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sábado, 26 de setembro de 2015

Alpha Testes: Tudo de melhor no Jeep Renegade Trailhawk




Versão top de linha tem preço a partir de R$119.900,00

Texto e Fotos: Sérgio Dias

Toda semana faço avaliação de um modelo, uma versão de um veículo diferente. E normalmente a pergunta que mais fazem é “o que você achou desse carro? ”. E com o Jeep Renegade Trailshawk a minha resposta foi “eu teria esse modelo na minha garagem”.

A versão Trailhawk é a top de linha do Jeep Renegade e tem preço a partir de R$119.900. Também estão disponíveis nas concessionárias da marca pelo país as versões 1.8 a partir de R$68.900,00, Sport a parir de R$71.900,00 e Longitude a partir de R$82.900,00.


O Jeep Renegade Trailwauk, assim como as demais versões, é fabricado no Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco, a mais moderna das fábricas do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. Ele expande a linha de veículos da marca, entrando no segmento dos SUVs compactos de caráter mais urbano, mantendo-se muito fiel à capacidade 4x4 e ao estilo de vida aventureiro pelos quais a Jeep é conhecida. E vimos isso na prática ao percorrer caminhos off-road pela Serra da Cantareira, zona norte da cidade de São Paulo.

O modelo entrega uma combinação sem igual de porte compacto para o trânsito urbano, melhor desempenho on-road e off-road, design de personalidade, cabine espaçosa, prática e refinada, ótimo comportamento dinâmico no asfalto, motor 2.0 MultiJet II turbodiesel e equipamentos de conforto, segurança e tecnologia. 


O resultado é que o Jeep Renegade Trailwauk é um veículo atraente e eficiente, criado para conquistar novos clientes, de alma jovem e aventureira.

O Jeep Renegade Trailwauk tem como inspiração o modelo Wrangler, mas com traços modernos e arrojados, que possibilitam ótimos ângulos de entrada e saída, características preponderantes no uso fora de estrada. E, de modo exclusivo no segmento, dois sistemas de tetos solares proporcionam mais liberdade com toda a comodidade.


A cabine do Jeep Renegade Trailwauk exibe visual enérgico, remetendo à lendária herança da marca e outros inspirados em equipamentos de esportes de aventura. Além de bem desenhado, o interior deste pequeno SUV tem excelente acabamento, empregando matérias-primas de alta qualidade. 

Batizada pelos designers de “Tek-Tonic”, a linguagem estilística do habitáculo mistura formas sutis com detalhes mais rústicos e funcionais. O painel, por exemplo, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do modelo inspirador.


As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como os alto-falantes nas portas. O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados. 

O Jeep Renegade Trailwauk apresenta o único diesel do segmento no País, que se torna o propulsor com maior potência e torque do segmento, além de proporcionar a maior autonomia. 


Ele também é o motor mais forte. O 2.0 MultiJet II turbo despeja 170 cavalos de potência a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, traz a tecnologia MultiJet de segunda geração, patenteada pela Fiat Powertrain. 

Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar) de forma avançada. Os injetores do tipo solenoide são capazes de trabalhar múltiplas vezes em cada ciclo de combustão, para diminuir o consumo de diesel.


A turbina VGT, de geometria variável, combina potência em alta velocidade e muito torque em baixas rotações. Além disso, o virabrequim tem contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos, entre outros recursos que garantem níveis reduzidos também de ruído e aspereza. A eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, permitirá longas viagens, como ir do Rio de Janeiro a São Paulo e voltar, sem abastecer. 

O Jeep Renegade Trailwauk também se torna referência por ser o primeiro SUV compacto do mundo a ter câmbio automático de nove marchas. Única transmissão combinada ao motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, ela proporciona muitos benefícios, como acelerações fortes, entrega progressiva do alto torque de 35,7 kgfm em qualquer situação e funcionamento suave mesmo em velocidades altas – a 120 km/h o ponteiro do conta-giros marca somente 1.000 rpm.


Além da plataforma moderna e robusta, com suspensão independente nas quatro rodas, do motor a diesel e do câmbio automático de nove marchas, o Jeep Renegade Trailwauk carrega um nível tecnológico somente visto antes em SUVs de categorias superiores, o que proporciona uma experiência única ao volante, com destaque para o uso em grandes cidades. 

Caso do sistema multimídia Uconnect Touch com conexão Bluetooth, comandos de voz, navegação GPS, entre muitos outros recursos. No painel, o modelo conta ainda com outro destaque, a tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, a maior do segmento, permitindo acessar informações sobre o carro que vão muito além de um simples computador de bordo. Além disso, ela tem centenas de opções de configuração, para que o motorista possa escolher quais dados aparecerão na tela.


O modelo também conta com o sistema Park Assist, de estacionamento autônomo. E ainda traz de série freio de estacionamento eletrônico, que dispensa a alavanca, bem como a intervenção do motorista para ativá-lo ou desativá-lo.

Como em todo veículo da Jeep, a segurança é primordial e o Jeep Renegade Trailwauk dispõe de mais 60 itens relacionados a esse aspecto. Indo muito além dos obrigatórios air bags dianteiros e freios ABS, os controles de tração e de estabilidade, por exemplo, são equipamentos de série em todas as versões, bem como os controles anticapotamento e de estabilidade de trailer. Segurança, nesse caso, se casa com o prazer de dirigir um SUV com grande estabilidade em curvas e uma dirigibilidade surpreendente para um veículo com sua altura. 

Mesmo o passageiro traseiro central conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Atrás, há pontos Isofix para fixação segura de assentos infantis. Para aumentar a visibilidade do motorista, os faróis de neblina e os sensores de estacionamento traseiro equipam todas as unidades do Renegade. E os repetidores laterais nos retrovisores também são de série desde a versão Sport. Completando, o Safety, adiciona ainda air bags laterais, de cortina e de joelhos (totalizando sete bolsas de proteção) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Desenvolvido para entregar a lendária versatilidade e capacidade fora de estrada da Jeep, o Jeep Renegade Trailwauk é o primeiro veículo do grupo FCA a utilizar a inteiramente nova arquitetura “Small-Wide 4x4”, que nasceu para gerar um SUV compacto com tração 4x4. Com suspensão independente nas quatro rodas, o modelo tem articulação de roda de até 205 mm e 212 mm de altura do solo, para elevar o padrão do desempenho no uso off-road dentro de seu segmento. O emprego extensivo de aços avançados e de alta resistência e muitas simulações de impacto fizeram a carroceria do Jeep Renegade Trailwauk entregar muita rigidez torcional e toda a durabilidade necessária para aventuras dignas do selo “Trail Rated”.


Trazendo a tecnologia 4x4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade Trailwauk oferece a mais avançada e inteligente tração 4x4 do segmento. O sistema é capaz de enviar até 200 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.

O Jeep Renegade Trailwauk apresenta eixo traseiro e unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis – para aliviar a transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária e, desse modo, economizar combustível. Assim que a tração 4x4 se faz preciso, ele é acionado instantaneamente. 

O sistema inclui ainda o controle de tração Selec-Terrain, que entrega até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e o exclusivo Rock (pedra), para o melhor desempenho em qualquer terreno e sob qualquer condição climática.

O custo-benefício do Jeep Renegade Trailwauk se estende também para o pós-vendas e a melhor prova disso é o menor custo do segmento para o plano de revisões até 60 mil km e, consequentemente, o menor gasto de manutenção por quilômetro rodado. As revisões deverão ser feitas a cada 20 mil km (ou 12 meses), até 120 mil km.

Assim como os veículos importados da marca, o pernambucano Jeep Renegade Trailwauk tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. E durante todo esse período, o programa de assistência Privilege vai oferecer total suporte ao consumidor.

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