Doe Teleton

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Alpha Serviços: Confira algumas recomendações para viajar em segurança




Os automóveis precisam estar com a manutenção em dia para pegar a estrada

Viajar, pegar a estrada, conhecer lugares diferentes. Tudo isso pode não acontecer se alguns cuidados com o veículo e o planejamento da viagem não foram tomados.

Com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), orientamos como fazer uma viagem de carro tranquila, a partir de recomendações de segurança, que valem para todos os veículos. Não importa se são novos, seminovos ou já nem pagam mais IPVA, eles precisam estar com a manutenção em dia para pegar a estrada.

Muitos componentes trabalham praticamente durante todo o funcionamento do carro, como pneus, amortecedores, motor, freios e câmbio, portanto sofrem desgaste e apresentam prazo de validade determinado, estabelecido por idade ou quilometragem, então precisam de manutenção durante a vida útil do veículo. 

Veja algumas dicas de segurança: 

Motor

O motor requer atenção especial, porque qualquer negligência na manutenção pode custar caro. Mantenha a troca de óleo em dia – se for recomendada a troca a cada 5 mil quilômetros, faça. Não trocar o óleo pode ocasionar prejuízos. Lembre-se de trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo. Do contrário, será o mesmo que fazer café novo com filtro usado.

Suspensão

Antes de viajar, leve o carro a uma oficina certificada para verificar o sistema de suspensão, responsável por oferecer melhor desempenho ao veículo, segurança e conforto aos ocupantes. O mecânico irá analisar as peças que podem sofrer desgaste e, se necessário, fazer a troca da forma correta para reforçar a segurança na estrada.

Direção

A direção deve ser justa e precisa. Vale observar o alinhamento e o balanceamento do veículo porque garantem boa dirigibilidade e contato perfeito do pneu com o solo. Caso não haja o devido alinhamento, pode haver desgaste irregular no pneu e perda de controle direcional. Sem balanceamento, pode haver vibração do volante, o que prejudica a condução do veículo.

Pneus

Os pneus possuem limite de uso, que pode ser identificado a partir de pequena elevação presente entre os sulcos. Quando a superfície do pneu está na mesma altura dessa elevação, é hora de trocar para garantir a aderência com o solo. Ainda é importante manter a calibração correta dos pneus, informação que pode ser encontrada no manual de proprietário.

Freios

Os freios estão entre os itens que mais se desgastam, então é importante ficar atento para fazer a troca de pastilhas e disco de freio. Acompanhe a quilometragem estabelecida pelo fabricante para troca, além de observar o nível do fluído de freio.

Fluídos

Para garantia de um bom funcionamento, o carro precisa de vários tipos de fluídos como de freios e líquido de arrefecimento, cuja função principal é aumentar a vida útil de componentes, ao diminuir o atrito e controlar a temperatura, portanto sempre verifique os níveis. O manual do proprietário apresenta estas informações sobre troca de óleos, filtros e correias, entre outros.

Elétrica

A parte elétrica de um carro envolve a bateria e o sistema de partida, assim como as luzes de setas, faróis e lanternas. 

Além de levar o veículo para a revisão, o motorista precisa ficar atento a outras medidas de segurança antes da viagem, como:

Planejamento de rota

Planejar o percurso e as paradas do caminho é importantíssimo porque evita perder tempo com estradas ruins ou congestionadas, gastar dinheiro com um longo percurso e pedágios desnecessários ou passar por lugares perigosos. Assim terá mais conforto e tranquilidade na condução do veículo.

Viaje com tranquilidade

Sempre que for dirigir por muito tempo, esteja descansado. Vista uma roupa confortável e calçado adequado. Também não beba nada alcoólico ou se alimente demais, isso pode afetar seus reflexos durante a condução do veículo. Se ficar cansado ou com sono durante a viagem, faça uma parada em lugar seguro e volte a dirigir quando estiver melhor.

Atenção redobrada

Enquanto dirige, evite desviar a atenção da estrada, como olhar no celular ou trocar de música. Um pequeno desvio no foco pode causar um acidente fatal, dependendo da velocidade que acontece. Quando o motorista dirige a 100 km/h e se distrai por um segundo, o veículo anda cerca de 28 metros. Se for preciso frear de emergência, o espaço poderá não ser suficiente.

Animais de estimação

Se for viajar com os animais de estimação, mantenha-os presos por cintos de segurança específicos para veículos, assim eles estarão protegidos em casos de freadas bruscas, por exemplo. Se o animal ficar muito agitado, faça pausas em locais seguros para ele relaxar um pouco. Lembre-se também de conferir se o lugar de destino aceita animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana