Doe Teleton

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Fundação Volkswagen firma parceria com o Detran.SP


Objetivo é realizar oficina on-line de desenvolvimento de jogos de educação no trânsito

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Fundação Volkswagen acaba de firmar uma parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para a realização de uma oficina virtual de desenvolvimento de jogos relacionados à segurança e cidadania no trânsito, como parte da programação oficial da Semana Nacional de Trânsito 2015, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na sede do Detran-SP, e contou com a presença do diretor-presidente da instituição, Daniel Annenberg; do superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros; e da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

O curso "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!" é totalmente on-line, gratuito e será realizado na plataforma do programa “Jogo da Vida em Trânsito”, criado pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. A oficina poderá ser realizada entre os dias 18 de setembro e 16 de outubro de 2015 e todos os participantes receberão um certificado emitido pela Fundação Volkswagen, com  reconhecimento do Detran.SP.

“É com enorme satisfação que a Fundação Volkswagen participa da Semana Nacional de Trânsito. O tema da edição desse ano: ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança’, vai ao encontro dos esforços que já temos realizado por meio do programa Jogo da Vida em Trânsito, que tem como grande objetivo provocar a mudança de postura de toda a sociedade em prol da segurança e cidadania no trânsito”, diz o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

As inscrições para participar da oficina poderão ser realizadas a partir do próximo dia 11 de setembro, por meio do site. Para participar, basta ter acesso a um computador conectado à internet. As vagas serão ilimitadas, por se tratar de um curso em formato MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo).

“Com a realização de um curso massivo, a Fundação Volkswagen torna o programa ‘Jogo da Vida em Trânsito’ acessível a todos. Os cursos tipo MOOC são uma inovação que têm revolucionado o ensino a distância, já sendo utilizados por instituições como a Universidade Stanford, Universidade de Harvard e Universidade São Paulo. Com o curso ‘Jogos pela mudança: Aprenda a criar!’, a Fundação Volkswagen também passa a fazer parte desse movimento de democratização do conhecimento”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

"Esta é uma parceria muito importante para o Detran.SP, porque ela se encaixa perfeitamente no que pretendemos: promover uma mudança cultural na relação das pessoas com o trânsito, reforçando conceitos de respeito e cidadania", diz o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

Direcionado principalmente a educadores, o curso "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!" tem carga horária de 8 horas, que podem ser aplicadas de maneira personalizada, de acordo com o ritmo de cada participante, e oferecerá diversas ferramentas para criação e utilização de jogos como aliados do aprendizado de educação e cidadania no trânsito nas escolas.

O formato inovador, que agrega textos ágeis, dinâmicas, vídeos, material didático, modelos de jogos, entre outras ferramentas, tem como objetivo oferecer aos participantes um conteúdo pedagógico leve e facilmente aplicado à realidade.

“Jogo da Vida em Trânsito” é reconhecido pelo Denatran

O programa “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, foi reconhecido recentemente com a chancela do Ministério das Cidades - Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito. O reconhecimento é um importante passo para que o programa se torne uma política pública.

Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito concluiu que o projeto está em conformidade com a portaria Denatran nº 147/2009, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, reconhecendo publicamente a sua importância para o desenvolvimento do tema junto à sociedade.

“O projeto da Fundação Volkswagen – Jogo da Vida em Trânsito é muito importante para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões atuais da mobilidade urbana e segurança, para formar hábitos mais conscientes e seguros, e especialmente, para despertar o desejo de melhorar a segurança e a qualidade de vida do trânsito do nosso País”, afirma o órgão, na nota técnica enviada à Fundação Volkswagen.

Sobre o “Jogo da Vida em Trânsito”

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT) é um projeto voltado para escolas de ensino médio, que oferece uma abordagem lúdica para apoiar os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança. Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

O projeto consiste na formação de educadores de escolas públicas e se propõe a fomentar programas educacionais nas escolas, a fim de contribuir com a formação de jovens protagonistas da cidadania e segurança no trânsito.

O projeto promove a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária.

O projeto é composto por:

Cursos de formação de educadores

Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.

MOOC

Em 2015, durante a Semana Nacional de Trânsito, será realizado o primeiro curso tipo MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo) voltado à educação no trânsito, o "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!". Em formato inovador, que agrega textos ágeis, vídeos, entre outros recursos, o curso ensina a criar jogos como ferramentas para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.

Biblioteca de projetos

Acervo didático aberto, com propostas de projetos para colocar os alunos em ação. Inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos, com sugestões para avaliação.

Guia para educadores

Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola, voltada para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.

JVT na rede

Plataforma on-line para uso em sala de aula, que integra educadores, alunos e conteúdos didáticos, facilitando o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança. (www.jvt.org.br)

Autopolis

Autopolis é um game de tabuleiro em 3D que pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência.

Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.

Os tradicionais dados dão lugar às cartas que podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou simplesmente para se movimentar pela cidade para alcançar suas missões.

Dicas de segurança, legislação de trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo de forma envolvente e divertida.

Para a produção do jogo Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento.

Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), Autopolis é um game on-line que envolve dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O jogo está disponível no site da Volkswagen.

Sobre a Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o País para promover um debate federal sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano. A edição de 2015, entre os dias 18 e 25 de setembro, terá como tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. Neste ano, o Governo de São Paulo, por meio do Detran.SP e de outros órgãos, promove ações para reduzir as mortes por acidentes, dentro da proposta da ONU com a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”, da qual o Brasil é signatário.

Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana