Pesquise no Google

terça-feira, 30 de abril de 2019

Alpha Serviços: Saiba o que significa cada grupo de números nos pneus e sua importância




O código DOT - Departament of Transportation passou a ter treze dígitos

Recentemente o DOT, sigla para Departament of Transportation, que é composto por série de números e letras, passou a ter treze dígitos. Ele foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação. Essa prática foi adotada por outros mercados, inclusive o Brasil. 

“Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, acrescentando que o dígito adicional foi agregado ao primeiro bloco de números, que informa a fábrica na qual o pneu foi produzido.

A fábrica da Continental no Brasil tinha o número 65 e agora recebeu o número 1 na frente. Definido onde o pneu nasceu vamos conhecer mais sobre ele. O segundo bloco passa a ter seis componentes, entre números e letras. “Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi.

O grupo de números subsequente, o terceiro, é como a certidão de nascimento do pneu. Ele é composto por quatro algarismos, sendo que os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu deixou a linha de produção.

O pneu traz impressas ainda outras informações importantes que o motorista deve observar na hora de trocá-los ao final de sua vida útil. A primeira é a dimensão: os dados 185/55R16, por exemplo, significam, em ordem, a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.

Na sequência está a descrição de serviço do pneu: 83V, indicando o índice de carga e o símbolo de velocidade. Na tabela de equivalência, esse conjunto de dados indica que ele é capaz de suportar até 487 kg a uma velocidade de 240 km/h. Estão ainda inseridas as indicações do tipo de construção do pneu: radial, tubeless (sem câmara) ou tube type (com câmara de ar).

Nos pneus assimétricos, o DOT vem sempre impresso na lateral externa (outside) e, nos simétricos, como nos modelos da General Tire e Altimax, marcas integrantes do portfólio do Grupo Continental, ele é inserido apenas em uma das laterais. Como eles podem ser montados independentemente do lado, a Continental recomenda que a lateral com DOT fique exposta para a face externa, tornando assim essas informações sempre visíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!