Doe Teleton

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alpha Notícias: PROTESTE afirma que transporte escolar é inseguro




Na pequisa foi constatada a presença de cintos de segurança de três pontos nos assentos dos alunos apenas em uma das empresas

Texto: Assessoria de Imprensa

A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou 28 empresas de transporte escolar, sendo dez na cidade do Rio de Janeiro, oito em São Paulo e dez em Belo Horizonte e constatou que itens importantes de segurança, como cinto de três pontos, cadeirinha e limitadores de janela, são ignorados por alguns prestadores do serviço nas três cidades. Os pais precisam ficar atentos na hora de contratar o serviço. 

Foi constatada a presença de cintos de segurança de três pontos nos assentos dos alunos apenas em uma das empresas que atende o Colégio Monteiro Lobato, de São Paulo; e duas de Belo Horizonte, que transportam alunos dos colégios Marista e Coleguim. E em nenhuma do Rio era oferecido. Eles são os mais seguros, e indispensáveis para a fixação da cadeirinha e do assento de elevação. 

Nenhuma das empresas avaliadas em São Paulo oferecem cadeirinhas e dispositivos especiais de retenção para crianças de diferentes idades. Apesar de não serem ainda itens obrigatórios, são fundamentais para assegurar que, em caso de acidentes, as crianças não serão arremessadas e feridas. Mas estavam presentes em todas de Belo Horizonte, e em três escolas do Rio. Mochilas e pastas dos alunos são alocados no porta-malas do veículo durante o trajeto apenas na escola Dinamis do Rio, e no Monteiro Lobato de São Paulo. 

Em São Paulo, apenas quatro das dez empresas verificadas apresentavam a lista de passageiros, apesar de ser obrigatória: Colégio São José, Monteiro Lobato, Santa Cruz e Móbile. No Rio, apenas uma, o Colégio Marista São José e, em Belo Horizonte, nenhuma. Apesar de não ser obrigatório, nesses locais, é importante ter a descrição dos dados dos estudantes transportados para verificar a presença de todos no veículo antes que seja dada a partida no carro. 

Em São Paulo, a ausência de um monitor é comum. Só havia a presença deste profissional em três transportes, das escolas Monteiro Lobato, Móbile e Pueri Domus. No Rio e em Belo Horizonte, não foi verificada essa falha. 

Foi verificado também se todos os veículos utilizados para o transporte das crianças seguiam as regras dispostas nos artigos 136 e 137 do Código de Trânsito Brasileiro. No Rio, duas não tinham selo de vistoria: Transporte Legal Renata, do Centro Educacional Espaço Integrado; e RGR Transporte Escolar, do Instituto Pio XI. Em Belo Horizonte, o problema foi encontrar tacógrafos, que são o sistema que registra a velocidade do veículo. 

E apesar de não ser lei, a PROTESTE acha importante a identificação do motorista e monitor afixados no carro, bem como o nome e o telefone da empresa para a qual prestam o serviço. Essas informações são comuns nos veículos de Belo Horizonte, mas raras no Rio e em São Paulo. 

Limitadores de abertura das janelas laterais são essenciais para não haver o risco de a criança cair quando aberta. Faltava o dispositivo apenas no Transporte Legal Renata, que atende ao Centro Educacional Espaço Integrado, no Rio de Janeiro. 

O estudo foi realizado de forma anônima: colaboradores utilizaram seus próprios dados pessoais para a realização do teste, questionando sobre detalhes do serviço a ser prestado a seus supostos filhos. Em nenhum momento, foi mencionado o nome da PROTESTE. 

Nenhum dos estabelecimentos pesquisados se responsabiliza pela prestação do serviço das empresas de transporte escolar. Foram pesquisadas as seguintes empresas, do Rio de Janeiro: José Carvalhedo, Transporte Legal Renata, Scholl Bus Transporte Escolar, Coperupa, Jorge Luiz Transporte Escolar, SK, RT Transporte Escolar, Garriga, RGR Transporte Escolar e Tio Roberto e Tia Solange. De São Paulo: Luis Carlos Cardoso Gomes, Transporte Zona Sul, Tia Bete, Luis Roberto, Transfretur Transporte, School Bus, Edson Transportes e A.H.S. Transportes. E de Belo Horizonte: Bárbara e Vicente, Paulo e Viviane Transportes, TSB Tur, Escolar Shirlei, Uaiminastur Escolar, Águia Flor, Transporte Escolar Silva, Tefal Transporte Escolar, Eustáquio e Eliane Transportes e Escolar Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana