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Alpha Notícias: Nissan apresenta o IDS Concept

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Modelo é a visão da fabricante japonesa para o futuro dos veículos elétricos e da condução autônoma

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Nissan revelou um carro-conceito que materializa a visão da empresa para o futuro da condução autônoma e dos veículos elétricos sem emissão de poluentes: o IDS Concept.

Durante o Salão do Automóvel de Tóquio, o CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que “as próximas tecnologias da Nissan vão revolucionar a relação entre o carro e o motorista, bem como o futuro da mobilidade”.
Depois de liderar o desenvolvimento e a expansão da tecnologia de veículos elétricos (EVs ou Electric Vehicles, em inglês), a Nissan está mais uma vez um passo adiante em termos de tecnologia automobilística. Integrando sistemas avançados de controle da condução e tecnologias voltadas à segurança com inteligência artificial de ponta (IA), a Nissan está entre os líderes em desenvolvimento de dispositivos de condução autônoma com aplicabilidade prática e que possam vir a se tornar realidade.

Em agosto de 2013, Ghosn afirmou que até 2020 a Nissan poderia equipar seus carros com tecnologias inovadoras de condução autônoma. Hoje, a empresa mantém seus planos para alcançar este objetivo.

O Sistema de Condução Inteligente da Nissan (IDS, ou Intelligent Conduction System, em inglês) é um conceito de tecnologia de condução autônoma que representa as crenças da Nissan sobre como devem ser os veículos de próxima geração. Ghosn disse ainda que “O Sistema de Condução Inteligente da Nissan aumenta a capacidade de um motorista de ver, pensar e reagir, compensando erros humanos, que são a causa de mais de 90% de todos os acidentes automobilísticos. Com isso, o tempo gasto ao volante se torna mais seguro, mais limpo, mais eficiente e até mesmo mais divertido”.

Dentro dos próximos anos, você verá a tecnologia de Condução Inteligente da Nissan sendo implementada em seus carros em todo o mundo. 

A experiência proporcionada pelo Nissan IDS Concept

A condução autônoma já foi comparada a uma situação em que poderíamos viver em um mundo de esteiras rolantes que simplesmente levariam as pessoas do ponto A ao ponto B. Entretanto, o Nissan IDS Concept promete uma visão muito diferente para o carro do amanhã. Mesmo quando o motorista seleciona a opção ‘Condução Pilotada’ e delega a condução ao veículo, a performance do carro – desde a aceleração até a capacidade de fazer curvas – imita o estilo próprio e as preferências do condutor.

No modo ‘Condução Manual’, o condutor assume o controle. As ações de aceleração linear e a capacidade de fazer curvas se tornam simples e divertidas. Mas nos bastidores, o Nissan IDS Concept continua a oferecer assistência ao condutor. Sensores monitoram continuamente as condições de rodagem e os dispositivos de assistência à condução se mantêm disponíveis mesmo quando o condutor está no comando da direção. Caso haja a iminência de um perigo, o Nissan IDS Concept entra em ação e executa uma manobra evasiva.

Além de ser capaz de aprender, o sistema de IA do Nissan IDS Concept se comunica como se fosse um atento copiloto. Desde informações sobre as condições do trânsito, a agenda ou os interesses pessoais do condutor, o sistema de IA do Nissan IDS Concept tem tudo o que é necessário para ajudar a criar uma experiência de condução que é ao mesmo tempo confortável, agradável e segura.

Design – Dirigindo juntos

“A comunicação é um dos pontos-chave do Nissan IDS Concept. Para que a condução autônoma se torne uma realidade, do ponto de vista da sociedade, precisamos não apenas considerar a comunicação entre o carro e o condutor, mas também a comunicação entre o carro e as pessoas. O projeto do Nissan IDS Concept personifica a visão da Nissan em relação à condução autônoma com uma frase simples – ‘Dirigindo Juntos’”, explica Mitsunori Morita, Diretor de Design da Nissan.

Opções de ambiente interno permitem que o condutor desfrute da experiência de dirigir de duas formas diferentes

O conceito ‘Dirigindo Juntos’ é claramente demonstrado no design interno. “O Nissan IDS Concept configura um ambiente interno diferente conforme a opção de condução escolhida – ‘Condução Pilotada’ ou ‘Condução Manual’. São detalhes que consideramos absolutamente necessários para expressar nossa ideia de condução autônoma”, explica Morita.

Mesmo sendo um hatch, o entre eixos mais longo do Nissan IDS Concept permite que quatro adultos se acomodem confortavelmente. Mas a cabine se torna muito mais espaçosa quando o condutor seleciona o modo ‘Condução Pilotada’. Neste modo, o volante da direção retrocede para o centro do painel de instrumentos, fazendo aparecer uma grande tela plana. Várias operações relacionadas à condução são comandadas pelo sistema de Inteligência Artificial via comando de voz e gestos do motorista. Enquanto isso, o interior – que é revestido de materiais naturais, como couro – é iluminado por uma luz suave. Os quatro bancos giram suavemente para o lado de dentro, de forma a favorecer a conversa entre os ocupantes. É como se todos estivessem relaxando em uma sala de visitas.

Quando o condutor seleciona a ‘Condução Manual’, o interior espaçoso se transforma para colocar o motorista no comando. Todos os bancos se voltam para frente. Remetendo às rédeas de um cavalo e à equitação, o volante entra em ação em conjunto com os mostradores do painel e do head-up display, que apresenta informações sobre o itinerário a ser seguido. A iluminação interna passa a ser azul, estimulando a capacidade de concentração. A estrutura vazada das colunas dianteiras utilizadas pela Nissan garante excelente visibilidade, reduzindo os pontos cegos e contribuindo para uma sensação de amplitude.

“Com mais opções e ainda mais controle em cada situação, o condutor continuará sendo o foco de nosso trabalho em termos de desenvolvimento tecnológico”, disse Ghosn durante o evento.

Mudar para a ‘Condução Manual’ é uma tarefa simples, graças ao botão localizado entre os bancos dianteiros – chamado de Comando PD. Este é o único controle que o motorista pode ativar fisicamente quando o carro está configurado no modo ‘Condução Pilotada’: quando o condutor está pronto para assumir a condução, uma ação física ativa a mudança.

Design externo – comunicação transmite confiança e harmonia 

Para que a condução autônoma seja amplamente aceita, as pessoas precisam confiar na tecnologia. Graças às suas capacidades inovadoras de comunicação, o Nissan IDS Concept promove confiança e um senso de harmonia também para aqueles que estão do lado de fora do carro. Vários displays e luzes externas sinalizam aos pedestres e pessoas no entorno a presença e as intenções do carro. Na verdade, o contorno prateado do carro é uma faixa de LED que a Nissan apelidou de ‘Indicador de Intenções’. Quando há pedestres ou ciclistas nas proximidades, a faixa muda para vermelho, assinalando que o carro está ciente da presença deles. Já o display eletrônico que fica voltado para o lado de fora na altura do painel de instrumentos exibe mensagens luminosas para os pedestres, como “Pode passar!”. Este sistema de comunicação natural e em harmonia com o entorno assinala um novo futuro para a relação com o automóvel.

Mais autonomia graças à performance aerodinâmica avançada

O Diretor de Design da Nissan, Mitsunori Morita, afirmou que “Quando a tecnologia de Condução Inteligente da Nissan estiver disponível para os modelos de produção em série, os veículos elétricos poderão cobrir grandes distâncias com uma única recarga da bateria. Para chegarmos a este ponto será obviamente necessária uma evolução na tecnologia de baterias, mas a performance aerodinâmica também é muito importante. Por isso, incorporamos nossa tecnologia aerodinâmica mais avançada no design do Nissan IDS Concept”.

A altura da carroceria totalmente construída em fibra de carbono foi reduzida a 1.380 mm, reduzindo nitidamente o arrasto aerodinâmico (Cd). Com as rodas localizadas mais próximas dos cantos, a carroceria proporciona um espaço interno maior, permitindo que o design da cabine seja mais envolvente. A Nissan optou por rodas de diâmetro maior, aumentando a performance e a esportividade, mas preferiu equipá-las com pneus bastante finos de 175’’, para minimizar a resistência do ar e melhorar a estabilidade. As rodas têm um design em camadas que remetem a finas aletas, criando vórtices no fluxo de ar na superfície da roda, contribuindo ainda mais para suavizar a passagem do ar.

O estilo da grade do Nissan IDS Concept lembra placas de gelo, remetendo a um design puro e limpo – e perfeito para um veículo elétrico. Desenhado como se fosse uma pilha de blocos de gelo, o padrão da grade parece ser transparente. A carroceria com pintura acetinada em um tom prata azulado ressalta ainda mais a impressão de conforto e segurança proporcionados pela cabine.

Evolução da tecnologia de veículos elétricos aumenta autonomia

Durante a reunião anual dos acionistas da Nissan, realizada em junho, o Vice-Presidente Executivo da Nissan, Hideyuki Sakamoto disse: “Nossa estratégia para zero emissão de poluentes está focada em nossos veículos elétricos. Nosso objetivo é melhorar a tecnologia de propulsão, como motores elétricos, baterias e inversores, que possibilitarão a produção em série e comercialização em massa de veículos elétricos que poderão se igualar ou até mesmo ultrapassar a conveniência de utilização dos carros movidos a gasolina”.

O Nissan IDS Concept é equipado com uma bateria da alta capacidade – 60 kWh. Graças à sua incrível aerodinâmica, altura da carroceria mais baixa, formas fluidas e a redução no peso proporcionada pela carroceria construída totalmente em fibra de carbono, o veículo também foi projetado para cobrir longas distâncias. Outras tecnologias incluídas no Nissan IDS Concept são o ‘Estacionamento Pilotado’, que pode ser operado por smartphone ou tablet, além de tecnologias de recarga sem fio. Graças a estes equipamentos, o condutor pode deixar que o próprio carro assuma as funções de estacionamento e recarga.

Zero acidentes fatais e zero emissões são metas da Nissan

Para fazer com que nossa sociedade baseada no automóvel seja mais sustentável, precisamos lidar com questões tão complexas como o fornecimento de energia sustentável, mudanças climáticas, poluição do ar e segurança no trânsito. Por isso, a missão da Nissan inclui metas aspiracionais como reduzir o índice de acidentes fatais e as emissões de poluentes a zero, de forma a tornar nossa sociedade baseada no automóvel mais sustentável.

Mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por erros humanos. O amplo sistema de sensores e de IA do Nissan IDS Concept foi projetado para proporcionar uma performance de segurança muito melhor em comparação com um condutor humano. Esta tecnologia nos leva um passo adiante rumo à nossa meta de zero acidentes fatais de trânsito.

Os veículos elétricos não emitem CO2 e suas baterias podem armazenar energia proveniente de fontes renováveis, transformando-a em eletricidade para residências e edifícios. Com o aumento do número de veículos elétricos em circulação, comunidades inteiras terão condições de aproveitar sua energia segundo um planejamento energético sustentável. Posteriormente, quando os veículos elétricos desempenharem um papel crucial no fornecimento de energia, estaremos bem próximos de nos tornarmos uma sociedade zero emissão.

A Nissan acredita que o Nissan IDS Concept se tornará uma inovação de ponta para a mobilidade de nova geração, além de permitir que tornemos nossas metas de “dois zeros” uma realidade.

Incorporando os maiores avanços da Nissan em termos de segurança, com controle da condução e tecnologia para veículos elétricos – tudo isso levado a um novo patamar graças ao sistema de IA – o Nissan IDS Concept dá pistas convincentes de um futuro promissor.

Notícias

Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

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Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

A Nissan comemora a primeira década da sua unidade industrial em Resende/RJ, um exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão.

Complexo da Nissan se destaca pelas práticas sustentáveis e promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes

“O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes “, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

O Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, e mesmo ainda sendo muito moderno, o complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado.

O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da Nissan, The Arc, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

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Ao longo desses 10 anos, além de inúmeras conquistas e momentos especiais dentro do universo Nissan, o complexo de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. Também dentro do espaço de manufatura, em 2017, foi realizado um show de um astro da música sertaneja brasileira, reunindo cerca de 1.800 funcionários.

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por dois dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

Assim, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue construindo a história e impulsionando o futuro da marca e do nosso país com foco na qualidade de produção, honrando o seu DNA japonês, dando prioridade as práticas sustentáveis e valorizando as pessoas, em uma jornada consistente para a promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes e na sociedade.

Um caminho positivo reconhecido pelos funcionários que, nos últimos dois anos, levaram a Nissan a ser certificada como Great Place to Work e motivou mais de 500 deles a ajudarem na realização da foto oficial dos 10 Anos do Complexo Industrial de Resende, realizada nas ruas internas da unidade.

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Esportes

GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

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GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

O GP da China está de volta ao calendário após um intervalo de cinco anos. 2019 foi o último ano em que a Fórmula 1 correu em Xangai, realizando nessa ocasião as celebrações para marcar o milésimo evento na história do campeonato mundial de maior prestígio na história do motorsport.

O trio de pneus Pirelli escolhidos para o GP da China são o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio

A longa pausa se deveu ao lento retorno à normalidade após os efeitos da pandemia de Covid-19 e a China agora está de volta ao calendário, com sua primeira aparição a poucos meses de completar 20 anos. A primeira edição deste GP foi realizada em setembro de 2004.

Todas as 16 edições foram realizadas no Circuito Internacional de Xangai, projetado por Hermann Tilke, cujo traçado é vagamente baseado no caractere chinês “shang”, que significa “acima”.

O percurso de 5,451 quilômetros traz 16 curvas, várias delas muito lentas, por exemplo a sessão entre as curvas 1 e 3 e 6 a 14, enquanto outras são de alta velocidade, como o ‘S’ entre as curvas 7 e 8. Há duas longas retas, ambas utilizadas como zona de DRS, com uma na reta de largada e chegada e a outra na reta oposta, de mais de um quilômetro, a partir da curva 13, que é ligeiramente inclinada na entrada da curva 14.

Com base em simulações e dados anteriores, os pneus estão sujeitos a forças laterais e longitudinais que se enquadram na categoria média, com a parte externa do pneu, especialmente no lado esquerdo do carro, sofrendo o maior desgaste.

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Abril em Xangai pode registrar uma mudança acentuada nas temperaturas

GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

O trio de pneus escolhidos para Shanghai é o meio da gama, com o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio. Nominalmente, é a mesma seleção de 2019, mas o cenário é muito diferente.

Há cinco anos, os pneus de 13 polegadas ainda estavam em uso, instalados na geração anterior do carro, que tinha um assoalho plano e aerodinâmica completamente diferente do carro atual.

Na verdade, para os pilotos, as equipes e também para a Pirelli, é praticamente uma questão de começar do zero, visto que as referências são muito vagas.

Complicando ainda mais a situação está o fato de que o GP da China ser o primeiro de seis eventos desta temporada no formato Sprint, que por sua vez foi levemente modificado para este ano em termos da ordem de execução das sessões.

Os treinos livres e a classificação Sprint são na sexta-feira, a corrida Sprint e a classificação no sábado, com o GP, como sempre, no domingo. O parque fechado também foi alterado, passando a ser dividido em duas partes: uma que cobre a classificação e a corrida Sprint e a outra que começa antes da classificação de sábado à tarde.

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Isso significa que há apenas uma hora de treinos livres na sexta-feira para encontrar a configuração certa para os carros e, acima de tudo, para avaliar os pneus durante uma longa corrida numa pista que inevitavelmente estará longe das condições ideais.

É provável que, em termos de aderência, a evolução da pista, que não mudou desde 2019 e só foi utilizada com pouca frequência desde então, seja muito significativa, à medida que pouco a pouco os carros vão depositando borracha na superfície. Isso significa que o trabalho no simulador tem uma importância ainda maior para pilotos e engenheiros, tanto na preparação para a prova como durante.

O formato Sprint também significa uma alocação diferente para pneus de pista seca, caindo de 13 para 12 conjuntos (dois Duros, quatro Médios e seis Macios), enquanto o número de conjuntos para chuva permanece o mesmo (cinco Intermediários e dois de Chuva Extrema).

Abril em Xangai pode registrar uma mudança acentuada nas temperaturas, com variações em torno de 10ºC, o que acrescenta mais uma variável ao quebra-cabeça que as equipes e pilotos devem montar.

Normalmente, o GP da China é uma corrida de duas paradas, em parte porque há vários locais onde as ultrapassagens são possíveis, como na freada da curva 14 e depois na reta principal e na freada da curva 6. Assim como foi em Suzuka, o undercut geralmente é muito eficaz em Xangai.

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Dos 20 pilotos que compõem o grid este ano, apenas três subiram no degrau mais alto do pódio de Xangai: Lewis Hamilton (seis vezes), Fernando Alonso (duas vezes) e Daniel Ricciardo (uma vez). Hamilton também tem seis poles em Xangai e marcou 204 pontos aqui. Das equipes, a Mercedes lidera o grid com seis vitórias, à frente da Ferrari, com quatro, enquanto a Red Bull venceu duas vezes. Na realidade, foi aqui, em 2009, que Sebastian Vettel deu a primeira vitória à equipe que, assim como agora, era dirigida por Christian Horner.

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Testes

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

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Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemorando 75 anos esse ano, a marca Abarth fez sua estreia em nossa garagem em novembro de 2023 com o Pulse. Agora foi a vez do segundo modelo passar por aqui: o Abarth Fastback, equipado com escapamento duplo esportivo, que para quem é apaixonado por carros, é um dos seus destaques pelo delicioso barulho que entrega.

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback conta com motorização Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que juntos entregam até 185 cavalos de potência e 270Nm, acelera o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de até 220km/h – tudo isso quando abastecido com etanol.

Um destaque da transmissão é que ela conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite a troca de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução – e entregando o magnífico ronco do motor, que pode ser conferido nesse vídeo https://youtu.be/uigaVFHYBKQ.

No quesito condução, destaque para os três modos disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica do sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

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Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback contou com ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo, cerca 5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback.

As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro e o aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica.

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O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao modelo. Além disso, o wide blade, friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô, ganhou revestimento em fibra de carbono.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono.

O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o cliente consegue encontrar 13 escorpiões.

O Abarth Fastback traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa.

Já o cluster digital de sete polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O modelo traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo.

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Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

O modelo possui diversos recursos de segurança

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback também possui recursos de segurança, como os ADAS, sistemas avançados de assistência à direção, que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Além disso, o carro conta com o ESP – Electronic Stability Program, que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.

O ABS com EBD – Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

O Abarth Fastback conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.

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O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Picape BYD será híbrida plug-in com quase 480 cavalos de potência

A BYD vai oferecer no mercado brasileiro uma picape híbrida plug-in equipada com uma nova tecnologia de energia na plataforma DMO Super Híbrida Off-road para entregar uma mistura harmoniosa de desempenho robusto off-road, conforto e eficiência energética.

No comunicado para a imprensa a BYD afirma que “essa oferta inovadora tem como objetivo proporcionar uma experiência superior que supera a das picapes convencionais, posicionando-se como um divisor de águas no mercado.”

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Triumph inicia produção das novas Speed 400 e Scrambler 400 no Brasil

A Triumph anuncia o início da produção dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 em sua fábrica localizada em Manaus/AM. Toda linha foi ajustada para receber as novas motos, contando com todo efetivo para a produção e entrega de mais de 2.000 motocicletas.

“Este é um momento histórico da Triumph no Brasil, a produção da primeira moto de 400 cilindradas é um marco de entrada em um segmento que está em forte crescimento no país” declara Renato Fabrini, Gerente Geral da operação no Brasil.

BMW Group reforça seu compromisso com o Brasil

O BMW Group anunciou a eletrificação da sua planta no Brasil, localizada na cidade catarinense de Araquari, além de expandir suas atividades de engenharia local.

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Após um recorde histórico de vendas de veículos eletrificados no ano passado, o BMW Group anunciou agora a produção local do BMW X5, o primeiro modelo Premium híbrido Plug-in a ser feito na América do Sul. O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Harley-Davidson traz modelos de motos exclusivas para o Brasil

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A Harley-Davidson traz para o Brasil modelos exclusivos da coleção CVO – Custom Vehicle Operation, inicialmente os Street Glide e Road Glide ST, disponíveis a partir de 15 de abril com preços a partir de R$ 257.450,00.

Os dois modelos vêm equipados com acabamentos exclusivos, toda a tecnologia de infotainment alimentada pelo novo sistema operacional Skyline e o som de alto desempenho Stage II, desenvolvido pela Rockford Fosgate, com amplificador de 500 Watts RMS e speakers de 150 Watts RMS.

Hyundai Palisade com oito lugares faz sua estreia no Brasil em 2024

O Hyundai Palisade faz a sua estreia no Brasil ainda em 2024 e chega para ser o veículo familiar definitivo para uso diário e viagens rodoviárias. O SUV oferece requinte premium, design interior e exterior renovados, novas funcionalidades de conveniência e conforto, além de sistemas avançados de assistência ao condutor.

O modelo é equipado com motor V6 de 3.8 litros que oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades.

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Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

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O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no País.

Discovery Sport produzido no Brasil chega ao mercado com preço a partir de R$ 434.490,00

Foi apresentada a linha Discovery Sport 2024, com motorizações P250 Flex ou D200 Diesel, até sete lugares e o mais recente sistema de infoentretenimento Pivi Pro 2. Na motorização diesel, a tecnologia elétrica mild hybrid (MHEV) proporciona funcionamento suave da função start-stop.

Produzido no Brasil, a linha Discovery Sport 2024 apresenta interior com até duas opções de cores. Na opção com até sete lugares, a segunda fileira de bancos desliza e reclina com uma divisão de 40:20:40, disponibilizando uma área de carga de até 1.794 litros com os bancos traseiros rebatidos.

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