Doe Teleton

domingo, 21 de maio de 2017

Alpha Pesados: MAN Latin America inaugura campo de provas em Resende




Trata-se da única pista com certificação internacional para avaliar ruídos na América Latina 

A MAN Latin America inaugurou seu novo campo de provas na fábrica de Resende, Rio de Janeiro. Com a maior diversidade de obstáculos por metro quadrado, o local é o mais eficiente do continente em termos de aproveitamento do espaço e complexidade dos testes. A estrutura abriga ainda a única pista da América Latina com a certificação internacional ISO 10.844 para homologar veículos quanto ao nível de ruído externo. Com 35.500 metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol, o empreendimento é o primeiro para testes de rodagem de veículos comerciais do Grupo VW na América Latina.


“Temos uma frota com mais de cem caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em testes por todo o país. A cada mês, rodamos cerca de 300 mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos. Nosso investimento é pesado para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho e integra os recursos financeiros que aplicamos continuamente no país", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.


Um quilômetro no campo pode corresponder a 50 quilômetros nas estradas 

Ao todo, são 26 condições diferentes de rodagem na pista da montadora. Trata-se de uma alta concentração por metro quadrado para criar um cenário em que é possível, em casos específicos como da linha Delivery, simular em um quilômetro rodado no campo de provas o equivalente a 50 quilômetros na estrada. A alta intensidade reduz o tempo de realização do teste, concedendo ainda mais eficiência às avaliações e impactando positivamente no projeto como um todo do veículo.

O empreendimento delineia um ambiente controlado para que se possa garantir a reprodutibilidade das condições dos testes e assim a melhor avaliação dos dados para o máximo desempenho do veículo nas rodagens em situações cotidianas dos clientes. Os 26 diferentes eventos consideram, por exemplo, pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações nas chamadas costelas de vaca, lombadas, placas de metal com efeito de asfalto remendado e também pistas milimetricamente esburacadas. 

Há rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação para testar caminhões com tração sob medida, como o Constellation 31.320 6x6 desenvolvido para as Forças Armadas do Brasil. Inclinações mais leves também permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da eficiência do freio e até de basculamento da cabine. Situações extremas de torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação do veículo.

Os caminhões e ônibus são submetidos aos eventos justamente para colocar à prova o veículo, com o objetivo de certificar e validar componentes como trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi. O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural e o espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Os avaliadores poderão simular mau uso e desempenho em curvas de impacto. A pista de avaliação de ruído segue padrões internacionais da norma ISO 10.844 e é a única na América Latina certificada para essa homologação. 

Grandes números para construção da pista

Uma espessa camada de mais de 20 centímetros de concreto, associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero, assegura a robustez necessária para a continuidade das condições de todos os pavimentos especiais do campo de provas, no longo prazo. Ao todo, foram movimentados mais de 3.300 caminhões de terra para a construção. De concreto, foram 250 veículos, além de outros 95 de asfalto. 

Todo o projeto segue normas internacionais para esse tipo de teste e certificação. As diretrizes brasileiras de pavimentação também foram adotadas como padrão para a construção do empreendimento. Outras pistas do Grupo Volkswagen na Europa serviram como referência para a construção nacional, garantindo a equivalência entre os resultados obtidos.

Ao longo de toda a extensão do campo de provas, foram projetados sistemas para captação da água da chuva, com separação de outros elementos, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação do solo e lençóis freáticos. A alta densidade de obstáculos por metro quadrado também contempla uma lógica ambiental: a duração mais curta dos testes por sua alta intensidade diminui as consequentes emissões geradas a partir das rodagens.


Testes com veículos Volkswagen e MAN

Após seu desenvolvimento, o primeiro teste a que um veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus ou MAN é submetido se dá no ambiente virtual. Programas de última geração já antecipam desgastes que possam ocorrer em situações reais para que os engenheiros da montadora possam otimizar o desempenho do veículo. 

Avaliações em bancada também compõem a cesta de ferramentas que a MAN Latin America utiliza, assim como análises de durabilidade estrutural e validação funcional. A aquisição de dados é muito importante nessa etapa e ao longo de todo o ciclo de vida do produto. 

Além dos testes no novo campo de provas, a MAN Latin America se vale de uma propriedade com mais de um milhão de metros quadrados para simular condições específicas off-road. Localizada a cerca de 50 quilômetros da fábrica, em Resende, a área permite a reconstrução de uma série de outras variáveis que abrangem a rodagem dos caminhões e ônibus da montadora em terrenos fora de estrada. 

E o trabalho não se restringe a situações controladas. O desenvolvimento dos veículos inclui testes especiais em estradas de todo o país e também internacionais para avaliações que necessitem de quilometragem extra ou situações características como verão ou inverno. 

Nessa fase, os modelos chegam a passar até por câmaras climáticas com temperaturas que vão desde os - 40°C aos 60°C. Compatibilidade eletromagnética, resistência a impacto e consumo de combustível são outros aspectos avaliados.

Validados em todos os aspectos, os modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus estão liberados para o lançamento ao mercado. Mas ainda assim as avaliações continuam: antes de sair da fábrica rumo ao cliente, cada veículo é testado para garantir que esteja de acordo com seu projeto e com o padrão de qualidade da MAN Latin America.

Confira abaixo vídeo do Campo de Provas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana