Pesquise no Google

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Coluna "Mecânica Online": Primeiro caminhão digital do Brasil




Tarcisio Dias* 

Você consegue imaginar o trabalho envolvido no desenvolvimento de um novo caminhão? A Mercedes-Benz apresentou essa semana, em Iracemápolis, São Paulo, o Novo Actros, caminhão com sangue e alma brasileira, feito e desenvolvido para as necessidades brasileiras e com um título que mostra bem sua evolução: o primeiro caminhão digital do Brasil. 


O trabalho para entregar um novo e revolucionário produto não foi fácil. Os modelos foram exaustivamente testados nas mais severas condições de estradas e vias não pavimentadas do Brasil desde 2015, quando teve início o projeto de desenvolvimento desse extrapesado para o mercado brasileiro. 

No total, foram realizados mais de 4 milhões de quilômetros em testes com o Novo Actros, o que equivale, por exemplo, cerca de 100 voltas ao redor da Terra. As equipes da fábrica rodaram 24 horas por dia em diversas regiões, além das pistas do Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP), contando ainda com a parceria de clientes que utilizaram o caminhão em suas operações. 

“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. 

“Com o Novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse País, porque nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes”. 

O que realmente impressionou na apresentação do Novo Actros foi a inédita cabina, desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo de combustível. 

Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. 

Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista plugado e conectado. 

Além de toda a tecnologia embarcada no caminhão, outros destaques são a nova cama e os novos bancos. 

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz traz para o País novas e inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). 

A esses sistemas juntam-se os já disponíveis Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil. 

Quando o assunto é economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. 

Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica. 

O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. O sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante. 

Resumo das principais inovações e novidades do Novo Actros para o Brasil: 

ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo) 

Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego) 

Attention Assist (Assistente de Fadiga) 

Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) 

Faróis em halogênio inteligentes – Ajuste automático de luz alta ou baixa 

PPC – Predictive Powertrain Control (piloto automático preditivo) 

Novo câmbio totalmente automatizado G 291 PowerShift 3, com nova estratégia eletrônica de troca de marcha 

Motor com novas faixas de potência e economia no consumo 

Cabina – Padronização para todos os modelos 

Ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel 

Partida por botão 

Sistema mundial de segurança na nova chave e na eletrônica do veículo 

Painel multimídia digital 

Painel multifuncional touch screen 

Celular com espelhamento Apple Carplay ou AndroidAuto 

Carregamento de celular por indução 

Conectividade. 

Mecânica Online

Mortes no trânsito - Em 2018, o Centro-Oeste foi a localidade com a maior taxa de acidentes fatais no trânsito, concentrando 23 sinistros indenizados a cada 100 mil habitantes. Já em 2009, a posição era ocupada pelo Sul, que registrou 38 pagamentos para a mesma proporção populacional. O Sudeste, no entanto, teve o indicador mais baixo no ano passado, com 15 pagamentos. Em 2009, o último lugar era do Nordeste, com 21. 

Marco - Ministério da Economia e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação lançaram oficialmente os Programas Prioritários do Rota 2030, com apoio da Anfavea e do Sindipeças. 

Aqui não - O carro autônomo ainda está longe de se tornar realidade no Brasil. Em um país em que as condições de tráfego para veículos tradicionais já não são adequadas, trazer este grau de inovação para as ruas requer muito investimento público e privado, consciência, adequação de leis e tecnologias em diversos setores da indústria - Rogério Borili, vice-presidente de tecnologia da Becomex. 

Compra - Antes de uma compra, é comum que o consumidor visite mais de um estabelecimento até encontrar o melhor custo-benefício. Mas, no caso das montadoras, como os consumidores visitam as concessionárias? Um estudo feito pela In Loco Location Intelligence, com dados de julho do estado de São Paulo, mostra que 75% das pessoas que visitaram concessionárias. 

A culpa é sua – A falha humana é a principal causa de mais de 50% dos acidentes. Dificuldades visuais somadas ao hábito de falar no celular, se maquiar ou usar fone de ouvido no volante enquanto dirige explicam o resultado de um estudo divulgado em 2018 pelo Ministério dos Transportes que aponta a falta de atenção e o excesso de velocidade como as maiores causas de acidentes. 

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!