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Coluna “Mecânica Online”: Pneu inteligente: desafios para mobilidade compartilhada e elétricos

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Tarcisio Dias* 

Na última edição do Salão do Automóvel de Genebra, a Goodyear exibiu os avanços do seu protótipo de um pneu inteligente. Trata-se de um pneu com completo sistema de informação, que inclui sensores e algoritmos alojados em uma nuvem que trabalha em conjunto para comunicar em tempo real, por meio de aplicativo, o desempenho das frotas. 

“À medida que a mobilidade partilhada continua a crescer em popularidade, começamos a enxergar que as aplicações por quilômetros percorridos em veículos também estão aumentando substancialmente “, afirmou Chris Delaney, Presidente da Goodyear Europa, Oriente Médio e África. 

“Para os operadores de frotas partilhadas, gerir de forma proativa as questões relacionadas com o serviço de pneus é fundamental tanto para a experiência do cliente como para o modelo de negócio”. 

O protótipo de pneu inteligente garante uma conectividade permanente e compartilha dados em tempo real, permitindo uma utilização ótima dos pneus para uma mobilidade mais segura e rentável, e uma maximização do tempo de operação. 

Os sensores do pneu inteligente, em conjunto com a informação do veículo e de terceiros, fornecem dados em tempo real aos algoritmos patenteados pela fabricante. 

Graças a estes algoritmos, a informação sobre a identificação e o estado dos pneus, incluindo o desgaste, a temperatura e a pressão, é permanentemente atualizada e partilhada com os operadores de frota. 

“A informação relativa à performance e ao desgaste dos pneus fornece um sinal em tempo real sobre quando um pneu necessita de serviço para ampliar os seus atributos em termos de vida útil, economia de combustível e outros fatores de desempenho”, prosseguiu Delaney. 

“Este tipo de manutenção proativa permite aos operadores de frotas identificar e resolver com precisão questões relacionadas com os pneus e eventuais serviços antes que estes ocorram”. 

A mobilidade partilhada continua a aumentar, com base nas aspirações de um custo reduzido e uma maior comodidade para os consumidores. 

Em 2015, os quilômetros compartilhados representaram 4% da quilometragem total percorrida no mundo. Prevê-se que este número supere os 25% em 2030. 

“Á medida que o panorama da mobilidade continua evoluindo, as necessidades dos consumidores e dos operadores de frotas também cresce”, referiu Delaney. 

Já o protótipo EfficientGrip Performance com tecnologia Electric Drive é o mais recente passo no desenvolvimento de pneus que atendam às necessidades específicas dos veículos elétricos. 

Os testes revelam que os pneus tradicionais podem sofrer um desgaste até 30% mais rápido nos veículos elétricos, devido ao substancial torque instantâneo dos motores elétricos e ao maior peso deste tipo de veículos devido aos packs de baterias. 

“A combinação de termos cada vez ter normas para reduzir emissões, a vontade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e os rápidos avanços registrados na tecnologia de baterias criam um ambiente ideal para veículos elétricos”, acrescentou Chris Delaney, Presidente da Goodyear Europa, Oriente Médio e África. 

“A combinação de termos cada vez mais normas para reduzir as emissões e a vontade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, aliados aos rápidos avanços registrados na área da tecnologia de baterias estão criando um ambiente ideal para os veículos elétricos”, disse Delaney. 

“Estamos trabalhando com os fabricantes de automóveis para apresentar a nossa tecnologia Electric Drive no próximo ano, concebida para lidar com as exigências de performance únicas deste crescente segmento de veículos”. 

Além dos requisitos de durabilidade dos pneus, os fabricantes de automóveis pressionam no sentido de uma menor resistência ao rolamento nos veículos elétricos. 

Aumentar a autonomia é uma prioridade clara para os consumidores, devido a uma subdesenvolvida infraestrutura de recarga elétrica na maioria dos países. 

O silêncio e o conforto dos pneus são outras considerações, dado que, a baixas velocidades, os veículos elétricos geram apenas metade da quantidade de ruído do que os veículos tradicionais. 

Para enfrentar estes desafios, o protótipo EfficientGrip Performance com tecnologia Electric Drive oferece as seguintes soluções de performance: 

* Maior quilometragem graças ao desenho inovador da banda de rolamento: os sulcos da banda de rolamento são menores e mais estreitos do que as ranhuras tradicionais, proporcionando uma maior área de contato da borracha na superfície da estrada. Com mais borracha na estrada, o pneu pode lidar melhor com elevados níveis de torque e ao mesmo tempo consegue manter um excelente desempenho em piso molhado. O desenho da banda de rolagem também evita que as ondas sonoras entrem nas suas ranhuras, reduzindo o ruído do pneu tanto para o interior do veículo como para o exterior. 

* Construção para elevada capacidade de carga: a forma da cavidade do pneu foi otimizada para suportar o peso adicional do veículo devido às baterias, mantendo, ao mesmo tempo, um ótimo contato da banda de rolamento com o solo, para uma boa performance. 

* Autonomia estendida: as propriedades materiais do composto da banda de rolamento foram ajustadas para proporcionar uma ultra resistência ao rolamento, por forma de ampliar a autonomia do veículo, e fazer frente aos elevados níveis de torque. Adicionalmente, a parede lateral foi desenhada para reduzir a resistência aerodinâmica e o perfil produz menos massa em rotação, resultando em uma redução do consumo de energia. 

*Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.

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Peugeot apresenta o elétrico E-5008 para o mercado europeu

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Peugeot apresenta o elétrico E-5008 para o mercado europeu

A Peugeot apresentou para o mercado europeu o E-5008, SUV que estabelece uma nova referência de espaço interno para até sete passageiros e uma autonomia elétrica de até 660 quilômetros.

Modelo E-5008 será oferecido no segundo semestre de 2024 nas versões Allure e GT

Peugeot apresenta o elétrico E-5008 para o mercado europeu

O SUV reúne conceitos que já fazem parte do DNA da marca, como o I-Cockpit panorâmico e o interior com alta tecnologia. Oferecido a partir do segundo semestre de 2024 nas versões Allure e GT apenas na Europa, não há previsão de comercialização do modelo no Brasil.

Essas duas versões podem ser equipadas com três opções de motorização elétrica, com 210, 230 e 320 cavalos de potência, sendo essa última Dual Motor com tração nas quatro rodas, bem como dois trens de força eletrificados, os híbrido de 48V com 136 cavalos de potência e híbrido Plug-In com 195 cavalos de potência.

O novo Peugeot E-5008 demonstra a flexibilidade da plataforma Stellantis STLA Medium, sendo a primeira utilização em uma configuração alongada. A distância entre eixos de 2,90 m beneficia o espaço para os passageiros, dentro de um comprimento total de 4,79 m.

O SUV reúne conceitos que já fazem parte do DNA da marca, como o I-Cockpit panorâmico

Peugeot apresenta o elétrico E-5008 para o mercado europeu

Essa plataforma foi projetada para oferecer o melhor desempenho da categoria nos critérios que mais interessam aos clientes: autonomia de até 660 quilômetros, tempo de recarga da bateria de 20% a 80% em 30 minutos, prazer de dirigir, desempenho, eficiência e serviços conectados.

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Testes

BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

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BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

A BYD ampliou a sua oferta de modelos eletrificados no mercado brasileiro com o Dolphin Mini, que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana. Agora a marca conta com esse pequeno modelo, que pode levar até quatro pessoas, e chega ao grande Tan, que pode levar até sete – sem contar a picape, que chega em breve.

Dolphin Mini tem motor de 75 cavalos de potência e autonomia de 280 quilômetros

Com preço a partir de R$ 115.800,00 no seu lançamento em fevereiro, o BYD Dolphin Mini é equipado com um motor elétrico com 75 cavalos de potência e 135 Nm de torque, que leva o modelo de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. Por se tratar de um veículo principalmente para uso urbano, esses números são excelentes.

Equipado com a bateria Blade de 38 kWh e aliado à plataforma 3.0, o BYD Dolphin Mini conta com uma estrutura de carroceria segura e exclusiva, responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

A autonomia do modelo é de 280 quilômetros, segundo dados divulgados pelo PBEV, do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É possível carregar facilmente o modelo em qualquer tomada comum de 127 ou 220V, além de poder ser recarregada a bateria de 30% a 80% em menos de 30 minutos.

O design do BYD Dolphin Mini remete à inspiração dos modelos Dolphin e o Seal, que também são comercializados no Brasil. Suas linhas também apostam no estilo Ocean, trazendo inspiração do mar. As rodas do BYD Dolphin Mini têm aro 16”, produzidas em liga leve e são equipadas com pneus 175/55 R16 80H.

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Modelo traz multimídia ICS – Intelligent Cockpit System com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica

Suas medidas são 1,58m de altura, 1,71m de largura e 3,78m de comprimento total, ou cerca de 34,5cm a menos que o Dolphin, como comparação. Isso garante um amplo espaço e conforto, com um porta-malas de 230 litros e pode armazenar até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Ainda estão distribuídos pelo BYD Dolphin Mini espaços adicionais com os 18 compartimentos distribuídos pelo interior do habitáculo para itens de pequeno volume. O porta-malas conta um kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.

O interior do BYD Dolphin Mini conta com bancos dianteiros são em formato de “concha” e o traseiro, integral, que comporta dois passageiros com muito conforto e espaço. Para maior comodidade, o banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições e o banco do passageiro pode ser ajustado manualmente em até quatro posições.

Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro. Um dos principais diferenciais do BYD Dolphin Mini é ausência de túnel traseiro central, permitindo mais espaço, conforto e comodidade extra.

O BYD Dolphin Mini traz multimídia ICS – Intelligent Cockpit System com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica. Há modo de tela dividida, função GPS/Spotify, além de conexão 4G e armazenamento em nuvens disponíveis no ICS. O modelo traz carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V.

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Outro destaque presente no BYD é inteligência por voz nativa

Já o painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.

O modelo oferece controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia. O modelo possui quatro alto-falantes localizados nas portas do veículo, que trazem experiência de som em 360 graus.

O BYD Dolphin Mini conta ainda com vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz e retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual.

Para a segurança dos ocupantes, o BYD Dolphin Mini conta com seis airbags, sendo dois frontais, motorista e passageiro, dois laterais, nos bancos dianteiros, e dois de cortina, dianteiro e traseiro. O automóvel tem uma construção de 61% de aço de alta resistência, forjado a ponto de proteger seus ocupantes também contra a maioria dos impactos.

O modelo incorpora outros itens de conforto como Assistência de partida em rampa (HHC), Cruise Control (CC), sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento e câmera de ré automática.

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Combina a função do Brake Booster com os freios ABS, frenagem regenerativa, controle de estabilidade. Incorpora ainda funcionalidades a mais, como o VDC (Controle Dinâmico Veicular), que integra o controle de tração, assistência hidráulica de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e tecnologia de frenagem confortável.

Outro destaque presente no BYD Dolphin Mini é inteligência por voz nativa, onde alguns comandos podem ser acionados, em português, pelo próprio usuário. A conectividade está presente através do Android Auto e Apple CarPlay.

O BYD Dolphin Mini é oferecido em quatro cores: Branco Apricity (interior rosa e azul escuro), Preto Polar Night (interior azul escuro), Rosa Peach (interior Rosa) e Verde Sprout (interior azul claro). A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

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A Stellantis celebra os 75 anos do escorpião mais famoso do mundo: a Abarth foi fundada em 1949, quando Carlo Abarth fundou a então preparado de carros de corridas com o piloto Guido Scagliarini. Em 1971 foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat – que hoje faz parte da Stellantis.

O primeiro Abarth foi o 204 A, derivado do Fiat 1100, após Carlo Abarth ter a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de kits de tuning para carros de produção em massa com o objetivo de aumentar sua potência, velocidade e aceleração. Hoje no Brasil são comercializados os Abarth Pulse e Abarth Fastback.

Hyundai atualiza design e segurança da linha Tucson no Brasil 

A Hyundai apresentou a nova linha Tucson, que chega com design, conforto e segurança atualizados, com um visual dianteiro marcado pela grade hexagonal, um dos elementos-chave da assinatura Hyundai, e é reforçado pelo conjunto óptico, que dispõe de fitas em LED para uso diurno e faróis full LED.

O Hyundai Tucson chega equipado com o motor 1.6 T-GDI e transmissão Dual Clutch de sete velocidades. Com injeção direta de combustível e turbocompressor, esse motor gera 177 cavalos de potência, garantindo força ao SUV desde baixas rotações e um dos melhores desempenhos da categoria.

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Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

A Nissan comemora a primeira década da sua unidade industrial em Resende/RJ, um exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão.

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“O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes “, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

Chevrolet Trailblazer chega com novo design e mais conforto

Está confirmado: o novo Chevrolet Trailblazer chega em maio de 2024 nas concessionárias da marca. O SUV 4×4 de até sete lugares foi renovado, com evoluções em design, mecânica e nível de conforto.

Motor turbo diesel de nova geração, inédita transmissão automática de oito marchas, além de tecnologias avançadas de conectividade e segurança são itens de série. Entre outras novidades, o Chevrolet Trailblazer passa a contar com painel digital integrado ao Chevrolet MyLink, botão de partida e carregamento de celular por indução.

Stock Car Pro Series comemora 45 anos com números impressionantes

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A Stock Car Pro Series está em festa, afinal a categoria nasceu oficialmente em 22 de abril de 1979, quando dez pilotos alinharam no grid do Autódromo Internacional de Viamão, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Nestas 45 temporadas a categoria se consolidou como a mais importante competição do esporte a motor nacional. Ao todo, mais de 400 pilotos já tiveram a oportunidade de correr na Stock Car, que já realizou 613 corridas desde seu início e coroou 19 pilotos diferentes como campeões.

Mercedes-AMG esgota unidades do G 63 Grand Edition no Brasil

A Mercedes-AMG trouxe para o Brasil 16 unidades do exclusivo G 63 “Grand Edition”, edição limitada que traz elementos de design únicos e cores especiais, tem preço a partir de R$ 2.247.900,00 e, detalhe, todas já estão pré-vendidas.

O veículo está equipado com motor V8 com 585 cavalos de potência, transmissão automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, rodas AMG de 22 polegadas com design de raios cruzados em tech gold com uma peça de travamento central em preto fosco e a estrela Mercedes também em tech gold.

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Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

Em 2025 a Stock Car terá um novo SUV no grid de largada: o Mitsubishi Eclipse Cross. Reconhecida por sua participação e promoção de rallies, a marca dos três diamantes reforça sua presença no esporte a motor ao anunciar seu retorno à categoria após uma ausência de 16 anos.

A escolha pelo Eclipse Cross acompanha o movimento da própria competição em substituir os sedãs pela carroceria de SUVs, que estão crescendo cada vez mais em vendas nos últimos anos. Desta forma, a Mitsubishi Motors se torna a terceira montadora a confirmar presença na temporada 2025, ao lado de General Motors e Toyota.

Case IH produz no Brasil nova linha de colheitadeiras Série 160

A Case IH apresentou a nova Axial-Flow Série 160 Automation, com produção 100% brasileira. Com investimento de R$ 100 milhões, a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu melhorias para se tornar o Polo Mundial de Produção da linha de menor porte de colheitadeiras, que compõem as classes de 5 a 7.

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A Série 160 tem renovação de 60% do seu maquinário, com destaque para o Sistema Automation e a conectividade de fábrica. Por meio de recursos de machine learning e inteligência artificial, toda a operação foi reduzida a quatro modos de colheita que proporcionam simplicidade e produtividade na operação.

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Esportes

Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

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Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

Em 2025 a Stock Car terá um novo SUV no grid de largada: o Mitsubishi Eclipse Cross. Reconhecida por sua participação e promoção de rallies, a marca dos três diamantes reforça sua presença no esporte a motor ao anunciar seu retorno à categoria após uma ausência de 16 anos.

Fabricante do Mitsubishi Eclipse Cross volta às pistas da categoria após uma ausência de 16 anos

Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

“É uma honra poder retornar à Stock Car. A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Apoiamos o esporte à vela, ciclismo, tênis e, claro, o esporte à motor. Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil e ter o Eclipse Cross sendo pilotados por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro”, diz Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil.

A escolha pelo Eclipse Cross acompanha o movimento da própria competição em substituir os sedãs pela carroceria de SUVs, que estão crescendo cada vez mais em vendas nos últimos anos. Desta forma, a Mitsubishi Motors se torna a terceira montadora a confirmar presença na temporada 2025, ao lado de General Motors e Toyota.

A Mitsubishi Motors se torna a terceira montadora a confirmar presença na temporada 2025

Mitsubishi Eclipse Cross estreia na Stock Car em 2025

De 2005 a 2008, a história da Mitsubishi na Stock Car foi escrita a bordo do modelo Mitsubishi Lancer. Nessas 4 temporadas foram 48 corridas, 2 títulos com Cacá Bueno em 2006 e 2007 e 16 vitórias – a primeira com Ingo Hoffmann e a última com Cacá Bueno.

Foram ainda 38 pódios nesses 4 anos e 37 pilotos, entre eles o Cacá Bueno, nosso piloto com mais vitórias, mais poles, mais voltas rápidas e mais pódios a bordo de Mitsubishi, tivemos ainda Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Popó Bueno, Ricardo Maurício, Valdeno Brito e muitos outros que podemos passar a lista completa para vocês.

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“Para nós é uma honra poder contar com uma marca que entende e usa o motorsports como plataforma de marketing, desenvolvimento e vendas. Ter a Mitsubishi de volta ao grid mostra que nosso caminho de mudança de sedãs para SUVs atrai cada vez mais as montadoras a estarem no grid com a maior categoria de automobilismo da América Latina e uma das 5 principais do mundo em carros de turismo”, finaliza Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.

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