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quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Alpha Pesados: CNH Industrial vai investir US$250 milhões em caminhões pesados de emissão zero




Modelos serão movidos a células a combustível e baterias elétricas 

A CNH Industrial anunciou uma parceria estratégica e exclusiva com a Nikola Corporation com o objetivo de acelerar a transformação da indústria em direção à neutralidade de emissão de caminhões pesados na América do Norte e Europa através da adoção da tecnologia de células de combustível.

“O foco crescente no reconhecimento de que é necessário haver reduções fundamentais nas emissões automotivas está levando nossa indústria a buscar rapidamente soluções tecnológicas avançadas. A Iveco está agora idealmente posicionada para oferecer aos clientes uma gama ainda mais ampla de soluções de transporte, incluindo veículos movidos a gás natural, eletricidade e células de combustível. A escolha da Iveco como parceira estratégica da Nikola é uma prova da nossa excelência reconhecida internacionalmente em caminhões pesados e tecnologias alternativas de powertrain", disse Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial. 

Os caminhões pesados de emissão zero da Nikola, alimentados por células proprietárias de hidrogênio e tecnologia de bateria, serão os primeiros a serem produzidos. O modelo de negócio disruptivo da empresa prevê uma taxa de aluguel "all-in", a primeira do setor, que inclui custos de veículo, serviço, manutenção e combustível, fornecendo segurança total a longo prazo do custo total de propriedade, igual ou abaixo dos custos do diesel. 

A CNH Industrial assumirá uma participação estratégica de US$ 250 milhões na Nikola como principal investidora da “Série D”, compreendendo US$ 100 milhões em dinheiro e US$ 150 milhões em serviços, como desenvolvimento de produtos, engenharia de fabricação e assistência técnica, além do fornecimento de certos componentes-chave para acelerar o cronograma de produção dos caminhões Nikola TWO e TRE. A avaliação foi fixada em US$ 3 bilhões. Nikola prevê levantar mais de US$ 1 bilhão na “rodada D”, concedendo aproximadamente 25% de propriedade a novos investidores e parceiros de negócios, incluindo a CNH Industrial. 

Iveco e FPT Industrial, marcas de veículos comerciais e de powertrain da CNH Industrial, respectivamente, ajudarão com suas expertises de engenharia e manufatura para industrializar os caminhões elétricos de célula de combustível e bateria da Nikola. Os seguintes veículos se beneficiarão dessa parceria: Nikola ONE e Nikola TWO, para o mercado da América do Norte; e o Nikola TRE, para a Europa. 

A Nikola contribuirá com tecnologias para uma joint venture europeia com a CNH Industrial, que incluirá as expertises da empresa em células de combustível, eixos eletrônicos, inversores, suspensão independente, armazenamento a bordo de hidrogênio a bordo, funcionalidade de atualização de software no ar, infotainment, controles do veículo, protocolos de comunicação veículo-estação, acesso a uma rede de abastecimento de hidrogênio, entre outras. 

A tecnologia de células de combustível é o próximo passo lógico para os motores movidos a gás natural liquefeito (GNL), à medida que se baseia nas redes de reabastecimento existentes, permitindo a produção local de hidrogênio. A FPT Industrial está na vanguarda de soluções alternativas de propulsão há mais de duas décadas, tendo produzido mais de 50.000 motores movidos a gás natural até o momento. A Iveco é a líder absoluta na Europa em veículos a gás natural, com cerca de 28.000 de seus caminhões e ônibus movidos a motores da FPT Industrial. 

A FPT Industrial e a IVECO têm sido fundamentais no desenvolvimento e expansão da rede de reabastecimento de gás natural da Europa, além de introduzir com sucesso a nova tecnologia de powertrain. Seguindo um caminho semelhante, a Nikola está trabalhando ativamente com parceiros para desenvolver a infraestrutura necessária de reabastecimento de hidrogênio na América do Norte e na Europa. 

Os marcos estratégicos de curto prazo do projeto incluem a industrialização do caminhão movido a célula de combustível Nikola TWO (Classe 8) para o mercado norte-americano, bem como a integração da tecnologia Iveco S-Way ao modelo Nikola TRE movido a bateria e elétrico para os mercados norte-americano e europeu. A longo prazo, uma joint venture europeia cobrirá veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos a célula a combustível (FCEV) lançados no quarto trimestre de 2022. Nikola planeja alavancar os canais de vendas, serviços e garantia da IVECO na Europa para acelerar o acesso ao mercado europeu. 

“Chegou a hora de finalmente fornecer uma solução de emissão zero para o mercado de caminhões pesados. Enquanto outros OEMs acreditam que as soluções de emissão zero não podem acontecer no prazo estipulado pelos reguladores, Nikola, FPT Industrial e Iveco estão provando que esses prazos não são irracionais”, disse Trevor Milton, CEO da Nikola Corporation. “Nikola possui a tecnologia, mas precisa de um parceiro com uma rede europeia para alcançá-la em tempo hábil. Com o investimento e a parceria da CNH Industrial, agora podemos trazer caminhões de emissão zero para a Europa. É animador ver a IVECO liderando o fornecimento de soluções de emissão zero na Europa por meio de sua parceria com a Nikola. Ao trazer a CNH Industrial a bordo, agora temos acesso ao know-how de fabricação, poder de compra, peças de caminhão validadas, engenharia de fábrica e muito mais. Poucos duvidam da nossa capacidade de comercializar um caminhão agora”, afirmou Milton. 

"Mudanças climáticas globais, conflitos geopolíticos, disponibilidade futura de combustíveis fósseis e uma economia circular autoconsciente exigem uma mudança fundamental na forma como operamos. Embora hoje o GNL ofereça emissões significativamente mais baixas, as tecnologias de célula a combustível e BEV a médio e longo prazo fornecerão o objetivo final de caminhões com emissão zero. Com nossa tecnologia de GNL, provamos ser disruptores europeus, assumindo a liderança nas transformações da indústria, incluindo fornecimento de combustível e ‘propriedade do ciclo de vida’”, acrescentou Gerrit Marx, presidente de veículos comerciais e especiais da CNH Industrial.

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