Doe Teleton

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alpha Serviços: Remoção do catalisador prejudica o rendimento do motor



Considerada uma infração grave, falta desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Um dos mitos mais comuns sobre desempenho veicular é que o catalisador reduz a potência do automóvel. A  retirada da peça altera as condições do carro e é uma infração grave passível de multa, podendo gerar a apreensão do bem. 

Segundo Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore, os veículos foram projetados considerando a existência do componente. A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. 

“É necessário manter a configuração do veículo. A retirada do catalisador é extremamente prejudicial ao automóvel, podendo gerar custos altos ao proprietário”, comenta Furlan. 

Além dos danos para o carro, a retirada da peça prejudica a qualidade do ar, principalmente em grandes centros urbanos, onde há grande movimentação de veículos. Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. 

De acordo com informações da Umicore, do ponto de vista físico, a peça pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção, conforme descrito no manual do fabricante. No caso de catalisadores posicionados no assoalho do veículo, o impacto, comum em estradas de terra ou mal conservadas, pode prejudicar o seu funcionamento. O abastecimento com combustível adulterado e substâncias presentes em óleos lubrificantes inadequados ou de má procedência também podem comprometer a sua eficiência e durabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana