Doe Teleton

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Alpha Serviços: Os pneus podem indicar desgastes nos amortecedores




Marcas irregulares pedem checagem na suspensão

Componente relacionado diretamente à segurança do veículo, o amortecedor sofre desgaste ao longo do tempo. Como os efeitos do esgotamento nem sempre são visíveis e perceptíveis, é preciso ficar de olho a alguns sinais. Os pneus, por exemplo, podem ser ótimos termômetros para indicar quando a suspensão precisa passar por uma revisão. 

De acordo com o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, marcas não contínuas na região central dos pneus podem significar problemas nos amortecedores. “Esses desgastes localizados, e em formato de ‘concha’, podem indicar que os amortecedores estão com algum tipo de problema ou até mesmo montados de forma errada”. O especialista explica ainda que esses sinais ocorrem quando a suspensão funciona de forma inadequada e os pneus passam a dar pequenos pulos, não ficando em contato permanente com o solo. “Esses sinais são mínimos e quase imperceptíveis ao motorista. Por esse motivo, é essencial que se faça a revisão periódica de todas as peças”, alerta. 

O coordenador de Treinamento Técnico da Monroe comenta que sempre que os pneus apresentarem qualquer tipo de desgaste é preciso investigar a real causa do problema. “É comum que as pessoas os troquem e não verifiquem o que provocou o defeito. Isso pode gerar riscos ao dirigir, já que o componente defeituoso segue sem ser inspecionado. Além disso, a falta de um check-up pode causar gastos excessivos, pois a peça substituída provavelmente vai sofrer desgaste novamente”. 

Outros sinais 

Além das marcas nos pneus, amortecedores desgastados podem causar ruídos na suspensão, derrapagens, aumento da distância de frenagem, inclinação excessiva nas curvas e aquaplanagem. “Caso o motorista note qualquer problema de dirigibilidade no veículo, ele deve procurar imediatamente uma oficina ou centro automotivo para inspecionar os amortecedores”, orienta Juliano Caretta. 

A vida útil do amortecedor é proporcional às condições de uso do veículo. A Monroe recomenda revisar as condições dos amortecedores quando os mesmos atingirem aproximadamente 40.000 quilômetros e, após este período, fazer checagens periódicas a cada 10.000 quilômetros, ou conforme a orientação da fabricante do veículo. 

Para mais informações, a fabricante oferece suporte por meio do serviço de atendimento ao cliente da Monroe pelo telefone 0800-166-004 ou pelo chat através do site www.monroe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana