Pesquise no Google

sábado, 29 de dezembro de 2018

Coluna "Mecânica Online": Tendências para 2019




Entender como a tecnologia está transformando o mundo

Tarcisio Dias

É muito recomendado sempre avaliar como foram os nossos passos e quais os novos caminhos que temos que percorrer em nossas vidas. E quando chega o final do ano sempre paramos para observar e revisar nossos objetivos, metas, o que deu certo, errado e como fazer para melhorar. 

E com a indústria automotiva não é diferente. É preciso entender como a tecnologia está transformando o mundo e influenciando a mudança no comportamento das pessoas em áreas-chaves da vida e sua relação entre o consumo e as empresas. 

Uma pesquisa global em 14 países – incluindo o Brasil, realizada pela Ford, mostra as tendências para 2019, a influência da tecnologia e quais os caminhos que o consumidor espera dessa transformação. 

87% das pessoas pesquisadas concordam que a tecnologia é a maior condutora das mudanças atualmente. No entanto as pessoas são cautelosas ou têm medo do que ainda não entendem. 79% das pessoas acreditam que a tecnologia é uma força para o bem. 

“Essas mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder, esperança e progresso”, diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford. “Na Ford, estamos focados no design centrado no ser humano e comprometidos em encontrar soluções de mobilidade que melhorem a vida dos consumidores e da comunidade. Nesse contexto de mudança, temos de preservar o que consideramos mais valioso – a relação de confiança com os nossos consumidores.” 

Entre os pontos interessantes apresentados no relatório da Ford, observamos que para 89% dos brasileiros é possível treinar o cérebro para pensar diferente. 

Com relação ao progresso ambiental, 53% dos brasileiros acreditam que ele vai depender da tecnologia, enquanto 91% apontam a mudança no comportamento humano como o caminho. 

Quanto aos carros autônomos, 55% dos brasileiros apostam que eles serão mais seguros que os motoristas humanos. 

Futuro - O relatório da Ford ajuda a entender como os padrões de comportamento devem influenciar os consumidores e as empresas em todo mundo nos próximos anos. Veja sete tendências: 

1 - A divisão da tecnologia: mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e acreditam que ela é uma força do bem e as que não têm acesso. 

Na Ford, a tecnologia é usada para tornar a mobilidade mais inteligente, segura e conveniente para as pessoas em todo o mundo. 

2 - Desintoxicação digital: embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência desses aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que gastam on-line. 

A Ford descobriu que momentos de empolgação – como dirigir um carro de corrida – geram efeitos no cérebro que contribuem para o bem-estar geral e está usando isso para aprimorar a experiência de direção. 

3 - Recuperando o controle: em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas. 

Como parte do seu processo de design centrado no ser humano, a Ford usa as pesquisas para entender melhor as necessidades e os hábitos das pessoas e desenvolve tecnologias como o Ford Copiloto 360, que assume tarefas estressantes para o motorista e torna a direção mais confiante. 

As muitas faces do eu: as mídias sociais desempenham um papel importante na vida dos consumidores e muitos assumem várias personas – desde quem são na vida real a como se retratam on-line – o que acaba impactando no que compram, usam e dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia. 

A Ford entende que o carro é um reflexo da identidade do motorista, por isso trabalha para desenvolver modelos que ajudem a projetar quem eles realmente são. 

5 - O trabalho da vida: o modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Por isso, muitas empresas estão inovando na oferta de benefícios, como licenças e oportunidades de enriquecimento intelectual. 

A Ford acredita que o talento é fortalecido quando as pessoas são encorajadas a experimentar o mundo e a dar uma retribuição para a comunidade. 

6 - Eco momentum: mudar hábitos arraigados é difícil, mas a maioria dos consumidores concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano. 

A sustentabilidade é essencial para a saúde do meio ambiente e para os negócios da Ford. A empresa também busca a redução de emissões de CO2, consistente com o Acordo de Paris – investindo para lançar 40 veículos elétricos e híbridos até 2022. 

Em 2030, um terço dos carros no mundo será plug-in ou totalmente elétrico, e outro terço será híbrido. 63% dos brasileiros pesquisados consideram em suas compras os custos ambientais. 

7 - Caminho fácil: mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho. 

Os americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, são 321 horas no carro por ano, principalmente nos deslocamentos, e apenas 120 horas de férias, em média, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode mudar a experiência de viagem. 

A Ford acredita que os carros autônomos vão facilitar e ampliar o acesso ao transporte de pessoas e mercadorias. E está trabalhando em programas piloto de testes com empresas como Walmart e Postmates. 

Números

Para 67% dos pesquisados, a tecnologia está tornando os deslocamentos menos estressantes. 69% concordam que os carros autônomos e caronas compartilhadas vão reduzir a procura por vagas privadas de estacionamento. 

Entre os que acreditam que os carros autônomos serão mais seguros que os motoristas humanos, 64% dos pesquisados na Índia e Oriente Médio concordam. No Brasil o índice é de 55%. 67% dos pesquisados entre os adultos, prefere que seu filho ande num carro autônomo do que com um estranho. 

Os resultados do relatório Ford de Tendências 2019 baseiam-se em 13.012 entrevistas on-line feitas em 14 países, com a população geral, com 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índica, Itália, México, Arábia Saudita, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unidos e Estados Unidos. 

Com as tendências lançadas e as expectativas das pessoas, estamos prontos para iniciar um novo período de tecnologias, inovações e muitos lançamentos automotivos. Que 2019 nos reserve muita saúde, amor, paz e conquistas. Que sejamos felizes. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!