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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Alpha Notícias: Ford terá projeto-piloto de realidade aumentada em serviço de pós-venda




A ferramenta é composta de óculos especiais com câmera e microfone

A Ford anunciou que vai usar a tecnologia de realidade aumentada na área de serviços de pós-venda, que vai permitir que os especialistas da fábrica, sempre que necessário, poderão tirar dúvidas sobre o diagnóstico e solução de problemas técnicos complexos dos veículos que estão nas concessionárias.


“É uma tecnologia disruptiva na indústria que vai trazer um grande benefício para o consumidor e reduzir significativamente o tempo de diagnóstico e do carro parado na oficina. Ela vai aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento das oficinas e oferecer uma experiência melhor para os clientes, aumentando a sua satisfação e fidelização”, disse Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. 

A “Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford” será iniciada como projeto-piloto no primeiro semestre deste ano em dez concessionárias de diferentes regiões do Brasil. Depois dessa fase, que servirá para a coleta de dados e para adquirir experiência com o uso da tecnologia e gerenciamento da operação, ela deverá ser expandida para toda a rede em 2020. 

A ferramenta é composta de óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina usam para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da fábrica. Estes podem acompanhar na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo e contam também com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções. 

Segundo ele, esse projeto é mais um exemplo do trabalho realizado pela Ford de pesquisa de tecnologias para criar soluções inovadoras com foco no consumidor.

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