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quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Coluna "Mecânica Online": Uma nova visão mostra o futuro da interação homem-máquina no transporte




Tarcisio Dias 

A pressão por mudanças no futuro e planejamento de tráfego dificilmente poderia ser maior. Uma população crescente e a tendência sustentada de urbanização aumentarão a demanda por mobilidade confortável e acessível. 


Desenvolvimento profissional, diversidade cultural e a sensação de fazer parte de uma região pulsante - muitas cidades ocidentais como Nova York ou Londres inspiram esse tipo de motivação. 


Outras megacidades como Manila, São Paulo e Mumbai estão crescendo porque a esperança da participação social está levando a população rural para as cidades. 

E como reagir e se preparar para essa tendência sem volta? Algumas megacidades estão reagindo à ameaça de colapso do tráfego com medidas drásticas. 

Pequim é um exemplo: pode ter oito faixas de largura, mas o tráfego ainda engatinha no ritmo de um caracol pela capital chinesa. 

É por isso que novos registros de veículos estão sendo emitidos com base em uma loteria mensal. Em Xangai, novas inscrições são decididas por leilão. 

Esses exemplos mostram que os conceitos futuros devem repensar a mobilidade. 

Incorporar uma variedade de diferentes modos de transporte é um fator central no uso efetivo de recursos e oportunidades da economia compartilhada. 

O desejo de mobilidade e a criação de cidades que realmente funcionem não devem ser contradições. 

A mobilidade eficiente baseada no compartilhamento de conceitos com veículos autônomos e a mobilidade intermodal também mudará a face das cidades. 

O volume de tráfego cairá, estradas e estacionamentos anteriormente ocupados podem ser aliviados ou mesmo recuperados, liberando espaço para o planejamento da cidade. 

Isso significa novos bairros, parques, cafés - tudo o que faz a vida na cidade valer a pena. 

A avaliação dos dados de tráfego em tempo real promete uma mobilidade mais eficiente. 

Com base na situação atual do tráfego, os sistemas de informação calculam não apenas a conexão mais rápida, mas também consideram todos os modos de transporte. 

O sistema dinâmico oferece a maior flexibilidade possível e adapta continuamente o plano de viagem do viajante. 

Menos tráfego e menos ruído emparelhado com um nível crescente de mobilidade - visões para a cidade do ano de 2036 como o Vision URBANETIC prometem, em sua totalidade, maior qualidade de vida para todos. O tráfego funciona de acordo com uma nova ordem fundamental. 

Conceitos de mobilidade futuros, como o Vision URBANETIC, irão fundamentalmente mudar a perspectiva e colocar o foco em como cobrir um percurso com uma combinação preferida de diferentes modos de transporte, da forma mais confortável, econômica e rápida possível. 

Esse é o conceito de mobilidade revolucionária em resposta às questões do futuro, apresenta na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, pela Mercedes-Benz Vans e sua visão URBANETIC, um estudo que abre novas perspectivas sobre a condução autônoma. 

Permite o transporte baseado em necessidades, sustentável e eficiente de pessoas e bens - e atende às necessidades de cidades, empresas de uma ampla gama de indústrias, bem como viajantes e passageiros de maneiras inovadoras. 

O conceito reduz os fluxos de tráfego, alivia as infraestruturas do centro da cidade e contribui para uma nova qualidade de vida urbana. 

Ao mesmo tempo, oferece uma perspectiva sobre tecnologias orientadas para o futuro para a interação entre humano e máquina. 

O conceito visionário baseia-se em um chassi acionado eletricamente e de acionamento automático, que pode transportar estruturas para o transporte de passageiros ou de mercadorias. 

Como um veículo totalmente conectado em rede, o Vision URBANETIC faz parte de um ecossistema no qual os desejos de mobilidade comercial e privada são transmitidos digitalmente. 

A Vision URBANETIC coleciona essas necessidades e as cumpre com uma frota altamente flexível, facilitando uma melhoria considerável no uso de recursos. 

Usando vários sistemas de câmeras e sensores, o veículo percebe totalmente seu entorno na sua totalidade e se comunica ativamente com ele. 

Os pedestres que atravessam a rua em frente a ele são informados pela exibição de grande formato na frente do veículo através de animações especiais que foram percebidas. 

Uma função similar é cumprida pelo sombreamento digital que torna a área da porta lateral uma exibição ativa. 

Várias centenas de unidades de luz sinalizam às pessoas que se aproximaram que foram reconhecidas. Seus contornos são mostrados esquematicamente na carroceria externa. 

Os pedestres ou ciclistas podem avaliar as próximas ações do veículo de forma rápida e confiável. 

O conceito integra uma infraestrutura de TI que analisa a oferta e a demanda em tempo real. 

O resultado é uma frota autônoma cujas rotas são planejadas de forma flexível e eficiente, com base nas necessidades atuais de transporte. 

Graças à rede completa, avaliação de informações locais e controle inteligente, o sistema pode não apenas analisar os requisitos atuais, mas também aprender com eles. 

Assim, é capaz de antecipar e responder a necessidades futuras. 

Este processo pode ser otimizado, encurtando os tempos de espera no tráfego local de passageiros ou o congestionamento pode ser evitado. 

No Vision URBANETIC, uma inovadora interface homem / máquina (IHM) garante uma comunicação fácil e intuitiva para os passageiros e o meio ambiente. 

Ela também fornece a estrutura de interação para toda a comunicação necessária entre o veículo e, por exemplo, pedestres e ciclistas. 

As telas de LED no módulo de movimentação de pessoas permitem que os passageiros identifiquem com clareza o Vision URBANETIC alocado. 

Câmeras no lado direito do veículo e sensores de 360 graus reconhecem se pedestres ou ciclistas estão nas imediações, o que significa uma distância entre 30 centímetros e dois metros. O sombreamento digital usa LEDs no exterior para projetar uma sombra da silhueta da pessoa na lateral do veículo. 

Um total de 40 metros de tiras de LEDs contém centenas de LEDs individuais que podem mudar de cor. 

Essa interação garante aos ciclistas, por exemplo, que a Visão URBANÉTICA os viu e agirá de acordo. 

A Vision URBANETIC utiliza a comunicação através de uma plataforma padronizada para interagir com outros veículos e usuários da via e para reconhecer sinais de trânsito. 

A interação com os passageiros é mais complexa, já que eles estão acostumados a se comunicar com um ser humano. 

Para construir confiança e aliviar a incerteza, a HMI em Vision URBANETIC deve garantir que todos os processos, desde a reserva de uma viagem até a saída do veículo no destino, sejam tão simples e autoexplicativos quanto possível. 

A reserva por meio de um aplicativo é o ponto de partida. Uma vez feita uma reserva de viagem, o aplicativo mostra onde o usuário pode embarcar. 

Além disso, o usuário recebe um número de veículo de dois dígitos, a cor da tela e um avatar auto escolhido. 

Quando o Vision URBANETIC se aproxima do ponto de encontro, o número e o símbolo são mostrados na exibição lateral na cor selecionada. 

O estado do veículo (espera, condução) é comunicado ao mundo exterior através de um display front-end na grelha do radiador. Quando o veículo arranca e está prestes a partir, os sensores são acionados visivelmente como um sinal para o mundo exterior de um movimento iminente.

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