Doe Teleton

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Alpha Notícias: Nissan quer acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica no Brasil




Com o ITAI e o Parque Tecnológico de Itaipu, marca tem o objetivo de desenvolver estações de carregadores veiculares

A Nissan, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica no país. Com o acordo, a marca se torna parceira do PTI e do ITAI no desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais para veículos elétricos. 

"A Nissan está comprometida em formar parceiras com o objetivo de integrar o carro elétrico à sociedade, gerando benefícios para o meio ambiente e o consumidor. O acordo com o PTI e o ITAI vai permitir o desenvolvimento de carregadores capazes de agregar benefícios aos proprietários de veículos elétricos e construir uma sociedade alimentada por energia limpa e sustentável. Além disso, com o Nissan LEAF, os consumidores têm a possibilidade de gerenciar melhor seu consumo de energia, abastecendo sua casa em momentos de pico de energia ou de falta de luz, por exemplo", disse Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. 

Estes carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros funcionem como uma solução para compartilhamento de energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede.

Os pesquisadores utilizarão dois Nissan LEAF para estudar também o impacto desses carregamentos na rede elétrica. O carro 100% elétrico mais vendido do mundo é o modelo ideal para a pesquisa e desenvolvimento destas novas tecnologias, por ser capaz de devolver energia para a rede, por meio do sistema Vehicle-to-Grid (V2G).

O acordo foi assinado pelo presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, o diretor técnico do Parque Tecnológico de Itaipu, Claudio Osako, e o diretor do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, Rodrigo Bueno Otto.

O projeto do PTI, no qual a Nissan se insere agora, teve início em 2017, com duração de 48 meses. Os estudos buscam o desenvolvimento de uma estação de carregamento veicular capaz de gerenciar o fluxo de energia através da carga e descarga dos dispositivos conectados. O sistema é chamado bidirecional porque trata o veículo elétrico não apenas como receptor da carga, mas como fonte de energia em eventuais cenários. A ideia é ter uma produção local desse tipo de carregador.

Ciclo de vida completo

Se preparando para as vendas oficiais do modelo LEAF no Brasil – atualmente, em pré-venda –, a Nissan pensa no ciclo de vida completo do carro elétrico. No ano passado, por exemplo, a empresa e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos.

Durante o Salão de São Paulo, a Nissan e a UFSC demonstraram na prática uma das possibilidades de uso das baterias de segunda vida do Nissan LEAF. Os conjuntos foram utilizados no fornecimento de energia para a iluminação de uma área do estande da marca japonesa.

Nissan Energy

Parcerias e memorandos deste tipo, envolvendo universidades e empresas das áreas de energia e tecnologia, têm sido constantes para a Nissan mundo afora. Estas ações fazem parte da visão Nissan Energy, que busca conectar veículos elétricos a casas, empresas e redes de energia.

Além destes estudos conjuntos conduzidos pela Nissan do Brasil, a empresa já deu início a programas nos EUA, Japão e Europa, com o objetivo de criar um "ecossistema" em torno de sua linha de veículos elétricos, incluindo o Nissan LEAF. O plano Nissan Energy agrega estas iniciativas como parte da estratégia Nissan Intelligent Mobility, sob o pilar Intelligent Integration.

A Nissan Intelligent Mobility é a visão da marca que visa transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana