Doe Teleton

sábado, 7 de julho de 2018

Alpha Notícias: Branco, preto e laranja são tendências de cores automotivas 2018-19




O preto e o branco se transformam em tintas elegantes e ecléticas para carros 

A Basf divulgou seu estudo de Tendências de Cores Automotivas 2018 – 2019, denominado “Keep it Real”. A força motriz por trás do tema do estudo é a necessidade de permanecer autêntico em um mundo onde a tecnologia continua a distorcer as linhas entre a realidade e a artificialidade.

“Nosso estudo de Tendência de Cores Automotivas mostra a visão da Basf para as cores que estarão nos carros nos próximos 4 a 5 anos. Essa é uma ferramenta importante para apoiar as fabricantes na definição das cores dos automóveis a médio prazo”, considera Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas da Basf para a América do Sul. 

Enquanto inovações como inteligência artificial, direção autônoma e industrialização robótica se consolidam, o retorno ao elemento humano - necessidades e emoções das pessoas - se torna cada vez mais importante. Os designers da divisão de Tintas da Basf traduziram essas observações em uma coleção de 65 cores para superfícies automotivas. 

América do Sul - Transformação dos espaços de cores clássicas 

As cores para a América do Sul oferecem uma conexão visual com a diversidade da região. Duas das cores mais populares no mercado automotivo - preto e branco - se transformam em tintas elegantes e ecléticas para carros. Coriolis Force, a principal cor da região, reflete o cuidado e respeito das técnicas e conhecimentos tradicionais passados de geração a geração. A tonalidade escura exala um efeito luxuoso, criado pelo uso de um floco dourado avermelhado. Sob uma forte fonte de luz, cria uma estética original para a região. 

As cores para a América do Sul: 


Urban Cygnet 

O novo look urbano é capturado com uma inovação na cor mais popular do mundo: o branco. Apesar de trazer uma granulação óbvia, ele continua interessante e relativamente brilhante, qualquer que seja o ângulo de visão. O resultado é uma alternativa revigorada que combina otimismo e ingenuidade, tomando forma nos centros das cidades na América do Sul. 


Coriolis Force 

Cuidado e respeito com as técnicas e conhecimentos tradicionais passados de geração a geração é o conceito por trás da cor. O espaço escuro exala um efeito luxuoso, obtido com um floco dourado avermelhado. O efeito surge sob uma forte fonte de luz, criando uma estética original para a região. 


Stilted Tangerine 

Um tom muitas vezes chamado de uma cor “nicho” é levado a uma posição revitalizada e bonita. Há um equilíbrio entre efeito sedoso e saturação, oferecendo uma interação palpável dos dois componentes, resultando em uma cor que é, ao mesmo tempo, claramente única e espiritualmente transcendente. 

O Estudo global

Cores escuras, tonalidades azuis e efeitos complexos representam a onipresença da tecnologia 

Os avanços na digitalização tornam a tecnologia menos visível e mais interligada à realidade. Os aplicativos de realidade aumentada e gadgets inteligentes que simplificam a vida diária juntam o mundo real com o digital. Parece que as pessoas passam mais tempo em plataformas online, buscando a perfeição nas mídias sociais, do que no mundo real. As Tendências de Cores Automotivas refletem esta onipresença da tecnologia. Os tons de cinza e azul são o ponto focal da coleção. As cores acromáticas se combinam a efeitos complexos, que adicionam um tom colorido e natural e, ao mesmo tempo, representam a fusão da realidade com o mundo virtual. As tonalidades azuis - refletindo a cor das telas e da luz digital - parecem tão fortes quanto as cores saturadas. As texturas naturais e os efeitos de cores simbolizam a busca por qualidades humanas em um mundo virtual. 

Mudança de funções - novos conceitos de mobilidades influenciarão a escolha da cor 

Os conceitos de compartilhamento de carro, serviços de transporte por aplicativo e direção autônoma mudarão a função do carro, passando de um objeto de propriedade pessoal para algo mais parecido com um modo de transporte público. Para os carros projetados para compartilhamento, as paletas de cores com um apelo universal terão um papel importante. A coleção de tendências mostra como as texturas elaboradas e os efeitos complexos podem fazer com que cada cor seja realmente única. 

Além disso, a BASF aborda a mobilidade futura com o desenvolvimento contínuo de cores funcionais. Algumas cores da coleção trazem um sistema de revestimento que diminui o acúmulo de calor na superfície do veículo, reduzindo o aumento da temperatura dentro do carro. As outras inovações incluem cores com funcionalidade de ponta, maior refletividade para melhor detecção de LiDAR (Light Detection and Ranging - tecnologia ótica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida), sem comprometer o apelo estético. 

América do Norte - Expandindo o horizonte de cores 

A derrocada dos heróis públicos abre espaço para novos ídolos. As falhas são aceitas como parte do ser humano e a diversidade é celebrada. Um novo entusiasmo pela ciência e, especialmente, pela viagem espacial chama a atenção para mundos distantes. A conexão entre o mundo real e o virtual, assim como a relação entre terra e espaço, é capturada na cor principal da BASF para a América do Norte, Atomium Sky: um azul profundamente saturado com uma média aspereza que passa para um tom mais suave, semi-opaco, em ângulos de incidência mais longos. A cor exala alegria e mostra um espírito futurista e um pensamento avançado. Este é o segundo ano consecutivo que a BASF escolhe o azul como sua cor principal na América do Norte, resultado de seu crescente destaque na região. 

Europa, Oriente Médio e África - A vida em espaços urbanos 

O uso do espaço público tem mudado na região da Europa, Oriente Médio e África, onde os locais reais assumem novo valor. Eles convidam as pessoas a dar um tempo do mundo digital. As nuances de cinza constroem esta tendência. Associadas ao concreto, elas representam a urbanidade e - combinadas a efeitos tácteis - fazem alusão ao significado do que pode ser vivenciado na realidade. Os efeitos extraordinários simbolizam o desejo de atenção. O antracito metálico “The Urbanist” representa o cosmopolita urbano, conectado globalmente. Ao mesmo tempo, representa a mistura de humanos e tecnologia. 

Ásia-Pacífico - Busca por qualidade na vida real 

As pessoas na região Ásia-Pacífico têm uma relação ambivalente com a tecnologia. Elas informam livremente seus dados pessoais para as empresas que tornam a vida diária mais confortável e criam laços emocionais com as máquinas com inteligência artificial. Ao mesmo tempo, um desejo de contato e experiências com humanos e com a vida real remodela os espaços públicos nas cidades. Gray Ambivalence, um cinza metálico brilhante, representa a integração de tecnologia de alta performance à vida diária. É equilibrado por um balanço sólido que conecta ao mundo real. 

Expertise em cores da divisão de Tintas 

Os designers da divisão de Tintas da BASF observam as mudanças tecnológicas e da sociedade e as usam como inspiração e ponto de partida para uma profunda pesquisa das tendências futuras. A cada ano traduzem suas descobertas e previsões em uma coleção de 65 novas cores que refletem as tendências e os avanços globais nas regiões da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), Ásia-Pacífico e América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana