Pesquise no Google

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Alpha Serviços: Carro pesado exige calibragem diferente para garantir segurança e economia




Pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo

Antes de pegar a estrada, é importante conferir a pressão dos pneus que, pelo fato de o carro estar mais pesado, é diferente da calibragem que você realiza normalmente. Para saber a pressão ideal nessas condições consulte o manual do proprietário, o adesivo estampado no batente da porta do motorista ou na tampa do combustível.

“A pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção. Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus Mercosul. Ele também recomenda a calibragem correta do estepe para qualquer eventualidade.

Os pneus devem ser sempre calibrados ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada, e contribui para uma vida mais longa do pneu.

Entenda o impacto da calibragem no consumo do combustível do seu carro: se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!