Pesquise no Google

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Alpha Notícias: Cor pode aumentar a autonomia dos veículos elétricos




Estudo mostra ela pode reduzir o consumo de energia do ar-condicionado

A Ford estuda o uso da cor para aumentar a autonomia dos veículos elétricos, controlando a sensação térmica dos passageiros.


“A exposição à cor pode mudar o nosso humor de várias maneiras. Aqui, trata-se simplesmente de usar iluminação ambiente vermelha dentro do veículo para fazer as pessoas se sentirem mais quentes e iluminação azul para elas se sentirem mais frias. Reduzir a carga do ar-condicionado pode fazer uma diferença significativa na autonomia do veículo”, diz Lioba Muller, engenheira de iluminação da área de Arquitetura de Veículos da Ford Europa. 

O estudo é realizado no Centro de Testes Ambientais da Ford em Colônia, Alemanha – também chamado de Fábrica do Tempo, por reproduzir os mais variados climas do planeta – com o novo micro-ônibus conceito elétrico Transit Smart Energy Concept, de 10 lugares. Usando a iluminação ambiente para fazer os passageiros se sentirem mais quentes (com luzes vermelhas) ou mais frios (com luzes azuis), ele economiza energia na climatização para o veículo poder rodar mais quilômetros. 

Pesquisas do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA mostram que o uso do ar-condicionado pode reduzir em até 50% a autonomia de um carro elétrico a bateria. Veículos maiores, como micro-ônibus, exigem mais energia para manter o conforto térmico dos passageiros. 

Nos testes, passageiros participaram da simulação de um dia de inverno a 0°C e de um dia de verão a 30°C, e foram solicitados a classificar o seu nível de conforto térmico – enquanto o motorista monitorava a temperatura de todos os bancos por uma tela no console. O veículo possui controle térmico individual para cada passageiro. Em ambos os casos o uso da cor na iluminação ambiente reduziu o consumo de energia, em 3,3% na refrigeração e 2,5% no aquecimento. 

A Transit Smart Energy Concept traz ainda outras inovações para otimizar o uso da energia: seis painéis solares no teto para alimentar os sistemas elétricos de bordo; um sistema inovador de recuperação de calor do sistema de tração capaz de estender em 20% a autonomia do veículo; janelas com vidros duplos ventilados para isolação térmica; isolação no piso e no teto; porta elétrica deslizante com abertura limitada para reduzir a perda de calor – que desliga automaticamente o ar-condicionado quando é aberta; e um divisor de policarbonato na porta dos passageiros para reduzir a perda térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!