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Alpha Notícias: BMW Group bate recordes de vendas e lucratividade no primeiro trimestre

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Grupo reafirma perspectiva de negócios para todo o ano de 2016

Texto: Assessoria de Imprensa

O BMW Group continua trilhando um caminho de sucesso no início do ano de celebração de seu centenário, alcançando números inéditos de volume de vendas e lucratividade neste primeiro trimestre de 2016.

“Nosso desempenho no primeiro trimestre é mais uma prova de nossa capacidade de gerar resultados positivos apesar de um ambiente de mercado volátil”, afirmou Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “O fator decisivo para nós não é a lucratividade no curto prazo, mas um crescimento sustentável e rentável. Nesse sentido, pretendemos desempenhar um papel pioneiro ao transformar e moldar o mundo da mobilidade individual hoje e no futuro”. O BMW Group apresentou sua Estratégia Number ONE > NEXT em março, definindo o modelo para seu compromisso contínuo de impulsionar a mudança na mobilidade futura.

No segmento de automóveis, o volume de vendas do BMW Group aumentou 5,9%, alcançando um total de 557.605 unidades (2015: 526.669 unidades) nos três primeiros meses do ano, estabelecendo assim um novo recorde para o período.

Em € 20,85 bilhões, as receitas do grupo para o período de janeiro a março mantiveram o mesmo patamar registrado no ano anterior (2015: € 20,91 bilhões; -0,3%), influenciadas pelo maior volume de vendas por um lado e, por outro, por condições cambiais desfavoráveis. O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) totalizou € 2,45 bilhões (2015: € 2,52 bilhões; -2,5%). O lucro antes dos impostos (EBT) do grupo aumentou 4,4%, atingindo um novo recorde de € 2,36 bilhões (2015: € 2,26 bilhões). O lucro líquido do grupo aumentou 8,2%, atingindo € 1,64 bilhão (2015: € 1,51 bilhão), alcançando também um novo recorde no primeiro trimestre.

Segmento de automóveis: margem EBIT na extremidade maior da meta

Em € 18,81 bilhões, as receitas do segmento de automóveis mantiveram um patamar similar ao mesmo período do ano anterior (2015: € 18,89 bilhões; -0,4%). O EBIT totalizou € 1,76 bilhão, também se aproximando muito dos números do ano passado (2015: € 1,79 bilhão; -1,7%). A margem EBIT no segmento de automóveis foi de 9,4% (2015: 9,5%), estando mais uma vez na maior metade da meta esperada (entre 8% e 10%). O lucro antes dos impostos aumentou 6,1%, de € 1,63 bilhão para € 1,73 bilhão. 

A marca BMW atingiu um novo recorde no volume de vendas, com 478.743 unidades (2015: 451.576 unidades; +6%) vendidas no primeiro trimestre. O resultado reflete as contribuições feitas pelo “brand shaper” do BMW Group, o novo BMW Série 7, e os modelos BMW X. As entregas no primeiro trimestre do BMW Série 7 foram 20,3% maiores em relação ao ano anterior. Vale destacar que o BMW Série 7 híbrido plug-in e o BMW M760Li xDrive chegarão ao mercado este ano. As vendas do BMW X1 no período de três meses cresceram 67,6% combinando-se os dois últimos anos, alcançando 51.002 unidades. O BMW X3 registrou um recorde no aumento do volume de vendas de 26,9%, alcançando 38.719 unidades, e o BMW X6 aumentou suas vendas em 15,2% em relação ao ano anterior (11.043 unidades). Os clientes receberam 5.128 veículos BMW i no mundo todo durante os três primeiros meses do ano, quebrando a barreira das 50.000 unidades vendidas desde o lançamento no mercado, no final de 2013. Há a expectativa de que a nova versão do BMW i3 (bateria com autonomia estendida) estimule a demanda pelo produto a partir do terceiro trimestre do ano.

A marca MINI também alcançou um novo recorde de entregas para clientes no primeiro trimestre, com vendas mundiais 5,4% maiores, alcançando 78.311 unidades (2015: 74.312 unidades). Um crescimento maior foi registrado com contribuição do novo MINI Clubman (mais de 12.000 unidades foram vendidas no período). 

As vendas no primeiro trimestre da Rolls-Royce Motor Cars foram afetadas por diversos fatores, incluindo incertezas políticas e econômicas, principalmente no Oriente Médio. Os preparativos para o lançamento do Dawn no mercado também trouxeram impacto. No total, 551 unidades foram entregues para clientes durante o período considerado (2015: 781 unidades; -29,4%). O novo Rolls-Royce Dawn foi lançado no final de março. A entrada de pedidos no momento é satisfatória e deve estimular a demanda pelo produto.

A tendência positiva do BMW Group continuou na Europa, onde as vendas de 257.120 unidades no primeiro trimestre aumentaram 9,5% em relação ao ano anterior. Vários mercados na região registraram o crescimento no volume de vendas, até mesmo em uma escala de dois dígitos em alguns países, incluindo a Grã-Bretanha (+10,5%; 59.169 unidades), França (+10,7%; 20.816 unidades) e Itália (+11,5%; 19.951 unidades).

A venda de veículos do BMW Group no primeiro trimestre na Ásia aumentou 9,9%, alcançando 183.204 unidades, incluindo 127.167 unidades vendidas na China (+10,5%) e 18.703 unidades no Japão (+8,8%). 

As entregas para clientes nas Américas diminuíram 8,7%, registrando 100.245 unidades, incluindo 81.601 unidades (-10,8%) vendidas nos EUA.

Segmento de motocicletas alcança novo recorde no volume de vendas 

O segmento de motocicletas continua com bom desempenho. O número de motocicletas BMW vendidas para clientes no mundo todo desde o início do ano aumentou 7,7%, alcançando 33.788 unidades, com o modelo BMW R 1200 GS e seu modelo irmão, o BMW R 1200 GS Adventure, permanecendo os modelos mais vendidos do BMW Motorrad no mundo. As receitas do segmento no primeiro trimestre aumentaram 2,6%, alcançando € 582 milhões (2015: € 567 milhões) por conta dos bons volumes de vendas. O EBIT totalizou € 94 milhões (2015: € 115 milhões; -18,3%), enquanto o lucro antes dos impostos também registrou € 94 milhões (2015: € 114 milhões; -17,5%). 

Segmento de Serviços Financeiros continua com bom desempenho

O segmento de Serviços Financeiros continuou com bom desempenho durante o período de janeiro a março, atingindo um novo recorde no período. No total, 413.372 (2015: 384.565) novos contratos foram assinados em conjunto com os negócios de financiamento e leasing, resultado 7,5% superior ao do ano anterior. O número de contratos de financiamento e leasing aumentou 8,3%, alcançando um total de 4.786.441 contratos no final do período considerado (2015: 4.419.817 contratos).

Em € 6,03 bilhões, as receitas do segmento mantiveram o mesmo patamar do ano anterior (2015: € 6,05 bilhões: -0,4%). Os lucros antes dos impostos do segmento aumentaram 2%, alcançando € 570 milhões (2015: € 559 milhões), por conta do maior volume de negócios.

Aumento da força de trabalho

O tamanho da força de trabalho aumentou 4,4% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. No geral, o BMW Group empregou uma força de trabalho de 122.692 funcionários no mundo todo no final do período considerado (2015: 117.554). O BMW Group continua recrutando engenheiros e profissionais qualificados para acompanhar a crescente demanda por veículos da empresa, avançar com inovações e desenvolver novas tecnologias.

BMW Group reafirma metas para todo o ano de 2016 

O BMW Group continua confiante que alcançará suas metas para o exercício financeiro atual graças à força de suas marcas, seu portfólio de produtos atrativo e a expectativa de que os mercados de automóveis internacionais continuarão com tendências de crescimento. Essas condições favoráveis contrastam com os altos níveis de despesas iniciais para novas tecnologias, concorrência intensa e gastos crescentes com pessoal. Espera-se que o ambiente político e econômico global permaneça volátil.

“Prevemos pequenos aumentos, consequentemente novos recordes no volume de vendas no segmento de automóveis e no lucro antes dos impostos do grupo em 2016”, disse Harald Krüger. O BMW Group também pretende continuar sendo a fabricante líder mundial de veículos premium em 2016.

As receitas do segmento de automóveis também podem ter um pequeno crescimento ao longo do ano como um todo com o auxílio de um maior volume de vendas. Em 2016, a previsão é de que a margem EBIT permaneça dentro da meta esperada, entre 8% e 10%. 

O BMW Group espera que o segmento de motocicletas continue sua tendência de crescimento neste ano. Os novos modelos R NineT Scrambler e G 310 R divulgados no terceiro trimestre do ano passado ampliaram o portfólio de produtos e estão atraindo novos grupos de clientes. Um pequeno aumento no volume de vendas é previsto para o ano.

O desempenho bem-sucedido do segmento de Serviços Financeiros deve continuar. Apesar das crescentes exigências de capital em todo o mundo, o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio líquido (RoE) para todo o exercício financeiro de 2016 em um patamar similar ao do ano anterior (2015: 20,2%), novamente acima da meta definida, de pelo menos 18%.

As previsões para o ano atual baseiam-se na suposição de que as condições econômicas mundiais não mudarão significativamente.
O BMW Group – overview

trimestre de 2016

trimestre de 2015
Variação
%
Volume de vendas
Automóveis
Unidades
557.605
526.669
5,9
Do qual: BMW
Unidades
478.743
451.576
6,0
MINI
Unidades
78.311
74.312
5,4
Rolls-Royce
Unidades
551
781
-29,4
Motocicletas
Unidades
33.788
31.370
7,7
Força de trabalho1
122.692
117.554
4,4
Margem EBIT
Segmento de automóveis
Percentual
9,4
9,5
-0,1%ponto
Receitas
€ milhões
20.853
20.917
-0,3
Das quais: Automóveis
€ milhões
18.814
18.893
-0,4
Motocicletas
€ milhões
582
567
2,6
Serviços Financeiros
€ milhões
6.032
6.058
-0,4
Outras Entidades
€ milhões
1
2
-50,0
Eliminações
€ milhões
-4.576
-4.603
0,6
Lucro antes do resultado financeiro (EBIT)
€ milhões
2.457
2.521
-2,5
Do qual: Automóveis
€ milhões
1.763
1.794
-1,7
Motocicletas
€ milhões
94
115
-18,3
Serviços Financeiros
€ milhões
591
555
6,5
Outras Entidades
€ milhões
11
40
-72,5
Eliminações
€ milhões
-2
17
Lucro antes dos impostos (EBT)
€ milhões
2.368
2.269
4,4
Do qual: Automóveis
€ milhões
1.734
1.634
6,1
Motocicletas
€ milhões
94
114
-17,5
Serviços Financeiros
€ milhões
570
559
2,0
Outras Entidades
€ milhões
-2
-23
91,3
Eliminações
€ milhões
-28
-15
-86,7
Imposto de renda
€ milhões
-727
-753
3,5
Lucro líquido
         
 € milhões
1.641
1.516
8,2
Lucro por ação2
2,48/2,48
2,30/2,30
7,8/7,8

1 Os dados excluem os contratos de trabalho inativos, colaboradores no trabalho e em períodos fora do trabalho, com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria, e fatias salariais inferiores.

2 Lucro por ação ordinária/preferencial.

Notícias

Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

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Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

A Nissan comemora a primeira década da sua unidade industrial em Resende/RJ, um exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão.

Complexo da Nissan se destaca pelas práticas sustentáveis e promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes

“O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes “, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

O Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, e mesmo ainda sendo muito moderno, o complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado.

O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da Nissan, The Arc, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

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Ao longo desses 10 anos, além de inúmeras conquistas e momentos especiais dentro do universo Nissan, o complexo de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. Também dentro do espaço de manufatura, em 2017, foi realizado um show de um astro da música sertaneja brasileira, reunindo cerca de 1.800 funcionários.

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por dois dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

Assim, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue construindo a história e impulsionando o futuro da marca e do nosso país com foco na qualidade de produção, honrando o seu DNA japonês, dando prioridade as práticas sustentáveis e valorizando as pessoas, em uma jornada consistente para a promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes e na sociedade.

Um caminho positivo reconhecido pelos funcionários que, nos últimos dois anos, levaram a Nissan a ser certificada como Great Place to Work e motivou mais de 500 deles a ajudarem na realização da foto oficial dos 10 Anos do Complexo Industrial de Resende, realizada nas ruas internas da unidade.

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Esportes

GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

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GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

O GP da China está de volta ao calendário após um intervalo de cinco anos. 2019 foi o último ano em que a Fórmula 1 correu em Xangai, realizando nessa ocasião as celebrações para marcar o milésimo evento na história do campeonato mundial de maior prestígio na história do motorsport.

O trio de pneus Pirelli escolhidos para o GP da China são o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio

A longa pausa se deveu ao lento retorno à normalidade após os efeitos da pandemia de Covid-19 e a China agora está de volta ao calendário, com sua primeira aparição a poucos meses de completar 20 anos. A primeira edição deste GP foi realizada em setembro de 2004.

Todas as 16 edições foram realizadas no Circuito Internacional de Xangai, projetado por Hermann Tilke, cujo traçado é vagamente baseado no caractere chinês “shang”, que significa “acima”.

O percurso de 5,451 quilômetros traz 16 curvas, várias delas muito lentas, por exemplo a sessão entre as curvas 1 e 3 e 6 a 14, enquanto outras são de alta velocidade, como o ‘S’ entre as curvas 7 e 8. Há duas longas retas, ambas utilizadas como zona de DRS, com uma na reta de largada e chegada e a outra na reta oposta, de mais de um quilômetro, a partir da curva 13, que é ligeiramente inclinada na entrada da curva 14.

Com base em simulações e dados anteriores, os pneus estão sujeitos a forças laterais e longitudinais que se enquadram na categoria média, com a parte externa do pneu, especialmente no lado esquerdo do carro, sofrendo o maior desgaste.

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Abril em Xangai pode registrar uma mudança acentuada nas temperaturas

GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

O trio de pneus escolhidos para Shanghai é o meio da gama, com o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio. Nominalmente, é a mesma seleção de 2019, mas o cenário é muito diferente.

Há cinco anos, os pneus de 13 polegadas ainda estavam em uso, instalados na geração anterior do carro, que tinha um assoalho plano e aerodinâmica completamente diferente do carro atual.

Na verdade, para os pilotos, as equipes e também para a Pirelli, é praticamente uma questão de começar do zero, visto que as referências são muito vagas.

Complicando ainda mais a situação está o fato de que o GP da China ser o primeiro de seis eventos desta temporada no formato Sprint, que por sua vez foi levemente modificado para este ano em termos da ordem de execução das sessões.

Os treinos livres e a classificação Sprint são na sexta-feira, a corrida Sprint e a classificação no sábado, com o GP, como sempre, no domingo. O parque fechado também foi alterado, passando a ser dividido em duas partes: uma que cobre a classificação e a corrida Sprint e a outra que começa antes da classificação de sábado à tarde.

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Isso significa que há apenas uma hora de treinos livres na sexta-feira para encontrar a configuração certa para os carros e, acima de tudo, para avaliar os pneus durante uma longa corrida numa pista que inevitavelmente estará longe das condições ideais.

É provável que, em termos de aderência, a evolução da pista, que não mudou desde 2019 e só foi utilizada com pouca frequência desde então, seja muito significativa, à medida que pouco a pouco os carros vão depositando borracha na superfície. Isso significa que o trabalho no simulador tem uma importância ainda maior para pilotos e engenheiros, tanto na preparação para a prova como durante.

O formato Sprint também significa uma alocação diferente para pneus de pista seca, caindo de 13 para 12 conjuntos (dois Duros, quatro Médios e seis Macios), enquanto o número de conjuntos para chuva permanece o mesmo (cinco Intermediários e dois de Chuva Extrema).

Abril em Xangai pode registrar uma mudança acentuada nas temperaturas, com variações em torno de 10ºC, o que acrescenta mais uma variável ao quebra-cabeça que as equipes e pilotos devem montar.

Normalmente, o GP da China é uma corrida de duas paradas, em parte porque há vários locais onde as ultrapassagens são possíveis, como na freada da curva 14 e depois na reta principal e na freada da curva 6. Assim como foi em Suzuka, o undercut geralmente é muito eficaz em Xangai.

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Dos 20 pilotos que compõem o grid este ano, apenas três subiram no degrau mais alto do pódio de Xangai: Lewis Hamilton (seis vezes), Fernando Alonso (duas vezes) e Daniel Ricciardo (uma vez). Hamilton também tem seis poles em Xangai e marcou 204 pontos aqui. Das equipes, a Mercedes lidera o grid com seis vitórias, à frente da Ferrari, com quatro, enquanto a Red Bull venceu duas vezes. Na realidade, foi aqui, em 2009, que Sebastian Vettel deu a primeira vitória à equipe que, assim como agora, era dirigida por Christian Horner.

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Testes

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

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Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemorando 75 anos esse ano, a marca Abarth fez sua estreia em nossa garagem em novembro de 2023 com o Pulse. Agora foi a vez do segundo modelo passar por aqui: o Abarth Fastback, equipado com escapamento duplo esportivo, que para quem é apaixonado por carros, é um dos seus destaques pelo delicioso barulho que entrega.

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback conta com motorização Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que juntos entregam até 185 cavalos de potência e 270Nm, acelera o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de até 220km/h – tudo isso quando abastecido com etanol.

Um destaque da transmissão é que ela conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite a troca de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução – e entregando o magnífico ronco do motor, que pode ser conferido nesse vídeo https://youtu.be/uigaVFHYBKQ.

No quesito condução, destaque para os três modos disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica do sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

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Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback contou com ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo, cerca 5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback.

As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro e o aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica.

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O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao modelo. Além disso, o wide blade, friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô, ganhou revestimento em fibra de carbono.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono.

O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o cliente consegue encontrar 13 escorpiões.

O Abarth Fastback traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa.

Já o cluster digital de sete polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O modelo traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo.

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Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

O modelo possui diversos recursos de segurança

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback também possui recursos de segurança, como os ADAS, sistemas avançados de assistência à direção, que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Além disso, o carro conta com o ESP – Electronic Stability Program, que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.

O ABS com EBD – Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

O Abarth Fastback conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.

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O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Picape BYD será híbrida plug-in com quase 480 cavalos de potência

A BYD vai oferecer no mercado brasileiro uma picape híbrida plug-in equipada com uma nova tecnologia de energia na plataforma DMO Super Híbrida Off-road para entregar uma mistura harmoniosa de desempenho robusto off-road, conforto e eficiência energética.

No comunicado para a imprensa a BYD afirma que “essa oferta inovadora tem como objetivo proporcionar uma experiência superior que supera a das picapes convencionais, posicionando-se como um divisor de águas no mercado.”

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Triumph inicia produção das novas Speed 400 e Scrambler 400 no Brasil

A Triumph anuncia o início da produção dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 em sua fábrica localizada em Manaus/AM. Toda linha foi ajustada para receber as novas motos, contando com todo efetivo para a produção e entrega de mais de 2.000 motocicletas.

“Este é um momento histórico da Triumph no Brasil, a produção da primeira moto de 400 cilindradas é um marco de entrada em um segmento que está em forte crescimento no país” declara Renato Fabrini, Gerente Geral da operação no Brasil.

BMW Group reforça seu compromisso com o Brasil

O BMW Group anunciou a eletrificação da sua planta no Brasil, localizada na cidade catarinense de Araquari, além de expandir suas atividades de engenharia local.

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Após um recorde histórico de vendas de veículos eletrificados no ano passado, o BMW Group anunciou agora a produção local do BMW X5, o primeiro modelo Premium híbrido Plug-in a ser feito na América do Sul. O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Harley-Davidson traz modelos de motos exclusivas para o Brasil

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A Harley-Davidson traz para o Brasil modelos exclusivos da coleção CVO – Custom Vehicle Operation, inicialmente os Street Glide e Road Glide ST, disponíveis a partir de 15 de abril com preços a partir de R$ 257.450,00.

Os dois modelos vêm equipados com acabamentos exclusivos, toda a tecnologia de infotainment alimentada pelo novo sistema operacional Skyline e o som de alto desempenho Stage II, desenvolvido pela Rockford Fosgate, com amplificador de 500 Watts RMS e speakers de 150 Watts RMS.

Hyundai Palisade com oito lugares faz sua estreia no Brasil em 2024

O Hyundai Palisade faz a sua estreia no Brasil ainda em 2024 e chega para ser o veículo familiar definitivo para uso diário e viagens rodoviárias. O SUV oferece requinte premium, design interior e exterior renovados, novas funcionalidades de conveniência e conforto, além de sistemas avançados de assistência ao condutor.

O modelo é equipado com motor V6 de 3.8 litros que oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades.

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Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

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O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no País.

Discovery Sport produzido no Brasil chega ao mercado com preço a partir de R$ 434.490,00

Foi apresentada a linha Discovery Sport 2024, com motorizações P250 Flex ou D200 Diesel, até sete lugares e o mais recente sistema de infoentretenimento Pivi Pro 2. Na motorização diesel, a tecnologia elétrica mild hybrid (MHEV) proporciona funcionamento suave da função start-stop.

Produzido no Brasil, a linha Discovery Sport 2024 apresenta interior com até duas opções de cores. Na opção com até sete lugares, a segunda fileira de bancos desliza e reclina com uma divisão de 40:20:40, disponibilizando uma área de carga de até 1.794 litros com os bancos traseiros rebatidos.

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