Doe Teleton

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Alpha Notícias: Divulgado vencedores do 17º “Volkswagen Talento Design”




Tema deste ano propôs a criação de um meio de transporte que atenda às diversas necessidades do Brasil em 2025 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil revelou os vencedores da 17ª edição do “Talento Design 2015”, concurso voltado a estudantes de desenho industrial. 

O tema deste ano, “Recortes do Brasil”, propôs o desenvolvimento de um meio de transporte para o ano de 2025 que possa enfrentar os caminhos e atender às diversas necessidades do Brasil.

O “Talento Design” conta com duas categorias “Shape Design” e “Color&Trim”. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor da segunda farão estágio remunerado de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca.

“O ‘Talento Design’ é muito importante para os estudantes e para a Volkswagen do Brasil, pois proporciona uma troca de experiências e ideias criativas que agrega para ambos os lados. Todos que estão aqui podem ser considerados vencedores. Recebam os meus parabéns e sejam bem-vindos ao nosso time!”, afirmou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels. 

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa. Entre os profissionais revelados no “Talento Design”, por exemplo, está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do Volkswagen up!.

“O concurso ‘Talento Design’ é uma forma inovadora e especial de selecionar estagiários para área de Design da Volkswagen do Brasil. A vivência profissional que os estudantes vencedores terão durante o estágio servirá de base para a construção de uma carreira de sucesso e a realização de um sonho profissional”, disse o supervisor de Design Shape da Volkswagen do Brasil, Guilherme Knop.

O ‘Talento Design’ é realizado desde 1998. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.

Conheça os vencedores da categoria Shape Design

Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e à integração com os anseios do consumidor. Trata-se do design externo e interno dos veículos. Os três vencedores da categoria são:

1º lugar: Gabriel Tomio Zonta, 21 anos, estudante de Design do Produto na PUC Curitiba (PR).
Projeto “Volkswagen Wide”: propõe um veículo anfíbio projetado para vencer as dificuldades de locomoção em áreas do Pantanal. Tem como principal funcionalidade grandes rodas inspiradas em “rodas de pá” de embarcações típicas da região, que se adaptam a diversos tipos de terrenos, desde vegetações rasteiras a zonas alagadiças como afluentes e rios. Trata-se de um veículo que não emite poluentes, com propulsão 100% elétrica.

2º lugar: Felipe de Oliveira Mazzêo, 29 anos, estudante de Design do Produto na Universidade Positivo, de Curitiba (PR).
Projeto “Volkswagen Arara”: propõe um veículo para uso de cientistas e pesquisadores na Floresta Amazônica. Conforme a necessidade, a cabine se desprende da base do veículo e pode sobrevoar áreas a serem mapeadas. O veículo também trabalha em modo anfíbio.

3º lugar: Michel Pereira Dias, 23 anos, estudante de Design de Produto da FMU, de São Paulo (SP).
Projeto “Volkswagen Abequar”: propõe um veículo-robô que acompanha seu proprietário nas mais diversas atividades esportivas, como rapel e escalada. É uma proposta de integração entre homem e máquina.

Conheça o vencedor da categoria Color&Trim

A categoria de Color&Trim (design de acabamentos) contempla apenas um vencedor. Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos externos e internos, a elaboração de figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.

1º lugar: Lucas Cassim Caires, 20 anos, estudante de Design de Produto do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP).

Projeto “Kene”: propõe o uso de materiais e acabamentos sustentáveis, aliando design, qualidade e o menor impacto ambiental possível. Inspirado na região Norte do Brasil, o projeto sugere uso de mão de obra e materiais locais, além de tecnologias e materiais que contribuem com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana