer empresa de origem alemã no mundo; além do diploma alemão, o aluno recebe outros três diplomas oferecidos pelo SENAI. A primeira turma tem início previsto para fevereiro de 2016, com 20 alunos, sendo dez da Volkswagen do Brasil e dez de empresas parceiras. 

A Volkswagen do Brasil já prospecta fornecedores que queiram participar do projeto, indicando seus empregados e estendendo, dessa forma, a oportunidade a jovens de diversas comunidades; entre as parceiras já confirmadas está a empresa Grob, com sede na Alemanha e uma das filiais em São Bernardo do Campo, que oferece soluções em linhas de usinagem e sistemas de automação.

Para implantar o modelo alemão de formação profissional, a Volkswagen do Brasil conta com uma parceria com o Governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung - BMZ). 

“A Volkswagen sempre investiu em treinamento e capacitação da mão de obra no Brasil. A exemplo disso, oferece mais de 300 oportunidades de primeiro emprego para jovens por meio de diversos programas que proporcionam possibilidade de iniciar na carreira profissional. Os cursos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI estão entre essas iniciativas. Agora, com a nova formação de Mecatrônica em padrão de ensino alemão, esses jovens estarão preparados para atuarem com excelência como funcionários da Volkswagen do Brasil e das empresas parceiras, contribuindo com o elevado nível de inovação, tecnologia e qualidade dos produtos”, afirmou o gerente executivo de Academia e Gestão de Competências Corporativas da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos.

Conheça o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI 

O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI acaba de completar 42 anos e já formou, dentro da fábrica Anchieta, mais de 6.400 alunos para o mercado de trabalho. Primeira escola a implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual alemã, que alia a teoria à prática, é referência até hoje na qualificação de trabalhadores brasileiros.

Atualmente, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI oferece formação em dois anos, sendo que ao concluir o primeiro ano, com aulas teóricas e práticas nos equipamentos da escola, o aluno recebe o diploma de Mecânico Industrial. O segundo ano oferece a formação em Técnico em Mecatrônica, com aulas teóricas e práticas em diversas áreas da Volkswagen do Brasil, incluindo o desenvolvimento de projetos aplicativos com acompanhamento de professores e mentores das áreas. Em 2015, são 121 alunos matriculados, sendo 30% mulheres. Enquanto estuda, o jovem é registrado em carteira de trabalho como Aprendiz de Mecânico Geral da Volkswagen do Brasil. 

Nova formação em padrão alemão

A partir de 2016, para oferecer a nova formação de Mecatrônico em padrão alemão, será acrescentado o terceiro ano de ensino, com 20 vagas, sendo dez para os formados do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI que apresentaram melhor desempenho nos dois primeiros anos; as outras dez vagas são para egressos de Mecatrônica que estejam empregados nas empresas parceiras. Ao concluir o terceiro ano, o aluno receberá um diploma de especialista pós-técnico na área de Mecatrônica oferecido pelo SENAI. Ele também será submetido a testes teórico e prático exigidos pela Alemanha para receber um quarto diploma, o de Mecatrônico (Mechatroniker – Automatisierungstechnik), este reconhecido pelo Governo alemão. 

No terceiro ano, os alunos receberão conteúdo adicional que equipara o ensino ao padrão de qualificação dos cursos oferecidos na Alemanha. A grade curricular terá novas aulas práticas a serem realizadas com o aluno atuando diretamente no processo produtivo da empresa, uma vez que ele já estará contratado como funcionário da Volkswagen do Brasil ou da empresa parceira; o aluno, no entanto, estará sempre subordinado a um tutor. O terceiro ano do curso também incluirá novo conteúdo aprofundado de eletroeletrônica.

“O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI sempre se destacou pelo ineditismo. Agora, estamos entrando em uma nova fase, a qual permitirá que o aluno tenha o mesmo grau de especialização e qualificação oferecido nos cursos da Alemanha. Além do alto nível de formação, que inclui novas aulas práticas com os alunos atuando diretamente no processo produtivo, subordinados a um tutor, e conteúdo adicional de eletroeletrônica; eles também recebem orientações sociocomportamentais. Dessa forma, estarão prontos para uma carreira de sucesso”, afirma o diretor do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, Marco Artur Constantino. 

Responsabilidade social: benefício à comunidade

Por receber aporte do Governo da Alemanha para implementar o ensino de Mecatrônica em padrão alemão no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, a Volkswagen do Brasil oferecerá ainda uma ação social em benefício da comunidade. 

O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI oferecerá à Obra Social Dom Bosco Itaquera, na Zona Leste de São Paulo (SP), apoio para que seja implementado dentro da entidade beneficente um novo curso profissionalizante de Mecatrônica, o qual será oferecido gratuitamente a jovens da comunidade. O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI fornecerá recursos pedagógicos, compartilhando material didático e recebendo os futuros alunos na fábrica Anchieta para visitas técnicas, entre outras ações. Além disso, a Volkswagen do Brasil repassará à Obra Social Dom Bosco Itaquera parte do valor recebido do Governo alemão.

Segundo o padre Rosalvino Morán Viñayo, fundador da Obra Social Dom Bosco Itaquera, o novo curso de Mecatrônica era muito solicitado pela comunidade local. “O curso de Mecatrônica chegará para revolucionar e inovar. E o apoio do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI será fundamental para nós, pois eles têm todo conhecimento técnico que precisaremos. Por isso, vamos caminhar juntos nesse projeto”, afirmou o padre. O curso de Mecatrônica a ser oferecido na Obra Social Dom Bosco Itaquera tem duração prevista de um ano e meio, sendo que a primeira turma deve iniciar em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana