Doe Teleton

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Alpha Notícias: Ford busca inspiração nas patas das lagartixas




Fabricante usa a biomimética para desenvolver novas soluções 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Ford vem utilizando cada vez mais a biomimética para pesquisar novas soluções na produção de veículos. Uma delas é o sistema de colagem de peças de automóveis para facilitar a sua posterior desmontagem para reciclagem, usando formas inspiradas nas patas das lagartixas.

A biomimética é uma abordagem inovadora que busca na natureza soluções sustentáveis para os desafios atuais. Há anos, os pesquisadores da Ford têm estudado alternativas para produzir carros de forma mais sustentável.

Os resultados dessas pesquisas estão sendo compartilhados com a Procter & Gamble, em um esforço conjunto para o desenvolvimento de um novo campo de negócios. Recentemente, a Ford promoveu um workshop sobre biomimética na sua sede em Dearborn, nos EUA, com a participação dessa empresa e do Instituto de Biomimética, organização sem fins lucrativos voltada à busca de soluções sustentáveis.


Inspiração

Um dos desafios é a cola usada para unir espumas em plásticos e metais, que torna a desmontagem das peças para reciclagem quase impossível. É aí que entram as lagartixas. As pontas dos seus dedos permitem que elas grudem na maioria das superfícies sem qualquer tipo de líquido ou tensão superficial, suportando forças muito superiores ao seu peso. O réptil também é capaz de se soltar facilmente sem deixar resíduos.

“As lagartixas podem inspirar uma série de inovações em adesivos para aplicações globais na Ford”, destaca Debbie Mielewski, líder técnica de pesquisas de plásticos e sustentabilidade da empresa. “É uma solução que pode reduzir custos e certamente terá também um ganho ambiental, aumentando a reciclagem de espumas e plásticos”.

Outros exemplos

A abordagem biomimética não é nova. O desenho do trem bala de Shinkansen, no Japão, por exemplo, foi inspirado no pássaro martim pescador. O velcro se espelha nos carrapichos que grudam nas roupas. E as agulhas médicas foram aprimoradas com a observação do mosquito.

Os times de design da Ford trabalham há cerca de uma década para criar tecnologias inspiradas na natureza. Exemplo disso são os novos fios usados no revestimento de bancos e forros de teto dos veículos. A Ford é a única empresa automotiva a usar a fibra de alta performance Repreve, da Unifi, 100% feita de materiais reciclados, incluindo garrafas plásticas. Esse material é aplicado em cinco veículos – F-150, Explorer, Edge, Focus Electric e Fusion – como parte da estratégia global da marca de reduzir, reutilizar e reciclar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana