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Alpha Motos: Triumph amplia linha Tiger no Brasil

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Novas versões do modelo são algumas ds novidades da marca no Salão Duas Rodas

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Triumph apresenta no Salão Duas Rodas as quatro versões da nova linha Tiger 800, recém-lançadas no mercado brasileiro, e apresenta pela primeira vez no Brasil mais duas novidades, a top de linha Tiger 800XCa e a Tiger 800XRx low seat (50 milímetros mais baixa do que a versão XRx). 

Além delas, está exposta toda a linha comercializada no mercado brasileiro, que atualmente inclui 19 modelos – sendo 15 montados na fábrica de Manaus (AM) e quatro importados.

A nova Tiger 800XCa, que começa a ser montada em Manaus neste mês e chegará às lojas em novembro, com preço sugerido de R$ 51.500,00, é a versão mais sofisticada da linha Tiger 800. A moto oferece um pacote incrível de equipamentos de conveniência, capaz de tornar qualquer aventura por estradas asfaltadas ou off-road ainda mais divertida e confortável para o piloto e também para o garupa. Além de contar, de série, com todos os recursos disponíveis nas demais motos da linha, a nova Tiger 800XCa vem de fábrica com novos equipamentos, como assentos do piloto e do passageiro aquecidos e manoplas com sistema de aquecimento, entre outras novidades.

Outra atração no Salão Duas Rodas, que amplia ainda mais a diversidade de opções da linha Tiger no Brasil, é a versão 800XRx low seat, com altura do assento mais baixa, tornando-a acessível a mais pilotos. A menor altura foi atingida com um assento redesenhado e um novo curso da suspensão e chassis. A moto também possui uma proteção do radiador refeita, bem como um protetor de cárter de alumínio. Este modelo começará a ser montado em Manaus em dezembro e suas vendas terão início em janeiro. Seu preço será o mesmo da versão XRx convencional.

A nova linha Tiger, que começou a chegar ao mercado brasileiro em maio, com as versões XRx e XCx, é mais dinâmica e adventure, projetada para proporcionar ao piloto tudo o que ele precisa, independente do seu estilo de pilotagem. Na estrada ou fora dela, o novo estilo da Tiger, sua posição de condução, dirigibilidade e motor potente de três cilindros oferecem ao piloto tudo o que é necessário para aproveitar cada momento. Isso inclui uma série de recursos de ponta, como o sistema de aceleração eletrônico “Ride by Wire”, freio ABS comutável, Controle de Tração (TTC), diferentes mapas de aceleração, modos de pilotagem selecionáveis e piloto automático, entre outros itens que colocam a nova Tiger 800 na liderança do quesito tecnologia deste segmento, estabelecendo novos parâmetros de segurança, desempenho e conforto. A linha Tiger responde, no Brasil, por cerca de 70% das vendas da Triumph.

A marca também lança no Salão Duas Rodas a sua coleção 2015 (primavera/verão) de roupas e acessórios pessoais, com mais de 80 itens para os públicos feminino e masculino, incluindo produtos como jaquetas, calças, camisetas, botas, relógios, óculos de sol, mochilas e malas para viagens, entre outros. O público que visitar o estande da Triumph terá a oportunidade de assistir, cinco vezes por dia, desfiles com seis modelos profissionais apresentando esta nova coleção. Também fazem parte desta linha, e serão expostos no estande, itens para o público infantil, como moletons e macacões, e peças diversas, como relógios de parede, miniaturas de motocicletas Triumph, chaveiros e canecas. Todos estes produtos estarão à venda durante o Salão.

A empresa ainda apresenta novidades na linha de acessórios para motocicletas. Estão sendo lançados um novo escapamento da tradicional marca britânica Arrow e um novo conjunto de malas de alumínio – tudo exclusivo para a linha Tiger 800. Revestido de titânio com fibras de carbono, o escapamento foi desenvolvido pelos técnicos da Arrow dentro da própria fábrica da Triumph, em Hinckley, na Inglaterra, e apresenta um som mais esportivo, design diferenciado, é mais leve e ainda contribui para um aumento da potência do motor de 800 cc. Já o novo conjunto de malas conta com dois modelos laterais, com capacidade para transportar até 37 litros cada, e um para a traseira (Top Box), com capacidade para levar até 42 litros. Feitas de alumínio, as malas têm maior capacidade de carga, são mais resistentes e mais seguras.

Para o público que visitar o estande da Triumph, outra atração é a Barbearia Corleone, que montou uma unidade no espaço. Inspirada nas antigas barbearias nova-iorquinas típicas de filmes da máfia das décadas de 40, 50 e 60, a Barbearia Corleone tem como objetivo resgatar a cultura masculina dos amantes das originais e icônicas motocicletas clássicas da Triumph, como a Bonneville e a Thruxton, perdida ao longo dos anos, em que os homens se encontravam para fazer a barba à navalha e cortar os cabelos enquanto fumavam charutos, bebiam e conversavam.

A Triumph está promovendo uma competição inédita entre algumas das principais oficinas especializadas em customização de motocicletas da capital paulista: Johnnie Wash, Recar Motos e Shibuya Garage. A marca inglesa sorteou três temas diferentes para serem trabalhados livremente por cada equipe numa Bonneville T100. A Recar Motos seguiu o tema “Café racer”; a Shibuya, “Modern classic”; e a Johnnie Wash, “Scrambler”. O resultado incrível deste trabalho está em exposição, pela primeira vez, no Salão Duas Rodas. Os profissionais tiveram liberdade total para criar a customização dentro do tema proposto. É a primeira vez que uma marca de motocicletas promove uma disputa deste tipo no País e quem definirá a motocicleta e o estilo campeão será o público visitante que votará em sua preferida através de tablets.

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Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

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O nome da instituição que receberá o veículo personalizado por Alan Mosca para ser leiloado será anunciado posteriormente

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

O nome da instituição que receberá o veículo personalizado por Alan Mosca para ser leiloado será anunciado posteriormente

“O Mustang é um dos poucos carros na história da indústria mundial a alcançar 60 anos de produção contínua. Mas o que o torna único, principalmente, é a capacidade de evoluir, se renovar, seduzir e encantar diferentes gerações sem abrir mão da sua essência. É isso o que queremos celebrar com todos os fãs”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no país.

Além disso, ele terá uma pintura personalizada feita por Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, da família de artistas preferidos por grandes pilotos da Fórmula 1.

Desde o seu lançamento em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, o Ford Mustang construiu uma trajetória impressionante de sucesso. Ele vendeu 22.000 unidades no primeiro fim de semana e fechou aquele ano com mais de 418.000 unidades – quase três vezes mais que as 150.000 unidades programadas inicialmente. A sua produção chegou a 1 milhão de unidades em apenas 18 meses.

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Hoje, o Mustang soma mais de 10 milhões de unidades e tornou-se um ícone cultural, que já participou de mais de 3.000 filmes e séries, além de inspirar músicas, clipes, roupas, brinquedos e videogames.

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Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

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Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

A Stellantis celebra os 75 anos do escorpião mais famoso do mundo: a Abarth foi fundada em 1949, quando Carlo Abarth fundou a então preparado de carros de corridas com o piloto Guido Scagliarini. Em 1971 foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat – que hoje faz parte da Stellantis.

Primeiro Abarth com o emblema do escorpião o 204 A, derivado do Fiat 1100

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

O primeiro Abarth foi o 204 A, derivado do Fiat 1100, após Carlo Abarth ter a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de kits de tuning para carros de produção em massa com o objetivo de aumentar sua potência, velocidade e aceleração.

Os componentes do escapamento tiveram lugar de destaque e, ao longo dos anos, se tornaram marca registrada do “estilo Abarth”. Assim, em alguns anos, a Abarth & C. se tornou global. Em 1962, a marca já produzia 257 mil tubos de escape, 65% dos quais destinados aos mercados de exportação.

O auge do sucesso veio no final da década de 1950 e nos anos 1960. Com um Fiat Abarth 750 projetado por Bertone, a marca quebrou o recorde de resistência e velocidade em 1956. Em 18 de junho, na pista de Monza, quebrou o recorde de 24 horas, cobrindo 3.743 km a uma velocidade média de 155 km/h.

Então, de 27 a 29 de junho, no mesmo circuito, acumulou vários recordes: os 5 mil e 10 mil km, as 5 mil milhas e as 48 e 72 horas. O mesmo veículo foi projetado pela Zagato em duas versões diferentes: o Fiat Abarth 750 Zagato (1956) e o Fiat Abarth 750 GT Zagato (1956).

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Em 1958, Carlo Abarth criou uma verdadeira obra de arte com o novo Fiat 500, transformando completamente o pequeno carro utilitário e aumentando ao máximo seus potenciais.

São diversos os modelos que se destacaram na história do automobilismo

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

No mesmo ano, a marca intensificou sua parceria com a Fiat, que se comprometeu a dar prêmios com base no número de vitórias e recordes que a equipe conquistasse. Foram dez recordes mundiais, 133 recordes internacionais e mais de 10 mil vitórias em pistas de corridas.

A lenda continuou a crescer, tornando-se um nome familiar. Os anos 60 foram a década de ouro de Abarth, que se tornou sinônimo de velocidade, coragem, desempenho e desenvolvimento.

São diversos os modelos que se destacaram na história do automobilismo: do 850 TC, que foi vitorioso em todos os circuitos internacionais, ao Fiat Abarth 1000 Berlina e à 2300 S, que obteve uma extraordinária série de recordes na pista de Monza.

A lenda continuou com o Fiat 124 Abarth, vencedor do título europeu de 1972 e 1975; o Abarth 131, campeão mundial de ralis em 1977, 1978 e 1980, e o Ritmo Abarth. Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979, sob o signo de escorpião, o mesmo de seu nascimento e que inspirou o emblema ostentado em seus carros.

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Ainda assim, o glorioso passado da marca foi atualizado em 2008, quando foi relançada com uma nova linha criada para entusiastas do automobilismo, como o Abarth Grande Punto (2007) e o Abarth 500 (2008), além de kits de tuning para cada carro.

O auge do sucesso veio no final da década de 1950 e nos anos 1960

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

Desde então, diversos novos modelos chegaram ao mercado, como o 695 Tributo Ferrari (2010), o 595 Yamaha Factory Racing (2015), o 695 Biposto Record (2015), o 695 Rivale (2017), o 124 spider (2016), o 124 GT (2018), o esseesse 595 e o 124 Rally Tribute (2019), o 595 e o 695 (2022). A marca ainda entrou em uma nova era com a apresentação em 2022 de seu primeiro modelo envenenado elétrico: o Novo Abarth 500e.

História da Abarth no Brasil

A marca do escorpião já teve dois modelos vendidos no país antes de sua fase atual. Em 2002, lançou o Stilo, com a versão mais potente do hatch. Ela era equipada com um motor de cinco cilindros, 2,4 litros, 167 cavalos de potência e 22,8 kgfm de torque. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h era de apenas 8,4 segundos.

Já em 2014 foi a vez do icônico 500 Abarth que, ainda mais rápido, fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cavalos e 23 kgfm de torque.

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O design também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos.

Em 2022, o escorpião fez história novamente. Desta vez, com o Pulse Abarth, primeiro SUV da marca no mundo. Com a missão de marcar o retorno do escorpião mais famoso ao país, o modelo traz performance no seu DNA, foi desenvolvido no Brasil e é fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG). Com motor Turbo 270, ele é o mais rápido do país na sua categoria.

Já no ano passado, a família brasileira do escorpião aumentou, com a chegada do Fastback Abarth no final de outubro. Com design ainda mais esportivo, ele mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo.

E claro, não poderia deixar a desejar na performance: vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, tem velocidade máxima de 220km/h e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.

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Pesados

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

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Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia Internet das Coisas

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia da Internet das Coisas

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Ele contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

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Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

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