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sexta-feira, 22 de março de 2019

Alpha Notícias: Marcopolo lança marca focada no segmento metroferroviário




Marcopolo Rail nasce com foco no fornecimento de soluções para os modais de vias elevadas e Veículos Leves sobre Trilhos 

A Marcopolo, alinhada com a sua estratégia de atuar para prover soluções de mobilidade de forma sustentável, apresentou nova marca para atuação no segmento metroferroviário: a Marcopolo Rail.


“Nosso foco nos últimos anos tem sido inovar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais o know-how da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada”, explica Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo S.A. 

O objetivo da Marcopolo Rail é agregar o know-how adquirido nas soluções para o transporte de massa, como os sistemas BRT, aos modais de vias elevadas (People Movers e Similares) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). 

Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento das soluções e tecnologias para as cabines, o que incluiu inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor. “O foco inicial da Marcopolo Rail inclui o fornecimento de soluções para modais ferroviários de até 25 mil passageiros/hora/sentido, que operem com velocidade máxima de 70 km/hora e possam atender tanto o segmento urbano, como intermunicipal, mostrando-se ótimas soluções aos atuais problemas de mobilidade em cidades acima de 300 mil habitantes”, comenta Amaral. 

A Marcopolo Rail tem, como universo de atuação, segmentos que são essenciais para a mobilidade dos brasileiros e grande potencial de expansão. O setor metroferroviário brasileiro transporta cerca de 10 milhões de pessoas/dia e tem registrado crescimento ao redor de 10% ao ano no número de passageiros. 

Atualmente, os sistemas metroferroviários brasileiros estão restritos a apenas 12 regiões metropolitanas, respondendo por um percentual de viagens muito baixo, com exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, que assumem uma maior participação na matriz modal. A malha metroferroviária das cinco principais operadoras do País, se somadas, não atinge 750 quilômetros, sendo que 330 quilõmetros estão instaladas no estado de São Paulo. 

Segundo estudos da ANPTrilhos, os déficits atuais e futuros de mobilidade urbana no Brasil sob trilhos, apresentam oportunidades para novos produtos, além da criação de infraestrutura adequada. 

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