Doe Teleton

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Alpha Serviços: Direção inadequada pode aumentar consumo de combustível em até 75%




Levantamento analisou dados compilados de cerca de 340 mil quilômetros rodados por veículos leves 

Um estudo revelou uma das principais variáveis que impactam no consumo de combustível dos veículos: quanto maior o tempo que o condutor passa variando a velocidade, ou seja, sem manter uma velocidade constante, maior será o gasto de combustível. Foram analisados dados compilados de cerca de 340 mil quilômetros rodados por veículos leves com motor 1.0 e pesados. Esse comportamento gera em média um consumo de combustível 40% maior nos veículos pesados, podendo chegar a 75% em casos extremos. Já nos veículos leves, o consumo a mais pode ser em média de 30% a 50%. 


"Imagine um comportamento totalmente oposto do piloto automático, que mantém o veículo com uma velocidade constante sem necessidade de intervenção do condutor. Na prática, motoristas que aceleram e desaceleram com mais frequência têm o pior consumo de combustível", explica Rodrigo Mourad, sócio da Cobli, startup paulistana que realizou o estudo.

Os números foram obtidos depois de um estudo de caso feito com mais de 18 milhões de pontos de dados de empresas parceiras da startup de controle de frotas, como a Supricel Logística LTDA. Para Victor Schnor Olmos, coordenador operacional da transportadora, com os dados obtidos eles terão a possibilidade de atuar diretamente no modo de condução dos motoristas de forma muito rápida e precisa. 

"Além da questão da economia, vemos que é um grande benefício tanto para a segurança nas estradas, quanto para o meio ambiente", comenta Victor. 

De acordo Fernando Stefanini, engenheiro de software da Cobli, as análises mostraram que 95% da variação do consumo de combustível foi explicado pela questão da velocidade constante. O pesquisador afirma que apenas com a melhoria desse tipo de atitude em mil carros, por exemplo, seria possível deixar de emitir 5 toneladas de CO2, salvar 30 mil árvores e poupar 6 milhões de reais todos os anos. 

"Nossa ferramenta de trabalho é o motorista. Então, nosso foco são nas pessoas. O que pudermos fazer para transformar essa economia em auxílio de fluxo de caixa, benefícios e gratificações para os motoristas, nós vamos fazer!", finaliza Frederico de Oliveira Terrini, coordenador de tecnologia da Supricel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana