Doe Teleton

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Alpha Serviços: Deficiência no pavimento pode interferir no funcionamento do sistema de suspensão




Pouca qualidade pode colocar em risco o funcionamento dos amortecedores, molas e outros

Os motoristas devem ficar atentos às condições das estradas, já que são uma das causas não só de graves acidentes, mas também de problemas nos veículos. Segundo a Pesquisa Confederação Nacional dos Transportes - CNT de Rodovias 2018, 57,0% de um total de 107.161 quilômetros possuem algum tipo de deficiência: 35,2% encontram-se em estado Regular; 15,3%, Ruim; e 6,5%, Péssimo.

“A qualidade da pavimentação impacta diretamente em diversos componentes do veículo, como o sistema de suspensão, que é um dos mai s prejudicados ao trafegar por vias esburacadas”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Composto por um conjunto de componentes como amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja, buchas de borracha, pivô, coxim e barra estabilizadora, o sistema de suspensão liga o chassi às rodas, mantendo as rodas em contato com o solo e garantindo também a estabilidade do veículo bem como o conforto de seus ocupantes. 

Segundo Silva, os amortecedores são um dos principais componentes da suspensão, que tem como função controlar o movimento de sobe e desce da mola durante a absorção do impacto. “Os amortecedores atuam em conjunto com as molas para absorver os impactos da circulação do veículo em vias esburacadas ou mesmo ao passar por lombadas ou depressões”, comenta. Por isso, é importante que os motoristas façam avaliações periódicas em todo o sistema de suspensão e também fiquem atentos aos indícios de desgaste dos amortecedores. 

“Desgaste irregular dos pneus, marcas de óleo na peça, movimentos excessivos da carroceria ao passar por lombadas, aumento da distância de frenagem e rangidos ou pancadas secas ao trafegar por ruas esburacadas ou com ondulações podem ser sinais que chegou a hora de trocar os amortecedores, bem como outras peças do sistema de suspensão”, ressalta. 

A recomendação é fazer uma análise completa no sistema de suspensão, periodicamente, não só nos amortecedores, mas no pivô e bucha de bandeja que podem estar folga, molas que podem estar arreadas, em partes de borracha das buchas de bandeja ou coxim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana