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quarta-feira, 19 de junho de 2019

Alpha Testes: Honda apresenta o prazer de dirigir com o Civic Si




Modelo é para quem gosta de sentir o carro na mão - e de chamar muita atenção pelas ruas 

Estamos acostumados com a sobriedade dos modelos da Honda aqui no mercado brasileiro – e, em alguns casos, com uma pequena dose de esportividade. Mas a fabricante japonesa mostra que sabe fazer carro esportivo: Civic Si. Conhecemos e avaliamos a versão oferecida por aqui a partir de R$164.900,00 e que vem equipada com motor 1.5 turbo de 208 cavalos e transmissão manual de seis velocidades - carro esportivo precisa ter transmissão manual! 


Um dos grandes diferenciais dessa versão do Civic em relação as demais é o seu design coupé, com duas portas, dianteira com grade frontal preta e largas tomadas de ar e faróis full LED. Não tem jeito: chama muita atenção por todos os lugares que passa. Para se ter uma ideia, nosso editor Sérgio Dias foi abordado pela polícia militar, que alegou não ser comum “uma nave” como o Civic Si rodando pela cidade. 


Sua motorização se destaca. O motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC), que minimiza o gás residual nos cilindros, melhorando significativamente a performance e quatro cilindros. Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades, que tem engates mais curtos que os da geração anterior, proporciona uma nova experiência de direção, com torque abundante durante toda a faixa de rotação do motor. Ele gera a potência máxima de 208 cavalos aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm, e é mantido máximo em 70% da faixa de rotação do motor. 


Permitindo uma utilização plena da motorização, o Civic Si é significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18. 

Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R. 


O Honda Civic Si traz um aprimoramento de condução, que aumenta a dinâmica na utilização esportiva e, também, permite conforto no uso diário. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção. Com o modo Sport desativado, amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais suave. 

Com o modo Sport acionado, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa. 

A versão é equipada com rodas de liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo. Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. 


O interior do Civic Si reforça ainda mais o caráter esportivo e traz exclusivos e envolventes bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT de sete polegadas e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon. 

O Honda Civic Si traz alto conforto e equipamentos de conveniência, vindos de outras versões, que incluem: 

• LaneWatch 

• Navegador GPS 

• Smart Entry 

• Botão de partida 

• Teto solar elétrico 

• Freio de estacionamento eletrônico 

• Travamento das portas por distância 

• Ar condicionado digital de duas zonas 

Para as necessidades modernas de conectividade, o novo Civic Si também traz um sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. O Si traz ainda sistema de áudio de 452 watts, com 10 auto-falantes. 


O Honda Civic Si tem visibilidade ampla, direção precisa, estável e previsível, além da alta performance dos freios. O sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade máxima em diversas situações. Além disso, o Si possui seis airbags, sendo os laterais do tipo cortina com acionamento também em caso de capotamento.

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