Pesquise no Google

domingo, 8 de setembro de 2019

Alpha Notícias: BMW traz para o Brasil o X3 M Competition




Modelo é equipado com motor de seis cilindros 3.0 litros, 510 cavalos, 600Nm de torque e preço a partir de R$573.950,00

A BMW traz para o Brasil o inédito X3 M Competition. Desenvolvido pela BMW M, a divisão de modelos de alto desempenho da empresa, o modelo é oferecido em pré-venda no mercado nacional a partir de R$ 573.950,00 e o início oficial das vendas no país está programado para o mês que vem. 


“O primeiro contato do inédito BMW X3 M Competition com o público brasileiro não poderia ter sido em um lugar melhor: o BMW M Festival 2019, realizado no Autódromo de Interlagos. E ele chega em um bom momento para a BMW do Brasil, em que confirmamos a liderança do mercado automotivo premium brasileiro nos oito primeiros meses do ano”, celebra Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil. 


Design diferenciado e assinado pela BMW M

O desenho inconfundível da terceira e atual geração do BMW X3, marcado pelos contornos claramente definidos e que ressaltam a robustez e o caráter dinâmico do SAV médio e, ao mesmo tempo, aproximam o seu visual aos dos outros integrantes da família X, ganham proporções ainda mais atléticas com a presença de elementos exclusivos no X3 M Competition. Entre eles, a nova grade frontal de duplo rim, em preto high-gloss Shadow Line; o aerofólio M instalado sobre a tampa traseira, as rodas de liga leve V-spoke de 21 polegadas, as pinças de freio M pintadas de azul; e as ponteiras de escapamento pretas. A sofisticação esportiva, por sua vez, fica por conta dos acabamentos confeccionados em fibra de carbono que adornam o veículo por dentro e por fora. O pacote de itens M Carbon conta com capas dos espelhos retrovisores externos e aplicações nas entradas de ar frontais, na parte inferior do para-choque dianteiro e do difusor traseiro. Internamente, o material altamente leve e resistente está presente no console central, ao redor das saídas de ventilação; no entorno do botão giratório do sistema BMW iDrive e no painel interno das portas. 

Esta versão extremamente esportiva do BMW X3 também é facilmente identificada pelas inscrições “X3 M Competition” ou, simplesmente, a letra “M” estampada em emblemas instalados em várias partes do veículo (grade frontal, tampa traseira, saídas de ventilação laterais, soleiras de porta, tampa do motor, pinças de freio, pomo da alavanca do câmbio e nos encostos dos bancos dianteiros). Os assentos dianteiros, M Sport, aliás, são uma atração à parte. Além do design futurista e do revestimento estendido de couro Merino, o emblema M é iluminado. A vasta lista de equipamentos do BMW X3 M Competition inclui ainda faróis Full LED Adaptativos, capazes de proporcionar iluminação variável de acordo com a velocidade do veículo e do ângulo de esterço do volante; Assistente de Farol Alto, cuja função é ligar e desligar o facho mais intenso de luz ao detectar outro veículo no sentido oposto; e pacote de luzes; com iluminação de boas-vindas externa e luzes internas de conveniência. Há ainda ar-condicionado digital com controle de climatização em três zonas, sistema de áudio Surround Harman Kardon, com 600W de potência e 16 alto-falantes; painel de instrumentos totalmente digital BMW M; e Head Up Display BMW M, com design específico e indicador de faixa de rotações e shift-light. O SAV médio forjado pela BMW M conta ainda com BMW Display Key, a chave com tela colorida de LCD, sensível ao toque, que disponibiliza informações do veículo como localização, autonomia, indicadores de manutenção e serviços. O dispositivo também permite travar e destravar as portas, acender e apagar as luzes internas e levantar ou abaixar os vidros laterais. 

Assim como o BMW X3, a nova versão M Competition também ostenta dimensões amplas e que proporcionam mais espaço interno para passageiros e bagagens. O SAV mede 4,726 metros de comprimento, 2,864 m de distância entre-eixos, 1,897 m de altura e 1,669 m de largura – com 550 litros de capacidade volumétrica do porta-malas, podendo ser ampliada para 1.600 l, com os bancos traseiros rebatidos, e 65 l de capacidade do tanque de combustível. A altura livre do solo é de 206 milímetros. 


Motor e transmissão 

O inédito BMW X3 M Competition é equipado com o novo motor de seis cilindros em linha, a gasolina, de 2.993 cm³, biturbo, especialmente desenvolvido pela BMW M, e que traz componentes produzidos com ajuda de tecnologia de ponta. O cabeçote, por exemplo, é fabricado utilizando impressão 3D. Além de possibilitar a criação de formas geométricas que estão além da capacidade das técnicas convencionais de fundição de metais, este processo de manufatura reduziu o peso do cabeçote e permitiu que os dutos de refrigeração fossem posicionados de forma a otimizar o gerenciamento da temperatura nos componentes. Este motor é capaz de entregar 510cv de potência a 6.250 rpm – podendo manter o pico de potência até a linha vermelha de 7.200 rpm – e gerar torque máximo de 600Nm, entre 2.600 e 5.950 rpm. Esta unidade está conectada à uma versão específica da transmissão M Steptronic, de oito marchas, com Drivelogic, e que conta com um padrão diferenciado de escalonamento de marchas e um botão de controle em três estágios para faixa de rotação. Além de trocas de marcha totalmente automatizadas, esta transmissão permite engates manuais, com seletor sequencial na própria alavanca ou de hastes posicionadas atrás do volante (Shift-Paddle). Este conjunto está apto a impulsionar o SAV à velocidade máxima de 285 km/h e acelerar de 0 (zero) aos 100 km/h em meros 4,1 segundos. 

Aliado à transmissão M Steptronic, o Sistema de Exaustão M Sport foi configurado para ecoar um som de escape emocional específico e que incorpora toda a performance dinâmica e as características do motor em regimes de altas rotações. O resultado é um ruído esportivo e enérgico, peculiar aos modelos BMW M. 


Chassi, tração, suspensão e diferencial também levam a letra M 

O BMW X3 M Competition conta ainda com uma tecnologia estrutural que agrega um chassi específico e perfeitamente alinhado à alta oferta de potência do motor e às elevadas capacidades do sistema de tração integral M xDrive. A carroceria e a montagem do chassi foram reforçadas assegurando uma dirigibilidade mais direta e precisa. O SAV vem equipado com barras estabilizadoras exclusivas mais rígidas e que garantem uma redução na rolagem da carroceria. 

Outro destaque do BMW X3 M Competition é a Suspensão Adaptativa M Sport dotada de amortecedores controlados eletronicamente e que asseguram alto nível de conforto de condução além de um contato mais direto com o piso, diminuindo o balanço das rodas e da carroceria. A calibração dos amortecedores pode ser feita com o toque de um botão. Há três tipos de regulagem, cada um com seus próprios parâmetros. O modo COMFORT suaviza as irregularidades do piso sem comprometer a estabilidade do veículo. Já o modo SPORT enrijece significativamente o amortecimento e, ao acionar o moto SPORT+, as respostas ao volante se tornam mais rápidas. O Diferencial M Sport, por sua vez, proporciona mais agilidade e estabilidade durante a condução do veículo por meio de uma melhor distribuição da tração entre os eixos dianteiro e traseiro. O bloqueio do eixo traseiro pode variar entre 0 a 100% entre as rodas, dependendo das condições de dirigibilidade e do piso. O conjunto traz ainda freios M Sport, com discos de 36 mm e quatro pistões, na frente, e discos de 24 mm, atrás. 

Sistema M Drive 

A ampla capacidade de personalização dos modos de condução do BMW X3 M Competition também chama a atenção. Com auxílio do sistema M Drive é possível configurar os mapeamentos do motor e da suspensão, os controles de estabilidade (DSC) e tração (M xDrive), o Drivelogic, as características da direção Servotronic e o Head Up Display. Tudo isso por meio de dois botões (M1 e M2) posicionados no volante e programáveis individualmente. O ajuste do motor, da suspensão, da direção e do sistema de escapamento também pode ser efetuado por meio de teclas situadas ao lado da alavanca de câmbio. 


Tecnologias de conforto e de assistência à condução

Apesar da esportividade extrema, o inédito BMW X3 M Competition não abre mão do alto nível de conforto. Prova disso é a presença do Comfort Access 2.0, dispositivo capaz de perceber, com a ajuda de sensores, a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro. O conjunto de tecnologias disponibilizado pelo SAV premium médio inclui também o Driving Assistant Plus, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant Plus que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A função Surround View, por exemplo, exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Por meio dela, que também é sensível ao toque, o usuário pode explorar a área ao redor do veículo, girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização de obstáculos, evitando, assim, colisões. 

Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele. 

Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia integrada, o BMW X3 M Competition agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente. 

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW SAV premium é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless). 

O conjunto de tecnologias embarcadas no SAV inclui ainda sistemas de segurança de última geração, como o dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que identifica situações de risco potencial de colisão e aciona automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes. A segurança também garantida pela presença de itens como freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; e estepe de emergência. 

O SAV é disponibilizado em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais cinco de acabamento metálico (Preto Safira, Cinza Sophisto, Azul Phytonic, Cinza Donington e Vermelho Toronto, estas duas últimas exclusivas do modelo). Dentro da cabine, o X3 M pode vir com forração de couro Merino, em combinações distintas nas cores preto, Laranja Sakhir, Cinza Adelaide, Branco Ivory ou Tartufo. Ou ainda couro Merino com Alcântara Preto, Bege Midrand e preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!