Doe Teleton

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Alpha Serviços: A importância de revisar os pneus




Mau estado das estradas e freadas fortes podem danificá-los

Durante o período de férias ou até mesmo nos muitos feriados do calendário, um grande número de veículos pega a estrada rumo ao litoral e outros destinos. Por isso, assim como é importante fazer a revisão dos pneus antes de viajar, é também extremamente importante fazer uma checagem logo após a chegada ao destino. 

Isso porque as longas distâncias rodadas em rodovias muitas vezes em mau estado ocasionam fortes freadas, o que pode desgastar os pneus irregularmente, fator que é determinante para reduzir a aderência do veículo e, consequentemente, a segurança dos passageiros.

Então, a Goodyear indica que a primeira coisa que deve ser feita no momento da chegada é medir a pressão dos pneus. O ideal é seguir as especificações de cada fabricante. Em seguida, é recomendável fazer a revisão e verificar se há algum desgaste irregular, corte ou deformação nos pneus bem como qualquer ranhura ou elemento que possa danificá-lo. Por fim, verifique a banda de rolagem de cada pneu, que é a superfície que fica em contato com o piso, e também verifique se não há nenhum desgaste nas bordas bem como se os sulcos estão com a profundidade adequada (não inferior a 1,5 mm, limite recomendado e exigido por lei). 

Se notar qualquer irregularidade durante a inspeção, é aconselhável que o carro seja revisado em uma oficina mecânica, que pode avaliar com precisão se é necessário trocar ou fazer a rotação de qualquer um dos pneus.

Além da revisão básica mencionada acima, para ajudar a estender a durabilidade do pneu, é recomendável, após chegar de viagens, fazer alinhamento e balanceamento de manutenção. O alinhamento é o processo necessário para manter a maior estabilidade e correção dos ângulos da suspensão e da direção do veículo. Ao ter mais estabilidade na condução, você ganha mais segurança e conforto, além de prolongar a vida útil dos pneus, evitando a ruptura dos cubos e outras partes vitais da suspensão.

O balanceamento é a forma de equilibrar o peso entre os pneus e é feito para corrigir as irregularidades que causam vibrações na direção e o desgaste prematuro dos pneus. O recomendável para veículos de uso típico é fazer o alinhamento a cada seis meses ou 5.000 km. 

Em geral, ao realizar o alinhamento, também se faz a rotação dos pneus com o objetivo de garantir um desgaste uniforme, uma durabilidade maior e resposta com melhor aderência diante das condições das vias e rodovias do País. Embora a revisão feita por profissionais seja muito importante, a verificação regular da pressão correta é fundamental, pois pneus com baixa pressão causam desgaste prematuro e aumento do consumo de combustível bem como riscos à segurança causados pela perda de controle do automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana